Preciso de opiniao sobre a minha iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sábado jun 14, 2008 3:25 am

ora bem. indo por partes.. esta foi a explicação dada por uma amiga minha que está a tirar o curso de veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária, em Monsanto:

- uma alimentação em ração provoca alterações na flora intestinal que está preparada para uma alimentação natural. os 18% de proteina bruta parecem-me um pouco elevados, e a fibra está muito baixa para um herbivoro. se comerem muita fibra, o intestino funciona melhor,há menor compactação das fezes pois progridem melhor, logo menos cheiro das fezes; essa proteina de 18% parece-me vir muito dos aminoacidos; imagina que essa iguana bebe pouca água e está a ingerir pouca fibra: no intestino grosso da-se a absorção de água (que ela bebe pouca), as fezes progridem pouco devido à baixa fibra, o intestino resseca ao maximo as fezes e depois vem o mau cheiro. e depois o excesso de aminoácdos tambem deve estar a mexer na flora do intestino, mais concretamente na do ceco (ceco = a 1ª porção do intestino grosso, mais rica em flora bacteriana nos herbivoros não ruminantes).
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado jun 14, 2008 3:57 am

Não notei mais nenhuma alteraçao nela, continua mansa, e bem disposta.. A questao é que ela agora já come melhor mas mesmo assim acho que defeca pouco para o que come..

Em relaçao a isso das fezes ficarem mais secas e assim nao se verifica, sao normais de aspecto so o cheiro é que é muito estranho.

Em relaçao a fibra, é por essa razao que junto as ditas folhas secas, pois sao as que possuem mais fibra, comparando com as nao secas.

A minha iguana vai fazer 5 anos em Dezembro e ela sempre comeu mais raçao e ela propria nem gosta de muitos dos vegetais e frutas :? a unica coisa que normalmente devora é os broculos e cenoura.. ás vezes feijao verde, mas uvas, maças e assim nem lhes toca
korbe
Membro Veterano

domingo jun 15, 2008 1:47 pm

presumo que ela esteja habituada à ração.. é normal que ela não goste dos outros alimentos. e prevejo que seja difícil (mas não impossível) fazer com que ela se habitue a comer alimentos frescos.

seja como for, se ela está bem, se continua a ser como ela sempre foi a nível dos seus comportamental, não creio que hajam razões para te preocupares. lembra-te que as iguanas são animais "individualistas". cada uma é como cada qual.

caso continues com receio, o máximo que te posso aconselhar é que vás com ela ao vet, e peças para que lhe sejam feitas análises, para eventualmente ver se está tudo bem "por dentro".
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 15, 2008 2:01 pm

O cheiro é para o acido?? Experimenta a cheirar mesmo na cloaca a ver se o cheiro é mais para o acido...li algures que os parasitas internos podem alterar o cheiro das fezes e que a cloaca fica com um cheiro activo e acido...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
korbe
Membro Veterano

domingo jun 15, 2008 2:23 pm

Native Escreveu:O cheiro é para o acido?? Experimenta a cheirar mesmo na cloaca a ver se o cheiro é mais para o acido...li algures que os parasitas internos podem alterar o cheiro das fezes e que a cloaca fica com um cheiro activo e acido...
eu continuo a apontar para a dieta.. :roll:
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo jun 15, 2008 3:31 pm

Ja fizemos duas analises as fezes a primeira deu parasitas e foi desparasitada e a segunda mostrou que ja nao tinha.
Tambem fez-se um teste as fezes acho que era para ver se tinha gordura nas fezes, pois indicaria que anda a fazer mal a digestao e tambem deu negativo..

A minha iguana era o terror em pessoa :roll: partiu terrarios, lampadas, mordia-me, chicotadas que faziam sangue.. mas la a "domestiquei" e agora é um doce ja nem quer comer da minha mao pois prefere festas e encosta-se a mim e fecha os olhos..

É que acho isto muito estranho e o passar muito tempo sem defecar.. e depois aquele cheiro.. e ainda por cima tenho-a no meu quarto e a minha mae ja se anda a passar :? (é o mal de ainda se semi-viver com os pais)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”