k0zh4x Escreveu:Taelife, obrigado pela resposta e parabens pelo teu Caresheet, está muito bom!
Estou mesmo a pensar que este sera o meu primeiro reptil. Tou mesmo a pensar ter um...(se o pai natal for generoso

) .
Outra coisa, por acaso está no teu caresheet mas ainda assim fiquei com duvidas e é melhor prevenir que remediar.
Os terrários da exoterra 45x45x60 sao suficientemente grandes? (para uma femea? e se for macho?)
como o gangstar postou do caresheet, 50x50x60 são as medidas mínimas, nota que este 60 é em altura, mas quando eu disse mininas queria dizer mesmo minimas minimas, em espeço em que o camaleão pode andar, sem contar com 20 centimetros ate lampada UV e tal e tal.
por isso, se o queres ter minimamente bem alojado, mesmo para uma fêmea (que nota, ficam quase tao grandes como machos se bem alimentadas e tratadas), tens de ter 1 metro de altura e cerca de meio metro de largura profundidade. a altura é mesmo o mais relevante. por exemplo, o meu terrário tem 133 cm de altura, e agora apercebo-me que se tivesse posto mais 50 cm que podia ter posto qando o fiz, ele utilizaria-o todo na integra (sem tocar no chão) e ficava mais bem servido.
por isso... acho que está tudo dito em relaçao as dimensões, lembra-te, minimo exequivel 100 cm de altura, 50x50 largura e profundidade

não te preocupes que eles nunca stressam se tiverem tamanho a mais, como outras especies de repteis.
agora.. uma coisa que tenho que mudar no caresheet, alem dessas dimensoes, eu tive a ler e osrepteis sofrem se tiverem mesmo em cima da lampada UV (ha mt tempo eu pus esta questão pk a minha calyptra ia para la no meu antigo setup), dado que ha demasiada intensidade de luz, e os olhos dos camaleões são bastante sensiveis e captam muito bem a luz, mesmo em sombra, por isso eles podem sofrer perda de visão, e consequentemente acarretar varios problemas, como na detecçao de alimento.
por isso..
como 1º reptil, podes ter! nao te podes e esquecer que precisas de mt empenho, e tens de lhe mecher muuuuito pouco. aliás, nem tentes amansar o animal por o manusear desde pequeno. ele pode amansar um pouco e diminuir a agressividade, mas e por medo, ele nunca vai deixar de se stressar por tu pegares nele; e os camaleoes sao extremamente susceptiveis a stress!
cuidado e..
mt booooa vigem! (se e ate ao natal, tens tempo, mas reserva ai uns 250 eurinhos para um belíssimo terrário sem contar com o verdocas, ya? )