Será normal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 16, 2008 11:08 pm

Kika4dido Escreveu:Não te preocupes,
essa reacção é normal, estava só a proteger o ossinho dele. As xs a minha kika tambem faz isso, a dido só faz se for outro cão a tentar roubar-lhe comida :D
Mostra que pode confiar na dona... :wink:
Perfeito e inqualificável disparate...

A mistik já disse tudo :wink:
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça jun 17, 2008 1:06 am

Minha gente:

Sem querer estar a ofender as ideologias de ninguém mas... bater no focinho não é bom princípio... Um cão que apanhe no focinho pode não gostar mesmo nada, levar no focinho é algo tão IRRITANTE como puxar as orelhas ou a cauda, ou seja, quem o faz das duas uma: ou o faz sabendo que o cão não vai reagir mal (cão já bem dominado previamente pelo dono numa situação pontual) ou arrisca-se MESMO a levar uma mordidela, quando ainda por cima temos ali mesmo a nossa mão à mercê dele... e um dogue de bordéus com 4 meses a rosnar ao dono não me parece mesmo nada simpático andar a bater-lhe no focinho... pode ser um método eficaz, ou um método com graves consequências!

Se há outros meios de dominarmos o nosso animal, porquê estar a fazer algo que o irrita profundamente? Porquê estar a arriscarmo-nos?
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jun 17, 2008 1:25 am

N0kas,

Lamento discordar, mas uma palmada bem assente na hora certa e no focinho tem "poderes milagrosos". Um cão não é uma criança, um cão não se "irrita" com uma palmada no focinho, um cão das duas uma, ou é dominante e morde porque vão contra a vontade dele, ou é educado e submisso e não morde, ponto final.
O mal de muitas pessoas é não fazerem determinadas coisas para não "irritar" o cão... errado... o cão não se irrita, e atenção que estou a falar em educar o cão, não nas crianças que abusam da paciência deles quando os magoam a puxar as orelhas, cauda, pêlo, etc. Quando o dono dá uma ordem ou o repreende o cão não pode morder, venha lá quem vier, e se levar uma palmada não lhe faz nada mal.
Há sim outros métodos, mas exigem muito mais do dono, exigem outros conhecimentos que a maioria das pessoas não tem, exige também uma postura por parte do dono completamente diferente da que observamos em 99% dos casos, mas isso só presencialmente é que consegue ensinar e transmitir.

Se esta dona puder ir a uma escola, seria o ideal. Um cão deste porte em adulto, se for dominante, vai dar muitos dissabores...

Xuga
texuga
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 1:30 am

...porquê estar a fazer algo que o irrita profundamente? Porquê estar a arriscarmo-nos?
Só agora reparei nesta pequena afirmação... Esta pequena frase demonstra o que eu referi em cima, que em 99% dos casos a postura do dono não é a mais correcta e indicada. Isto demonstra insegurança e medo. A N0kas, pelo que já li, jamais deverá ser dona de um cão de temperamento dominante, o cão iria tomar conta da casa... garantidamente... :wink: (sem ofender, só digo isto porque como eu costumo dizer, há cães para todos, é preciso é escolher os donos de acordo com os cães :wink: )
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça jun 17, 2008 8:23 am

Posso-te garantir que tenho uma cadela extremamente dominante em casa e que levou muito, mas mesmo muito tempo a moldar... e paciência... e mesmo assim precisei de conselhos e apoio de um treinador. Ainda hoje, volta e meia, ela "esquece" certas ordens, e tenho de las relembrar de formas um pouco mais bruscas.

Não disse para não bater no focinho, aliás, tenho escrito precisamente no meu parágrafo que isso pode ser feito mas por um dono que tenha algum controlo pelo cão porque se o cão já tiver tomado posição na hierarquia como líder simplesmente pode não admitir e morder mesmo. EStou apenas a falar para as pessoas terem prudência porque se por exemplo o cão da joanitinha já ter decidido que manda, e com ela ainda por cima já com algum receio do cão, ir lá bater-lhe no focinho pode correr mal. E sim, bater no focinho irrita, não da maneira que irrita nas pessoas, mas irrita. E consoante a pancada pode magoar também. É uma das formas de "humilharmos" os nossos cães (pelo amor de Deus, não levem isto para o lado humano, entendam humilhar como forçar a submissão) tal como obrigá-los a virar de barriga para cima quando eles não admitem (e eu soube bem a guerra que foi cá em casa para obrigar a minha, mas hoje em dia já o faz naturalmente).

Disse apenas isto porque sei de algumas pessoas que foram surpreendidas com a reacção negativa dos cães ao bater no focinho, logo acho que se há muitas dúvidas quanto ao poder do dono não deveria andar a arriscar.
texuga
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 9:08 am

N0kas mas aí já estamos a falar do mesmo, que é a atitude do dono... Um dono de um cão não pode ter medo dele, não pode "bater a medo" (bater não e espancar atenção...), um dono tem de ser uma pessoa calma e ao mesmo tempo assertiva :wink:
Se um dono medroso dá uma palmadinha ao cão, aí tá ferrado na certa :roll:
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

terça jun 17, 2008 9:40 am

Bem eu falo pk tenho um cao dominante.

E nao vao la com festinhas, é preciso ter posiçao perante eles.

Sempre me mando uma palmada ao chumi (1º tem de aleijar um bocadinho, 2º tem de ser na hora certa e momento ideal, 3º dar a 1º e tar preparada para a 2ª no caso de se virar.
:lol:

Eu gosto muito do meu menino, nao é por bater que gosto menos, simplesmente tem de ser e acreditem que com o chumi foi a forma de resultar.

Apesar que hoje em dia na maior parte dos casos nem lhe toco, ou mal me ve a levantar a mao baixa o focinho e fecha os olhos, nem preciso de lhe dar a palmada :lol:
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça jun 17, 2008 9:44 am

Pois, há cães e há donos. Para um cão dominante tem que o dono estar à altura sob pena de muitas complicações :wink:

Eu sempre respondi na medida das manifestações dos meus animais e hoje não tenho razões de queixa
Vivendo e aprendendo
N0kas
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 12:53 pm

texuga Escreveu:N0kas mas aí já estamos a falar do mesmo, que é a atitude do dono... Um dono de um cão não pode ter medo dele, não pode "bater a medo" (bater não e espancar atenção...), um dono tem de ser uma pessoa calma e ao mesmo tempo assertiva :wink:
Se um dono medroso dá uma palmadinha ao cão, aí tá ferrado na certa :roll:
Fico feliz por ter esclarecido esta situação. Isto de andar a bater no cão não é pra todos, muito menos pra um dono que nunca tomou uma posição de dominância perante o cão e um dia pensa "ai, tá-se a portar mal, bora lá dar-lhe uma palmada como disseram lá na Arca". Como não estou por dentro da relação entre a joanitinha e o seu cão, assim como com outras relações cães-donos, prefiro aconselhar jogando pelo seguro.

P.S. A minha quando é preciso também leva as suas palmadas, mas regra geral quando faz asneira basta ouvir o meu tom de voz que se deita logo ou baixa a cabeça. Mas isto só começou a fazer depois de muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito trabalho de casa. :wink:
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

terça jun 17, 2008 1:50 pm

OLÁ a todos,
Primeiro gostava de esclrecer que não gosto de bater em cães, acho que não resulta pelo contrario , acho que não lhes deve fazer bem e não educa.
Depois também quero esclarecer que não estou intimidada com o cão, ele não me mete medo,apezar dos seus 20kg com 4meses...Já percebi que ele gostaria de dominar mas vai ter que perceber que quem domina sou eu e a minha família.Quando esta a brincar, mordisca como qualquer cachorro , mas tem uma força e uns dentes tão afiadinhos que magoa e eu estou sempre a dizer NÃO, NÃO MORDE. e ele as vezes faz-se de esquecido e depois lá pára e lambe. Eu já tive cães (boxers) e nunca tive problema, e por isso a minha admiração por este me ter rosnado!
De qualquer maneira li todos os vossos concelhos(obrigada) e tenho feito aquilo de lhe dar um osso , ou seja, mostro e não o deixo agarra-lo, só quando eu quero, depois tiro-lho da boca e digo, MUITO BEM, e dou-lhe um biscoitinho, e repito isso algumas vezes. Ã pouco dei-lhe a raçao e fiquei a fazer-lhe festas e a mexer no prato. E não me tem rosnado.

Ele fica é doido com aqueles biscoitos para os dentes (é com isso que fiz este teste) são os DENTARASK da pedigree, simplesmente adora aquilo e quando eu paro de fazer o poe e tira aquilo da boca dele ele vai para um canto comer aquilo como quem diz, agora deixa-me sossegado que eu adoro isto.... :P
<p><strong>Joana</strong></p>
N0kas
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 2:02 pm

joanitinha:

Experimente quando ele vai para o canto comer o biscoito, ir ter com ele e pedir-lho a ver como reage. Um cão não se deve esconder do dono para comer (eles acham que se estiverem num canto de costas viradas pro dono que estão muito bem escondidos) por imensas razões, incluindo o estar a comer algo que lhe possa fazer mal e lhe seja proibido. Logo deve ter a certeza que nessas condições, se a joanitinha lho pedir, que ele larga a comida.
Responder

Voltar para “Cães”