Guppies doentes!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Ricardo456
Membro
Registado: sábado mar 22, 2008 3:37 pm

domingo jun 15, 2008 12:17 am

Eu tenho 6 guppies. 2 machos, 4 fêmeas e ainda 7 alevins numa maternidade. Desde que comnprei os guppies, alguns coçam-se no aquário e um tem uma escama branca; parece que "apodreceu" um bocado indo os outros mordiscar ess zona.
Tenho feito o tratamento contra o íctio mas parece não ter resultado.
é normal um alevino com 5 dias morre de repente? Será a temperatura alta de mais, ela está a 28ºC. O ph está a 7.2.
O que hei-de fazer para esolver este problema?
abelcarvalho
Membro
Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am

domingo jun 15, 2008 8:34 am

...
Última edição por abelcarvalho em segunda jun 16, 2008 9:15 am, editado 1 vez no total.
abelcarvalho
Membro

domingo jun 15, 2008 8:38 am

:oops: ...
Última edição por abelcarvalho em segunda jun 16, 2008 9:18 am, editado 1 vez no total.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo jun 15, 2008 11:23 am

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54509

Tens aqui um tópico sobre o ictio e ao que me parece não é ictio o problema que tu tens aí mas espero que alguém com mais experiencia a nível de doenças venha tirar esta dúvida ( TILAPIAAAAAAAAAA :lol: )
Acho que fizes-te mal em admnistrar o medicamento sem ter a certeza do que é . A nível do pH e da temperatura estas estão dentro dos parametros e para admnistrares o medicamento para o ictio a temperatura deve estar elevada para ter maior efeito ;) mas isso não foi feito propositadamente e também como em principio não é ictio não serve de muito .

Em relação aos alevins são sempre casos complicados , são frageis e nem sempre sobrevivem , de certo que é mais vulgar morrer um alevin do que um guppy , mas não morreu porque lhe apeteceu , algum motivo houve , algum problema a nível dos parametros da agua podem ter levado a sua morte .

Cumprimentos e acho que por enquanto devias parar de tratar os peixes contra o ictio até que haja a certeza de qual a doença que têm.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo jun 15, 2008 3:11 pm

Deve ser uma infecção bacteriana e que deve usar JBL Ektol Fluid ou Sera Baktopur. Tem é que retirar o medicamento que já pôs com 24 horas de carvão activo.

:)
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jun 16, 2008 9:05 am

Membro "abelcarvalho" peço desculpa, mas não concordo consigo. Recomendo que leia os link´s que recomendou antes de responder e leia a mensagem do membro que tem duvidas.

O problema é fungos ou parasitas. Realmente o mais frequente é fungos.

O ictio tem o sitoma de pontos brancos e não manchas brancas.

Membro "Megred" recomendou boas marcas, mas qualque anti-fungos de qualidade serve para o efeito.

Ao tratamento recomendado pela "Megred" pode colocar um pouco de sal na água do aquário.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
abelcarvalho
Membro

segunda jun 16, 2008 9:29 am

peço imensas desculpas aquapet, a informaçao que dei foi a mesma que me deram a mim quando meus peixes ficaram doentes ha uns tempos atras...

quanto ao link, foi uma grande distração minha, peço desculpa...

ainda sou 'novato' em termos de ajudar os membros :oops: :oops:

ja removi as informaçoes para nao haver alguma margem de duvidas...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jun 16, 2008 11:22 pm

Obrigado pela resposta positiva. Espero que continue a ajudar para um dia não ter de corrigir ou adicionar informação as tuas respostas.

Nota: Gostei da tua resposta, ;)
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”