Eu tenho um aquário com 6 guppies, 7 alevinos e um limpa-vidros. Tenho notado que se tem formado uma colónia de caracóis com búzios às costas que se têm multiplicando.
Serão perigosos para os guppies ou bons, são um pouco indesejáveis por isso gostaria de os eleminar, mas como?
Á e já agora como postar imagens na mensagem?
Invasores!
Exactamente , podes por bótias modesta , palhaço , zebra entre outros , são grandes devoradores de caracois . Se não tiveres espaço para um ou dois bótias podes tentar extermina-los ou com produtos que existem ou manualmente com inúmeras tecnicas fáceis de se aplicar , como uma folha de alface entre outras porém desta última forma podes ter algum trabalho e não ser 100% eficaz.
Se tiveres plantas no aquário pode tornar-se um problema;)
Se tiveres plantas no aquário pode tornar-se um problema;)
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Eu apostava em Anentome helena, são pequenos (os botia palhaço ficam gigantes) e mmmmuito eficazes!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Tens a ideia para quando fica esse caracol?
Preferia um quimico anti-caracois ou um botia.
Preferia um quimico anti-caracois ou um botia.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro
- Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Quando? Ou quanto?Tens a ideia para quando fica esse caracol?
2,9€ cada um...
Botia palhaço: entre 4 e 6 eurosPreferia um quimico anti-caracois ou um botia.
30cm em adulto
Gostam de companhia...pelo menos 2 ou 3
As outras espécies de botias não são tão eficazes...apesar do preço ser muito semelhante.
Os quimicos contra caracois são um perigo, e são mais as contra indicações que eu sei lá:
Atenção: Muitos peixes-gato e outros peixes que naturalmente nadam no fundo da água, como p.ex. os Barbos Rubi Negro (Puntius nigrofasciatus), não toleram SERA snail ex*. Ponha estes peixes num recipiente separado antes do tratamento. 50 ml para 800 litros.
* Utilize os biocidas com cuidado. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar!
Instruções:
- Desligue o filtro e aumente a oxigenação durante o tratamento
- O ph do aquário deverá estar acima de 7
- Caso a dureza seja superior a 15ºdKh, aumente a dose do produto
- Observe os peixes durante o tratamento, se notar aumento da oxigenação, mude 50% da água

Experimentei os helena e gostei bastante.
Quanto ao truque da alface, também costuma dar bons resultados.