Pastor Alemão de Pêlo curto
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
ok. so perguntei porque também me mostraram fotos como exemplo. À partida, se as fotos servem para mostrar, também deve conseguir distinguir baseado em fotos. mas ok. obriago a quem tentou
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
As fotos foram isso mesmo, um exemplo. E quem as postou simplesmente foi buscar fotos em que muito provavelmente os exemplares já estariam com as características em causa "distinguidas". Agora o processo inverso para quem não sabe torna-se muito mais complicado. E mesmo o próprio estalão diz que por exemplo o pêlo rijo comprido se distingue do comprido pela textura do pêlo, e isso são características que só podem ser correctamente avaliadas presencialmente.
Por isso, se quer desfazer as suas dúvidas de uma vez por todas, contacte um criador credível, ou vários, e vá ouvir a opinião deles... e aproveite para aprender mais alguma coisa sobre os PA. Os bons criadores estão sempre prontos a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre a raça, sejam elas de proprietários de cães da raça eleita ou apenas de entusiastas! É um gosto poder sempre ajudar, ensinar e orientar as pessoas para boas escolhas e bons conhecimentos!
Edit: Esqueci-me de dizer que há pormenores que só mesmo presencialmente se podem avaliar, e como tal uma foto pode enganar muito e induzir em erro quem avalia.
Por isso, se quer desfazer as suas dúvidas de uma vez por todas, contacte um criador credível, ou vários, e vá ouvir a opinião deles... e aproveite para aprender mais alguma coisa sobre os PA. Os bons criadores estão sempre prontos a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre a raça, sejam elas de proprietários de cães da raça eleita ou apenas de entusiastas! É um gosto poder sempre ajudar, ensinar e orientar as pessoas para boas escolhas e bons conhecimentos!

Edit: Esqueci-me de dizer que há pormenores que só mesmo presencialmente se podem avaliar, e como tal uma foto pode enganar muito e induzir em erro quem avalia.
Tirei este excerto do site www.pacp.ws.NORMAS PARA A OBTENÇÃO DO
CERTIFICADO DE APTO PARA CRIA
Generalidades
Estas normas têm como finalidade o melhoramento dos reprodutores
existentes em Portugal, bem como o melhoramento da raça num futuro
próximo através da descendência desses reprodutores.
Normas
Poderão ser propostos a este certificado todos os exemplares em propriedade
de sócios do PACP, tendo o exemplar que reunir os seguintes requisitos:
- Ter idade mínima de 18 meses e máxima de 8 anos
.
- Estar tatuado pelo PACP ou outro clube reconhecido pela FCI e WUSV.
- Possuir LOP ou equivalente reconhecido pela FCI e WUSV.
- Estar oficialmente diagnosticado como livre de displasia (a1, a2 e a3).
- Ter obtido pelo menos a classificação de Excelente em Classe Aberta ou de
Trabalho, ou Muito Bom em classe Jovem numa exposição monográfica
reconhecida pelo PACP, ou as classificações de Bom ou Muito Bom se
possuir uma prova de trabalho realizada.
- Todos os exemplares nascidos antes de 1 de Janeiro de 2005 portadores de
Livro de Origens reconhecido pela FCI ou WUSV são reconhecidos como
Aptos de Cria para reprodução desde que devidamente identificados.
Não poderão obter este certificado os exemplares diagnosticados com
displasia média ou grave; os monorquídios e os criptorquídios, ou que
tenham os testículos visivelmente diferentes ou atrofiados; exemplares com
defeitos graves nas orelhas e cauda; os exemplares que tenham olhos
amarelos; os que tenham a dentição montada ou saída, com cáries ou com
grave falta de dentes: dois incisivos, um pré-molar 2 e um incisivo, um prémolar
2 e um pré-molar 1, dois pré-molares, um pré-molar 3, um pré-molar
4, um molar ou falta de três dentes ou mais.
Consanguinidades de 1-1, 1-2, 2-1, 2-2, 1-3, 3-1, não serão autorizadas em
exemplares que pretendam obter este certificado.
Acho que está tudo dito, cão que não cumpra estes requesitos não deve ser usado para reprodução.
Mas porque será que toda a gente quer por os pobres dos cães a criar? Opah, dediquem-se a bricolage, a jardinagem ou a qualquer outra actividade, sei la, criem bichos-da-seda...mas não andem para ai a arranjar mais moradores para os canis que eles estao...ai, estou-me a esquecer...estão...aaahhh, SOBRELOTADOS!!!
Disfrutem dos vossos "cãopanheiros" e deixem a criação para quem sabe e para quem pode...
Saudações,
Cláudio Saraiva
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
N0kas Escreveu:As fotos foram isso mesmo, um exemplo. E quem as postou simplesmente foi buscar fotos em que muito provavelmente os exemplares já estariam com as características em causa "distinguidas". Agora o processo inverso para quem não sabe torna-se muito mais complicado. E mesmo o próprio estalão diz que por exemplo o pêlo rijo comprido se distingue do comprido pela textura do pêlo, e isso são características que só podem ser correctamente avaliadas presencialmente.
Muito obrigado por essa resposta.
Estou agradecido.
aliàs, sinceramente, mesmo que meu cão não seja um PA todo XPTO, isso não vai alterar em nada a nossa relação.
cumprimentos e obrigado.