aisd
Há aqui alguma confusão (também presente no nel). Os cães de caça adoram caçar pela actividade em si, não necessariamente pela morte de outro animal. Os galgos adoram correr, adoram perseguir. Os hounds de corso adoram descobrir um rastro, seguir e se necessário acorçar (apanhar) a presa. Os cães de parar adoram procurar o animal e aponta-lo. Os retrivier gostam é do cobro. Em nenhum deles o verdadeiro objectivo é matar a presa.Tenho um problema neste assunto ! Como devem saber (os mais antigos) o meu cunhado é caçador e disse-me que a minha cadela só seria inteiramente feliz na caça ! (...)Enfim, têm instintos de caça.
Não sei se estou a ser "má dona" não consentindo, por mero egoísmo, que ela desenvolva esses seus instintos !
Por isso aisd, poderá não levar a sua cadela à caça (até pq acredito que só devemos meter cães à caça qd estes estão preparados), mas desde que lhe proporcione exercicios de cobro ela será uma labradora feliz. Exista à venda nas lojas desde patos insuflaveis, "xurros de caça" (pequenas almofadas impermeaveis) que servem para o efeito - joga-se para a agua e mandamos o cao ir buscar = praticamente a mesma função na caça verdadeira.
Associado a este desporto pratica-se também a obediencia, ou seja, o cao fica sentado até seja dada a ordem de "busca". Diga-se de passagem que este é um desporto mt popular nos EUA, aqui fica uma foto dos tais xurros :

Nel,
Um desporto paralelo às corridas de galgos é o coursing. Modalidade com muito pouca expressão no nosso país, mas no meu ver muito mais interessante e que requer menos disciplina.