Duvidas-Camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

terça jun 17, 2008 4:38 pm

Boas!

Estou sempre a colocar dúvidas sobre repteis novos, mas nunca é de mais saber!!! :) E assim, um dia que se queira ter um reptil, como no meu caso, podemor dar o melhor conforto à bixarada :P

Então as minhas dúvidas são as seguintes:

-Qual a melhor espécie de camaleao para ter? (tendo em conta que é o 1º)

-E em relação a preços?

-Substracto a usar?

-Como aquecer e regular a temperatura?

(pelo que sei o melhor é uma lampada de ceramica. Mas... a unica maneira que conheco para manter a temperatura na desejada é com um termostato com sensor. O problema é que o terrario tem que ser burrifado regularmente. Isso não pode estragar
o sensor? ) Ou há uma opção melhor?
Última edição por k0zh4x em terça jun 17, 2008 5:56 pm, editado 1 vez no total.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 17, 2008 5:02 pm

o que é um esécio e um ezemplar?
k0zh4x
Membro

terça jun 17, 2008 5:57 pm

Pronto, ja ta editado.
Tive exame de portugues hoje e tou farto de escritas hehe ..
Peço desculpa pelos erros :(

Mas acho que dava para perceber...
lyagrind
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 4:36 am

terça jun 17, 2008 6:17 pm

bom...
um camaleao e meio complicado de se manter pelo que li por aqui ainda mais se for teu primeiro reptil por serem muito territoriais e estressam com facilidade (tanto no manuseamento quanto tambem nas condicoes)
trabalhosamente aceitando intruso no teu habitat "inclusive tua mao" ....
Lado bom: e que eles comem pouco se for comparar com "comedores de insetos" com alimento base...
sao lindos, diferentes e multicolor :o
bom a unica coisa que acho que muita humidade pode causar e parasitas...

bom isso daqui e apenas um conselho e conclusao que tirei pq tinha vontade de criar um mas acabei optando por ooutro que come muito cresce pouco e se for bem tratado aceita bem o manuseamnento.....

tambem tem isso: se voce vier com tantas duvidas da pra perceber que voce nao pesquisou nada sobre o animal que aqui mesmo voce tiraria todas essas duvidas com um esforcinho so de procurar pouparia o teu tempo de espera! sim isso e um forum pra responder tuas perguntas mas tambem voce tem que saber o que perguntar!
sem te atacar ou dizer que voce e menos que eu ou outros por aqui mas tente pesquisar antes de fazer um topico assim, nao sei como entendera mas nao perderia meu tempo pra te tentar fazer algum mau eu so quero te dar um toque,,,

boa sorte!

[/url]
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

terça jun 17, 2008 6:51 pm

k0zh4x
Membro

terça jun 17, 2008 8:29 pm

Ja tinha visto esse post mas algumas das duvidas que tenho nao estavam la. Como por exemplo o preco dos camaleoes :)

Porisso e que pus aqui. Mas ja tive a ver e parece que rondao os 85 euros em juvenis e 110 adultos.

Axam muito caro?
Ha algum criador aqui no forum? :wink:

Cumps,

k0zh4x
deadman
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 9:07 pm

duvido que exista aqui um criador, mas esse preço e o que costuma ser em todo o lado
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça jun 17, 2008 9:59 pm

quanto ao substracto já tens a respost no meu post.

criadores.. nao conheço nenhum, mas sim, o preço ronda esses 100 euros, convém procurares pelos mais bem tratados e nao pelos mais baratos.

quanto a humidade.. a ideia generalizada de que e preciso muita só prejudica o camaleao! cria problemas respitatorios, cria tudo que é bacteria e bla bla, mas a verdade e que 60 a 70% de humidade nao e muito. aqui no porto, nao perto da costa ou do rio, e a media e 60% mais coisa menos coisa,e isso nao e mais nem menos que o ideal para os calyptratus (que, ja agora, dos que vi, sao os mais baratos, e daddo k e mesmo o teu primeiro, é melhor começares por esta especie. aguentam os teus erros iniciais, desde que nao sejam muitos...)

ah, a questão do manuseio é mt importante. nada de lhe mecher muito! aliás, se meches muito acabas por ter varias ameaças de mordidas e um camaleão qe nao te dura os 10 ou 9 anos..

quanto ao estragar o sensor com as borrifadelas.. nunca ouvi falar de um que se lixasse por levar com pinguinhas no sensor, que geralmente é a prova de agua. também nao e como se lhe fosses despejar um balde em cima :p

camaleonic pooooowaaaaa!
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
k0zh4x
Membro

quarta jun 18, 2008 11:18 am

Taelife, obrigado pela resposta e parabens pelo teu Caresheet, está muito bom!

Estou mesmo a pensar que este sera o meu primeiro reptil. Tou mesmo a pensar ter um...(se o pai natal for generoso :roll: ) .

Outra coisa, por acaso está no teu caresheet mas ainda assim fiquei com duvidas e é melhor prevenir que remediar.

Os terrários da exoterra 45x45x60 sao suficientemente grandes? (para uma femea? e se for macho?)
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta jun 18, 2008 1:23 pm

Não te querendo enganar penso essas medidas só são boas para um camaleão folha!
Abraço koz
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
deadman
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 1:25 pm

sim tes razao essas medidas só para os folhas
k0zh4x
Membro

quarta jun 18, 2008 6:56 pm

ek eu vi um filme em que uma rapariga tinha um camaleao desta especie (femea) e ate parecia bem grande pro tamanho do camaleao. (Isto com um bom Setup)

No Caresheet do Taelife ele tambem tem mais ou menos essas medidas .
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta jun 18, 2008 7:55 pm

Terrário

Dimensões: Um terrário para um camaleão desta espécie deve ser essencialmente vocacionado para uma estrutura vertical sendo que deve ter um mínimo de 60 cm de altura, 50 cm de largura e 50 cm de comprimento. No entanto o tamanho do mesmo não é relevante para o conforto do animal (como acontece com certas espécies de répteis), sendo que quanto maior, melhor.
Nesta espécie a renovação do ar é particularmente relevante, sendo que estes necessitam de uma continua e corrente fonte de renovação do mesmo; ar estagnado resulta em problemas respiratórios. É usual encontrarem-se terrários construídos exclusivamente em malha metálica em todas as faces. O aspecto da renovação/circulação do ar é mais relevante que a própria humidade, no entanto ambos os factores têm de ser bem ponderados. Por este motivo desaconselham-se terrários em vidro, além de que os reflexos propiciam um factor de stress. Os terrários devem estar decorados dando especial ênfase à decoração em altura, devendo ser abundantes folhagens e vinhas horizontais a diferentes patamares de altura.
Acho que aqui esta tudo o que precisas de saber em releção ao espaço!
Abraço Koz e espero que desta vez seja para levar o pensamento em frente!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

quarta jun 18, 2008 10:33 pm

k0zh4x Escreveu:Taelife, obrigado pela resposta e parabens pelo teu Caresheet, está muito bom!

Estou mesmo a pensar que este sera o meu primeiro reptil. Tou mesmo a pensar ter um...(se o pai natal for generoso :roll: ) .

Outra coisa, por acaso está no teu caresheet mas ainda assim fiquei com duvidas e é melhor prevenir que remediar.

Os terrários da exoterra 45x45x60 sao suficientemente grandes? (para uma femea? e se for macho?)
como o gangstar postou do caresheet, 50x50x60 são as medidas mínimas, nota que este 60 é em altura, mas quando eu disse mininas queria dizer mesmo minimas minimas, em espeço em que o camaleão pode andar, sem contar com 20 centimetros ate lampada UV e tal e tal.

por isso, se o queres ter minimamente bem alojado, mesmo para uma fêmea (que nota, ficam quase tao grandes como machos se bem alimentadas e tratadas), tens de ter 1 metro de altura e cerca de meio metro de largura profundidade. a altura é mesmo o mais relevante. por exemplo, o meu terrário tem 133 cm de altura, e agora apercebo-me que se tivesse posto mais 50 cm que podia ter posto qando o fiz, ele utilizaria-o todo na integra (sem tocar no chão) e ficava mais bem servido.

por isso... acho que está tudo dito em relaçao as dimensões, lembra-te, minimo exequivel 100 cm de altura, 50x50 largura e profundidade ;) não te preocupes que eles nunca stressam se tiverem tamanho a mais, como outras especies de repteis.

agora.. uma coisa que tenho que mudar no caresheet, alem dessas dimensoes, eu tive a ler e osrepteis sofrem se tiverem mesmo em cima da lampada UV (ha mt tempo eu pus esta questão pk a minha calyptra ia para la no meu antigo setup), dado que ha demasiada intensidade de luz, e os olhos dos camaleões são bastante sensiveis e captam muito bem a luz, mesmo em sombra, por isso eles podem sofrer perda de visão, e consequentemente acarretar varios problemas, como na detecçao de alimento.

por isso..

como 1º reptil, podes ter! nao te podes e esquecer que precisas de mt empenho, e tens de lhe mecher muuuuito pouco. aliás, nem tentes amansar o animal por o manusear desde pequeno. ele pode amansar um pouco e diminuir a agressividade, mas e por medo, ele nunca vai deixar de se stressar por tu pegares nele; e os camaleoes sao extremamente susceptiveis a stress!

cuidado e..

mt booooa vigem! (se e ate ao natal, tens tempo, mas reserva ai uns 250 eurinhos para um belíssimo terrário sem contar com o verdocas, ya? )
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
k0zh4x
Membro

quinta jun 19, 2008 11:32 am

Obrigado pelas respostas!

Bem pelo que andei a pesquisar, aqui pelo forum e por outros sites, o camaleão folha é mais facil de manter e mais economico! E não e porisso que e mais feio :D

O que me podem dizer:

-Tamanho terrario (é tao pequeno que n deve percisar de mto espaço)

-Venda em portugal (sitios e preços)

-Parece que não necessita de UVB (não sei se esta correcto, esta informaçao vi num caresheet de outro site. Pelo facto de ser uma especie do interior das florestas , não recebia muita luz, dai não percisar de uvb)

-Aquecimento (Lampada de ceramica na mesma não é?)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”