O trabalho dá saúde

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 23, 2003 9:14 pm

Olás,

aisd
Tenho um problema neste assunto ! Como devem saber (os mais antigos) o meu cunhado é caçador e disse-me que a minha cadela só seria inteiramente feliz na caça ! (...)Enfim, têm instintos de caça.
Não sei se estou a ser "má dona" não consentindo, por mero egoísmo, que ela desenvolva esses seus instintos !
Há aqui alguma confusão (também presente no nel). Os cães de caça adoram caçar pela actividade em si, não necessariamente pela morte de outro animal. Os galgos adoram correr, adoram perseguir. Os hounds de corso adoram descobrir um rastro, seguir e se necessário acorçar (apanhar) a presa. Os cães de parar adoram procurar o animal e aponta-lo. Os retrivier gostam é do cobro. Em nenhum deles o verdadeiro objectivo é matar a presa.

Por isso aisd, poderá não levar a sua cadela à caça (até pq acredito que só devemos meter cães à caça qd estes estão preparados), mas desde que lhe proporcione exercicios de cobro ela será uma labradora feliz. Exista à venda nas lojas desde patos insuflaveis, "xurros de caça" (pequenas almofadas impermeaveis) que servem para o efeito - joga-se para a agua e mandamos o cao ir buscar = praticamente a mesma função na caça verdadeira.
Associado a este desporto pratica-se também a obediencia, ou seja, o cao fica sentado até seja dada a ordem de "busca". Diga-se de passagem que este é um desporto mt popular nos EUA, aqui fica uma foto dos tais xurros :

Imagem

Nel,
Um desporto paralelo às corridas de galgos é o coursing. Modalidade com muito pouca expressão no nosso país, mas no meu ver muito mais interessante e que requer menos disciplina.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 23, 2003 9:15 pm

..
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 24, 2003 9:28 am

Olá cindel

Obrigado pelos esclarecimentos, sempre brilhantes aliás.
Eu sei que há provas para galgos, diferentes das competições normais. Sei que em Inglaterra praticam isso aos fins de semana e todos se divertem desportivamente, donos e cães. Em Portugal duvido que existam até pelo número reduzido de galgos.
Bem, um whippet também não é para qualquer um, não é? :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mai 24, 2003 8:20 pm

Como sabem e quem não sabe passa a saber, ninguem defende mais o binomio morfologia-função do que eu.

Como tal, o Elvis desde os 5 meses que começou a caçar, já saltava bem as paredes e uma jornada de 5 horas no inicio não era problema.
Aos 13 meses ficou APTO no TAN( teste de aptidões naturais) na Monográfica da Raça, o ano passado.
Este ano já participou em 2 provas de Sto Huberto e prepara-se para se iniciar nas provas de trabalho sobre perdiz no proximo dia 7 também na Monográfica.
Será um cão infeliz? Explorado? Mal tratado?

A Anuck, filha dele com 8 meses domina o cobro na perfeição, tal como a paragem, cruza o terreno a bom vento, etc, etc etc.
Será ela uma explorada também?

Ficam algumas imagens para ajudar

Imagem
Imagem

Anuck

Imagem

Imagem

Uma jornada de caça

Imagem

Cumprimentos

Tiago[/url]
Última edição por FAbarm em sábado mai 24, 2003 9:06 pm, editado 2 vezes no total.
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado mai 24, 2003 8:44 pm

FAbarm Escreveu:
Como tal, o Elvis desde os 5 meses que começou a caçar, já saltava bem as paredes e uma jornada de 5 horas no inicio não era problema.
Aos 13 meses ficou APTO no TAN( teste de aptidões naturais) na Monográfica da Raça, o ano passado.
Este ano já participou em 2 provas de Sto Huberto e prepara-se para se iniciar nas provas de trabalho sobre perdiz no proximo dia 7 também na Monográfica.
Será um cão infeliz? Explorado? Mal tratado?

A Anuck, filha dele com 8 meses domina o cobro na perfeição, tal como a paragem, cruza o terreno a bom vento, etc, etc etc.
Será ela uma explorada também?

Cumprimentos

Tiago

Tem piada eu li no Forum feito pelos cães :) um post de um cão chamado Elvis que dizia : " desde os meus 5 meses que o meu dono , FAbarm , treina comigo 3 horas /dia , me alimenta , me atura , me obedece :)
Será um dono infeliz ? Explorado ? Maltratado ?
Não. É até muito feliz . Por isso , desenganem-se colegas canídeos , os donos de trabalho precisam de realizar tarefas e somos nós que lhas devemos proporcionar " :)

Saudações
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado mai 24, 2003 8:46 pm

A propósito Fab ,as fotografias estão excelentes .

Saudações
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 24, 2003 9:35 pm

Até que enfim. Estava a ver que o fabarm nunca mais dava sinal de si.
Pois, não tenho argumentos. As fotos são excelentes e demonstram bem a alegria dos cães.

E concordo perfeitamente com o boerboelfan: os donos precisam que os cães os ocupem, que os cães os eduquem, que os cães os encham de mimos. Ó cães do Fabarm, eduquem o vosso dono, que anda a prometer os jesuítas e nunca mais os traz. :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 25, 2003 6:25 pm

Noto ar de tortura nos animais .... vou comunicar à liga !
Fabarm (só agora é que reparei que o seu nick é uma marca de armas !)
desde o início que suspeitei de si !!

Claro que estou a brincar !

Também compreendo que o prazer da caça para os cães é grandemente o prazer de praticarem a suas actividades favoritas (cobro, levantar - acho que estes nomes estão correctos ?!) e cumprirem uma tarefa que o dono valoriza num ambiente natural, cheio de cheiros e de possibilidades !

Campo esse que eu não tenho à mão.Nem os lagos necessários para fazer a minha lab nadar e ir buscar o "bonco".

Vou fazendo o que posso.Em vez de campo, estádio nacional.Em vez de lagos, mar.Espero nas férias grandes ter outras possibilidades.
Ela parece-me feliz.Pena os dias da semana...

Vou tirar umas fotos para vocês verem como ela está bonita !
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 02, 2004 5:18 pm

up
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”