Scincus scincus
Origem: America do norte, Arabia Saudita, Iraq e Irão, Egipto
Muitos das espécies importantes vêm do Egipto, onde parece que a especie é muito comum.
Este lagarto de tamanho médio pode crescer no máximo até 18-20cm.
Esta espécie tem tem um focinho longo e afiado, o seu longo corpo é coberto de escamas finas e macias e as suas patas são curtas, a cauda é curta e fina na ponta. A coloração desta espécie é considerada atractiva sendo amarelo-caramelo com faixas castanhas-escuras.
O Sandfish esta completamente adaptado para viver no deserto, é bastante ágil e rápido, "nada" por a areia a dentro muito facilmente. Em cativeiro é uma espécie relativamente facil de se manter uma vez que se souber os requerimentos básicos.
Primeiro de tudo, ele precisa de uma altura considerável de substrato, devendo este ser areia, caso não seja possível, arranje faias de madeira muito finas (mas recomendo de todo a areia).
Segundo, gostam bastante do calor...
Esta espécie devera ter um bask spot com as temperaturas por volta dos 51 - 62 graus, é bastante! (Confesso que me deixa a duvidar, mas foi esta a informação que eu encontrei (em fahreinheit 125 - 145 F)).
O resto do terrário deverá ser mantido a 26 - 29 graus, devendo descer 10 graus durante a noite.
Esta espécie também precisa de Uvb.
O resto do terrário pode ser enfeitado a tua maneira.
Precisam de um bebedouro muito pouco fundo!
Quanto à alimentação, baseia-se em grilos e outros insectos facilmente encontrados em lojas de alimento vivo.
Esta espécie também devera comer uma pequena quantidade de fruta e vegetais.
Não se sabe muito acerca do ciclo de criação desta espécie, sabe-se que é um lagarto ovíparo e que mete cerca 3 a 5 ovos de cada vez.
Fotos:



Isto não é nenhum "care sheet" ou algo que se pareça, foi apenas algumas traduções de fichas informativas que vi acerca deles, espero ter ajudado...
Cumprimentos