[Informativo] Scincus Scincus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

sábado jun 14, 2008 10:47 pm

SAND FISH
Scincus scincus
Origem: America do norte, Arabia Saudita, Iraq e Irão, Egipto

Muitos das espécies importantes vêm do Egipto, onde parece que a especie é muito comum.

Este lagarto de tamanho médio pode crescer no máximo até 18-20cm.
Esta espécie tem tem um focinho longo e afiado, o seu longo corpo é coberto de escamas finas e macias e as suas patas são curtas, a cauda é curta e fina na ponta. A coloração desta espécie é considerada atractiva sendo amarelo-caramelo com faixas castanhas-escuras.

O Sandfish esta completamente adaptado para viver no deserto, é bastante ágil e rápido, "nada" por a areia a dentro muito facilmente. Em cativeiro é uma espécie relativamente facil de se manter uma vez que se souber os requerimentos básicos.

Primeiro de tudo, ele precisa de uma altura considerável de substrato, devendo este ser areia, caso não seja possível, arranje faias de madeira muito finas (mas recomendo de todo a areia).

Segundo, gostam bastante do calor...

Esta espécie devera ter um bask spot com as temperaturas por volta dos 51 - 62 graus, é bastante! (Confesso que me deixa a duvidar, mas foi esta a informação que eu encontrei (em fahreinheit 125 - 145 F)).
O resto do terrário deverá ser mantido a 26 - 29 graus, devendo descer 10 graus durante a noite.
Esta espécie também precisa de Uvb.
O resto do terrário pode ser enfeitado a tua maneira.
Precisam de um bebedouro muito pouco fundo!

Quanto à alimentação, baseia-se em grilos e outros insectos facilmente encontrados em lojas de alimento vivo.
Esta espécie também devera comer uma pequena quantidade de fruta e vegetais.

Não se sabe muito acerca do ciclo de criação desta espécie, sabe-se que é um lagarto ovíparo e que mete cerca 3 a 5 ovos de cada vez.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Isto não é nenhum "care sheet" ou algo que se pareça, foi apenas algumas traduções de fichas informativas que vi acerca deles, espero ter ajudado...

Cumprimentos
Última edição por Sadyk em sábado jun 14, 2008 11:30 pm, editado 4 vezes no total.
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 10:48 pm

Postei isto no sitio errado, era para ser posto como resposta a um tópico anteriormente aqui aberto, já que cá esta, coloco como [Informativo]...

Cumprimentos e desculpem o engano.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado jun 14, 2008 11:03 pm

Aproveita, edita e mete umas fotos para completar...

Já dá umas noções :wink:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado jun 14, 2008 11:21 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Assim só algumas...
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 11:27 pm

Conselho seguído... :wink:
Obrigado por a colaboração JPMF.

Abraço
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

sábado jun 14, 2008 11:28 pm

Sadyk sem dúvida um post muito bom, mas gostava de fazer umas observacoes a certos aspectos..

como disseste 51/62º é bastanteeeee....no máximo 50 graus, pois no outro dia vi um episodio no discovery channel sobre animais do desértico (naquele episódio era o deserto do sahra) e o narrador disse que se podiam encontrar scincus e na verdade encontraram um e mostraram como ele se movimentava debaixo da areia...e como o desérto do sahra atinge temperaturas de 50 graus presumo que não passe disso (dito pelo narrador)

Outra coisa era baixar até 10 graus de temperatura nocturna...num desérto a temperatura não é quase negativa?

Eu nao sei se isto irá contribuir para o teu informativo, mas corrijam-me se estiver errado!! :wink:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado jun 14, 2008 11:29 pm

Sadyk Escreveu:Conselho seguído... :wink:
Obrigado por a colaboração JPMF.

Abraço
Sempre às ordens.
Vi uns ao vivo e são realmente fabulosos...
Ainda vou arranjar um casalinho ou um trio...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jun 14, 2008 11:35 pm

Silente Escreveu:Sadyk sem dúvida um post muito bom, mas gostava de fazer umas observacoes a certos aspectos..

como disseste 51/62º é bastanteeeee....no máximo 50 graus, pois no outro dia vi um episodio no discovery channel sobre animais do desértico (naquele episódio era o deserto do sahra) e o narrador disse que se podiam encontrar scincus e na verdade encontraram um e mostraram como ele se movimentava debaixo da areia...e como o desérto do sahra atinge temperaturas de 50 graus presumo que não passe disso (dito pelo narrador)

Outra coisa era baixar até 10 graus de temperatura nocturna...num desérto a temperatura não é quase negativa?

Eu nao sei se isto irá contribuir para o teu informativo, mas corrijam-me se estiver errado!! :wink:
50º de temp. ambiente! Nao tenha a minima duvida que na areia passa MUITO desses 50º!
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 11:37 pm

Silente Escreveu:Sadyk sem dúvida um post muito bom, mas gostava de fazer umas observacoes a certos aspectos..

Sim, contribuir é, também achei bastante essas temperaturas, mas nos desertos as temperaturas chegam facilmente a 50 graus, e não te esqueças que esta é uma espécie que esta sempre a nadar na areia...
Sim, quando li na net que o drop era de 10 graus, também achei relativamente pouco, todos nós sabemos que os desertos a noite são sempre frios, mas este é um animal diurno, à noite dorme debaixo da areia, julgo que lá o drop não seja assim tão grande (posso estar a dizer um disparate).

Obrigado por a contribuição, se mais alguem quiser detalhar ou aprofundar, que esteja à vontade...

jpmf Escreveu: Sempre às ordens.
Vi uns ao vivo e são realmente fabulosos...
Ainda vou arranjar um casalinho ou um trio...

Eheh, sim, é um bicho engraçado, embora os ache muito parados, mas para quem não gosta do celebre papel de cozinha e quer apostar em terrários estéticos, julgo que esta seja uma espécie muito boa, ouvi dizer também é que às vezes para apanhar grilos, vêem-se à rasca...

Sim, também me esqueci desse acrescento, não precisam de ser mantidos individualmente! :wink:
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 11:38 pm

P_R Escreveu:

50º de temp. ambiente! Nao tenha a minima duvida que na areia passa MUITO desses 50º!

Exacto, aquela areia deve estar a escaldar... :twisted:
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

sábado jun 14, 2008 11:40 pm

um terrario com 40 cumprimento, 25 de altura e 20 de largura chega para um exemplar adulto?
<p>&nbsp;"Chegar&aacute; o dia em que o Homem conhecer&aacute; o &iacute;ntimo dos animais. Nesse dia, um crime cometido contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." - Leonardo Da Vinci </p>
<p>1.0.0 Iguana Iguana </p>
<p>1.0.0 Nymphicus Hollandicus </p>
<p>2.1.1 Serinus Canaria</p>
<p>1.0.0 Carduelis Carduelis </p>
<p>0.0.1 Perca Fluviatilis</p>
<p>0.0.1 Paramesotriton Fuzhongesis</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 11:45 pm

XskullX Escreveu:um terrario com 40 cumprimento, 25 de altura e 20 de largura chega para um exemplar adulto?
Sadyk Escreveu: Este lagarto de tamanho médio pode crescer no máximo até 18-20cm.
Não, a meu ver é bastante pequeno, sei que a espécie é pequena mas não vamos exagerar, esse terrário tem de largura o comprimento do animal...
Até mesmo o comprimento e altura são pequenos, até porque não te esqueças que o terrário tem de levar uma lâmpada de aquecimento e uma Uvb, em caso de as lâmpadas estarem na parte de dentro do terrário quase que ocupavam logo a altura toda...

Cumprimentos
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

sábado jun 14, 2008 11:50 pm

Ahh sadyk e a todos que me tiraram as duvidas..sim realmente nao pensei nisso, o ambiente pode estar a 50º mas a areia bem que pode passar disso...

Deviam era ter chamado ao bicho 'scincus do inferno' acho que se aplicava mais xD :twisted: anyway...

Vou ver se encontro mais informacao preciosa, pois é um animal que nao se vê todos os dias e concerteza muitos foristas vao perguntar...
Última edição por Silente em sábado jun 14, 2008 11:53 pm, editado 1 vez no total.
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 11:51 pm

Silente Escreveu:Ahh sadyk e a todos que me tiraram as duvidas..sim realmente nao pensei nisso, o ambiente pode estar a 50º mas a areia bem que pode passar disso...
8)
Silente Escreveu: Deviam era ter chamado ao bicho 'scincus do inferno' acho que se aplicava mais xD :twisted:

Ahahah, mesmo... :twisted:
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 14, 2008 11:56 pm

mas lembrem se que a alguns centimetros abaixo a areia esta ums graus mas baixa, nao e muito mas sempre e uns grauzitos, lol
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”