Torção de estômago
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am
Ola a todos!
Bem, houve um caso que me preocupou.
Já á algum tempo uma cadela ( mastim ) de uma amiga minha morreu, de uma torção de estômago enquanto que brincava ( acho que estava a rolar-se no chão quando se sucedeu!)
O que se passou preocupou-me pois custumo brincar muito com o meu cão ele rola-se muito e faz gestos bruscos! Ele não estará em perigo?
Ah e gostaria de saber mais acerca da torção de estômago!
Bem, houve um caso que me preocupou.
Já á algum tempo uma cadela ( mastim ) de uma amiga minha morreu, de uma torção de estômago enquanto que brincava ( acho que estava a rolar-se no chão quando se sucedeu!)
O que se passou preocupou-me pois custumo brincar muito com o meu cão ele rola-se muito e faz gestos bruscos! Ele não estará em perigo?
Ah e gostaria de saber mais acerca da torção de estômago!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Há perigo de torção de estômago quando o cão come e faz, imediatamente a seguir, demasiado exercício físico. Se fôr um cão que come sofregamente o perigo aumenta, mesmo que o exercíco não seja violento.
Mas não é pelo cão rebolar no chão que tal acontece. Pelo menos não pelo facto isolado.
Espero ter ajudado!
Mas não é pelo cão rebolar no chão que tal acontece. Pelo menos não pelo facto isolado.
Espero ter ajudado!

Olá.
Eu não sou um expert acerca da torção de estômago.
Apenas sei que não se deve dar a refeição logo depois de uma brincadeira ou de um grande passeio de pois o cão está ofegante ( deve-se esperar pelo menos 30 minutos para ele descançar), não se deve brincar com o cão nem passear depois de ele ter comido ( deve-se esperar cerca de 2 horas, que é o tempo da digestão), nos cães grandes deve-se pôr o recipiente da comida e da água cerca de 30 a 50 cm acima do nivel do solo para que ele não tenha que se debruçar para comer (para o estômago não ficar inclinado), e segundo algumas opiniões, dividir a ração diária em duas refeições também ajuda a prevenir a torção. Dando uma refeição de manhã e outra á noite, em vez de se dar uma única refeição durante o dia (para que o cão coma mais calmamente e não tenha tendência a devorar rápidamente a comida).
P.S. O que eu aqui descrevi foi baseado em algumas informações recolhidas em docomentários televisivos e artigos de revistas para animais. Daí que se acharem que alguma informação não está correcta, agradecia que a rectificassem. Tal como disse não sou nenhum expert nesta matéria, apenas tenho umas luzes.
Espero que esta informação te tenha ajudado
Um abraço e fika bem
Apenas sei que não se deve dar a refeição logo depois de uma brincadeira ou de um grande passeio de pois o cão está ofegante ( deve-se esperar pelo menos 30 minutos para ele descançar), não se deve brincar com o cão nem passear depois de ele ter comido ( deve-se esperar cerca de 2 horas, que é o tempo da digestão), nos cães grandes deve-se pôr o recipiente da comida e da água cerca de 30 a 50 cm acima do nivel do solo para que ele não tenha que se debruçar para comer (para o estômago não ficar inclinado), e segundo algumas opiniões, dividir a ração diária em duas refeições também ajuda a prevenir a torção. Dando uma refeição de manhã e outra á noite, em vez de se dar uma única refeição durante o dia (para que o cão coma mais calmamente e não tenha tendência a devorar rápidamente a comida).
P.S. O que eu aqui descrevi foi baseado em algumas informações recolhidas em docomentários televisivos e artigos de revistas para animais. Daí que se acharem que alguma informação não está correcta, agradecia que a rectificassem. Tal como disse não sou nenhum expert nesta matéria, apenas tenho umas luzes.

Espero que esta informação te tenha ajudado

Um abraço e fika bem

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
P84 Escreveu: Olá.
P.S. O que eu aqui descrevi foi baseado em algumas informações recolhidas em docomentários televisivos e artigos de revistas para animais. Daí que se acharem que alguma informação não está correcta, agradecia que a rectificassem. Tal como disse não sou nenhum expert nesta matéria, apenas tenho umas luzes. idea idea ) )
Espero que esta informação te tenha ajudado )
Um abraço e fika bem )
A estas medidas referidas pelo P84 só queria acrescentar que se devem dar, às raças de grande porte, ração de grãos grandes que os vai obrigar a mastigar bem a comida reduzindo assim o risco da torção de estômago.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
E...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Acha que a torção de estômago não é séria ?agapina Escreveu:Estamos com frases profundas hoje, hem...CasadeAnaval Escreveu: E...
Pelos vistos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
[quote=CasadeAnaval]
[quote=agapina]
[quote=CasadeAnaval]
E...
[/quote]
Estamos com frases profundas hoje, hem...
[/quote]
Acha que a torção de estômago não é séria ?
Pelos vistos.
[/quote]
Eu penso que a resposta da Agapina merece toda a minha consideração, Penso eu de que.
[quote=agapina]
[quote=CasadeAnaval]
E...
[/quote]
Estamos com frases profundas hoje, hem...
[/quote]
Acha que a torção de estômago não é séria ?
Pelos vistos.
[/quote]
Eu penso que a resposta da Agapina merece toda a minha consideração, Penso eu de que.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
A torção de estômago sim é importante. A sua resposta e que tem falta de conteúdo. Estava à espera de mais só isso.CasadeAnaval Escreveu:Acha que a torção de estômago não é séria ?agapina Escreveu:Estamos com frases profundas hoje, hem...CasadeAnaval Escreveu: E...
Pelos vistos.
Franc
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá
Para além das medidas já aqui referidas para evitar a torsão do estômago, gostaria de sugerir que mesmo em adultos continuassem a dar alimentação aos vossos cães pelo menos duas vezes por dia. Estipulem a dose diária e em vez de darem tudo de uma só vez, dividam pelo menos em 2 refeições bem intervaladas. Desta forma vai evitar-se que o estômago do cão encha em demasia e assim evitar a respectiva torsão!
Cara Agapina,
Eu também não vejo em que é que a a SUA mensagem acrescenta conteúdo a este tópico e ao respectivo assunto!!! Mais uma vez, nas regras do forum está bem claro que:
"Se acha que determinada mensagem não tem interesse para si simplesmente ignore. Poderá ter interesse para outras pessoas. Se de facto for irrelevante será apagada ou movida para outro fórum pelo webmaster ou moderador. Se acha que viola as regras de utilização do fórum envie por favor uma mensagem ao webmaster para que seja analisada."
Já agora, e esta é para o Sr. Smith, gostava de recordar também que (também das regras do forum):
O fórum não é um campo de batalha
"Linguagem ofensiva, explicita e obscena (incluindo mas não limitado a palavrões), comportamentos agressivos e/ou abusivos e ataques pessoais ou contra instituições não serão tolerados. Por mais que discorde de um ponto de vista PENSE antes de enviar a sua resposta. "
Por esta razão talvez fosse melhor começar a enviar mensagens relevante e de acordo com o tema do forum, em vez de se limitar a 'picar' outros membros.
Abraços
Paulo C.
Para além das medidas já aqui referidas para evitar a torsão do estômago, gostaria de sugerir que mesmo em adultos continuassem a dar alimentação aos vossos cães pelo menos duas vezes por dia. Estipulem a dose diária e em vez de darem tudo de uma só vez, dividam pelo menos em 2 refeições bem intervaladas. Desta forma vai evitar-se que o estômago do cão encha em demasia e assim evitar a respectiva torsão!
Cara Agapina,
Eu também não vejo em que é que a a SUA mensagem acrescenta conteúdo a este tópico e ao respectivo assunto!!! Mais uma vez, nas regras do forum está bem claro que:
"Se acha que determinada mensagem não tem interesse para si simplesmente ignore. Poderá ter interesse para outras pessoas. Se de facto for irrelevante será apagada ou movida para outro fórum pelo webmaster ou moderador. Se acha que viola as regras de utilização do fórum envie por favor uma mensagem ao webmaster para que seja analisada."
Já agora, e esta é para o Sr. Smith, gostava de recordar também que (também das regras do forum):
"Linguagem ofensiva, explicita e obscena (incluindo mas não limitado a palavrões), comportamentos agressivos e/ou abusivos e ataques pessoais ou contra instituições não serão tolerados. Por mais que discorde de um ponto de vista PENSE antes de enviar a sua resposta. "
Por esta razão talvez fosse melhor começar a enviar mensagens relevante e de acordo com o tema do forum, em vez de se limitar a 'picar' outros membros.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
PauloC e foristas mais entendidos nestas matérias,
A Bianca fará quatro meses dentro de poucos dias. Eu ainda lhe dou ração Júnior (300gr.) que divido em três doses diárias (08:30, 13:30 e 19:30). Mas gostaria de saber se deva, a partir de agora, comprar ração de Maintenence para adultos e somente em duas doses diárias.
A ração de adulto, tendo (creio eu
) as bolinhas maiores, fá-la-á comer mais devagar e pausadamente? Ajudá-la-á a mastigar melhor a comida, evitando (em certa medida) as torções?
Ela come sempre com uma sofreguidão exagerada.
Aliás, até a água ela bebe sofregamente...
E tenho sempre algum receio que ela venha a ter uma torção de estômago devido a isso. Será que, se começar a dar duas doses diárias apenas, ela não comerá ainda mais sofregamente?
Se me puderem elucidar, agradeço desde já!
A Bianca fará quatro meses dentro de poucos dias. Eu ainda lhe dou ração Júnior (300gr.) que divido em três doses diárias (08:30, 13:30 e 19:30). Mas gostaria de saber se deva, a partir de agora, comprar ração de Maintenence para adultos e somente em duas doses diárias.
A ração de adulto, tendo (creio eu

Ela come sempre com uma sofreguidão exagerada.

E tenho sempre algum receio que ela venha a ter uma torção de estômago devido a isso. Será que, se começar a dar duas doses diárias apenas, ela não comerá ainda mais sofregamente?
Se me puderem elucidar, agradeço desde já!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Em primeiro lugar queria pedir desculpa pelo facto de este meu post nada ter a ver com o assunto em questão, mas não posso deixar de referir que não percebo o modo como certos membros mais antigos são condescentes com outros...PauloC Escreveu: Cara Agapina,
Abraços
Paulo C.
Paulo, não me parece que o Vasco tenha colocado um post relacionado com este assunto, e também a mim aquele "E..." me pareceu despropositado...

Ultimamente o Vasco limita-se a puxar tópicos antigos de preferência que tenham gerado polémica na altura, e a colocar mensagens deste tipo...

Mais uma vez não percebo a razão pela qual o faz, e pior ainda, o motivo pelo qual ninguém aqui lhe faz uma observação nesse sentido...
A ideia que fica é que gosta mesmo é de lançar a confusão...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
A Zeta tb ainda come ração de cachorro, mas apenas 2 vezes por dia, como a Riskas (8:00 e 20:00) e faz agora 6 meses...o Vet aconselhou a mudar aos 9 meses para adulto. Será tarde?monikestarr Escreveu: PauloC e foristas mais entendidos nestas matérias,

Última edição por cgtorres em quarta mai 28, 2003 10:48 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Os meus cães comem duas refeições diárias até completarem 1 ano de idade, e a partir daqui passam a comer uma única vez à noite.monikestarr Escreveu: PauloC e foristas mais entendidos nestas matérias,
A ração de adulto, tendo (creio eu) as bolinhas maiores, fá-la-á comer mais devagar e pausadamente? Ajudá-la-á a mastigar melhor a comida, evitando (em certa medida) as torções?
Ela come sempre com uma sofreguidão exagerada.Aliás, até a água ela bebe sofregamente...
![]()
Se me puderem elucidar, agradeço desde já!![]()
Como cães de desporto que são, comem à noite para que possam repousar em seguida. Assim não andam "com o estômago às voltas"

Outra coisa que faço sempre é dar a comida misturada com água.
Já conheci casos de cães que tiveram torções de estômago com um simples miolo de pão, e com água...
Este assunto é um pouco complexo, e há veterinários que aconselham a dar ração 2 vezes por dia... Mas tendo em conta que um cão demora mais tempo do que nós a fazer a digestão, se dermos comida duas vezes por dia, o estômago deles vai estar constantemente a trabalhar sem descanso...

Até hoje, e felizmente, nunca tive problemas de torção de estômago nos meus cães, e por esse mesmo motivo vou continuar a dar a ração assim.
Quanto ao facto de se os grãos da ração forem maiores os cães demorarem mais tempo a comê-los, sinceramente para os meus cães é indiferente, pois os meus não comem a ração - aspiram-na!