Sealords, obrigada pela resposta. Devido ao seu peso neste fórum achei aquela sua afirmação "muito pouco", muito dúbia, que poderia dar azo a outras interpretações por pessoas menos conhecedoras.
A sua última exposiçâo está muito bem e não há margem para dúvidas. Também não concordo com redomas de vidro, mas concordo com alguns cuidados redobrados em cachorros pequenos. Por exemplo não concordo em colocar um cachorro de 7 semanas (aliás nem sequer deixo sair com essa idade), numa escola treino, nos passeios á praia, passear pelas ruas de.. (pode ser de Lisboa, por ex.) com cócós e toda a porcaria que se possa imaginar, e eles levam tudo á boca, né? Em exposições de cães, no chão nas clinicas vet, etc.
Mas isto, porque entendo que são os locais de maior perigo.
O que me parece é que os vets aconselham a não levar os cães á rua antes do programa das vacinas terminar, apenas pela razão que nós conhecemos. Ou seja: O pessoal está-se um pouco nas tintas e se o vet desse nem que fosse uma abébia, seria o mesmo que dar consentimento. Suponho que é uma defesa deles, pois se o cachorro adoeçe, logo muitos irão reclamar que a vacina ou não presta, ou foi mal dada, etc.
Já vendi cães no Verão,e embora eu diga ás pessoas para terem cuidado com os locais onde deixam os cachorros passear, o certo é que já houve mais que um cachorro que saiu de minha casa com 2 meses e pouco e no dia seguinte estava na praia, a tomar banhocas e tudo! Correu bem, e não houve nenhum problema nos casos que conheço, por isso mesmo, as pessoas confessaram mais tarde. Mas... e se tivesse havido chatice, será que iriam admitir que logo no dia seguinte o cachorro já estava a tomar banhos de mar?
È que o pessoal que compra cdp, tem logo muita pressa em saber se o cão nada ou não
Vi apenas 1 vez esse seu cão que menciona e parece-me muito bom. Alias, já alguém me disse que é realmente muito bom, lamento esse contratempo. No entanto, será que foi mesmo por estar no canil até aos 5 meses?
È que para além de tudo o que se falou atrás, há também uma outra componente que não falamos, a componente genética, e que mesmo uma boa e precoce socialização, muitas vezes não é suficiente ou apenas uma camuflagem, e isso também temos que levar em conta.
Resumindo, tudo deve ser feito com bom senso e nem oito nem oitenta, essa é também a minha opinião.
Isabel