comportamento de Roseicollis (HELP)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JaVo2008
Mensagens: 4
Registado: segunda jun 16, 2008 7:32 pm

segunda jun 16, 2008 7:46 pm

Caros, preciso da ajuda de quem perceba e tenha experiencia com este pássaro!

Há 1 ano ofereci um agapornis roseicollis bebé à minha esposa, para ela criar à mão. Ofereci só um, porque me disseram que se criado sozinho o animal fica mais apegado às pessoas.

Ele hoje está um pássaro feito e muito amigo de todos... ou melhor: estava!

Desde uns dias para cá, o pássaro tem feito muito barulho para me chamar a mim - porque só se cala quando eu apareço e pego nele.
Ele fica "excitado" porque faz uns barulhos estranhos, mexe o pescoço para cima e para baixo e levanta ligeiramente as asas (a pedir cópula).

Já a minha esposa, que o criou e que sempre lhe deu mais atenção - ele adopta uma postura de ataque e morde-a com força.

Estamos muito preocupados, porque ele ataca a sério. Parece que ficou maluco de repente!!!

Já o repreendi, mas nada funciona porque, mesmo sabendo que vai ser castigado (vai para a gaiola), ele morde-a.

O que se passa? O que posso fazer?

Por esta altura estou arrependido de ter comprado só um bebé... Será que ainda vou a tempo de comprar outro roseicollis para lhe fazer companhia?
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

segunda jun 16, 2008 8:40 pm

da me ideia que atingiu o estado adulto e esta pronto a criar.
se quiser compre um para fazer parceria ao seu, mas antes meta.o que comprar numa gaiola a parte para o seu ir vendo e cheirando e "falando" com o novo
Pedro21
Membro Veterano
Mensagens: 319
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

segunda jun 16, 2008 11:18 pm

Completamente normal para uma FEMEA de agapornis criada á mão, comprar um parceiro não vai adiantar ela está imprimida, o mais provável era atacar a nova ave.
Pedro Ramalho
JaVo2008
Mensagens: 4
Registado: segunda jun 16, 2008 7:32 pm

segunda jun 16, 2008 11:56 pm

Caro Pedro21,

Vc parece ser uma pessoa entendida - eu já tinha lido algo parecido num fórum algures...

Não se pode fazer nada mesmo?
É porque foi assim de repente... O pássaro até à 5 dias atrás dava-se bem com toda a gente...

Será que seguindo a solução de colocar os pássaros em gaiolas separadas não vai resultar? Ou mudar a gaiola deste, para mudar de ambiente... Ou sei lá, eu começar a deixar de lhe dar atenção...

Obrigado...
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

terça jun 17, 2008 12:01 pm

Pedro21 Escreveu:Completamente normal para uma FEMEA de agapornis criada á mão, comprar um parceiro não vai adiantar ela está imprimida, o mais provável era atacar a nova ave.
Olá Pedro, Desculpe a minha ignorancia mas o que é isso de estar imprimida? Abraços
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

terça jun 17, 2008 1:17 pm

isso de imprimida, no termo mais técnico é imprinting, como ela foi criada por nós humanos, ela acha k somos nós agapornis tb tal como ela, por isso dificilmente aceitaia outra seu congenere.

Caro JaVo2008, se voces começar a ignorar a ave, a não prestar atenção, arrisca-se a daki a algum tempo começar a ver um agapornis depenado, com o stress, e falta de atenção de quem ela gosta pode originar comportamentos de picacismo, e ela pode "atacar" a sua esposa por achar k se trata de uma "concorrente" :lol:

Pode arranjar companhia, só não os pode meter na mesma gaiola no inicio devem ficar visíveis algum tempoe depois, logo se verá o comportamento
deadman
Membro Veterano
Mensagens: 1488
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
Localização: pouca coisa, cento e poucos.

terça jun 17, 2008 1:36 pm

pois isso ja eu tinha dito,
JaVo2008
Mensagens: 4
Registado: segunda jun 16, 2008 7:32 pm

sexta ago 08, 2008 11:02 pm

Caros amigos,
Tenho duas novidades:

1) Fiz exame de sexagem: Contra todas as previsões, o meu agapornis roseicollis é MACHO... Um macho criado à mão, agressivo com outras pessoas para além de mim, e muito territorial!
(comportamento estranho?)

2) Comprei uma companheira e não gostei nada da reacção... A minha ave ficou completamente alterada e agressiva - não posso nem sonhar em pôr os dois juntos... :(

Será que depois de quase dois anos a conviver só com pessoas, este pássaro ainda se pode dar bem com a nova companheira?
Eu acho dificil, mas falo na minha inexperiência...
O que vocês acham?

Obr
Pedro21
Membro Veterano
Mensagens: 319
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

domingo ago 10, 2008 8:45 am

JaVo2008 Escreveu: 1) Fiz exame de sexagem: Contra todas as previsões, o meu agapornis roseicollis é MACHO... Um macho criado à mão, agressivo com outras pessoas para além de mim, e muito territorial!
(comportamento estranho?)
Os macho podem ser agressivos para as outras pessoas, isso nada tem de estranho, o que é estranho é ser um macho com o comportamento anteriormente descrito, ou seja ter pedido copula levantando a cauda e as asas..., mas enfim tudo bem


JaVo2008 Escreveu: 2) Comprei uma companheira e não gostei nada da reacção... A minha ave ficou completamente alterada e agressiva - não posso nem sonhar em pôr os dois juntos... :(
pois...
Pedro Ramalho
JCnail
Membro
Mensagens: 109
Registado: sábado mar 18, 2006 12:04 pm

domingo ago 10, 2008 1:15 pm

pode pôr as aves em duas gaiolas diferentes durante 15 dias.têm de se ver e ouvir, para se irem conhecendo mas, quando os quiser juntar, tem de ser em território neutro, ou seja, não pode ser nem na gaiola dum, nem na gaiola do outro.Sendo eles territoriais, não vão gostar de que um estranho entre no seu território.E mesmo quando os juntar, terá de ver se eles não se bicam.
ele mais cedo ou mais tarde irá ceder! :P
Responder

Voltar para “Aves”