Nunca é demais alertar, cães e crianças sempre vigiados!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda jun 16, 2008 8:55 pm

Eu por norma digo isto a toda a gente com quem falo sobre o tema... e quem tem alguns conhecimentos/experiência regra geral está também ciente de que quem tem crianças, seja de que idade for, e cães, seja de que raça for, incluindo rafeiros, tem de ter sempre mil olhos no activo.

Pois há um par de horas eu, que me considero uma mãe e dona de cães prudente, ia apanhando um valente susto... simplesmente porque tive uma visita cá em casa e a minha filha resolveu, de sua livre e espontânea vontade (e aproveitando a minha distracção), ir oferecer um biscoito aos cães... E quando digo um biscoito foi mesmo 1 biscoito, para 2 cães que se dão até muitíssimo bem e estão juntos... A minha sorte é que ela não tinha outro meio de acessar ao canil a não ser pela janela, logo não foi pro meio deles, limitando-se a atirar o biscoito pela janela. Ora estava eu muito bem na sala quando ouço o fim do mundo no canil... fui a correr e mandei um valente berro, outro e outro e, apesar de não haver danos, imaginem vocês se no meio da rixa estivesse a minha filha com apenas 4 anos de idade e com menos 10 e 20 kg que os cães e um biscoitinho na mão...

É caso para pensar que nunca estamos descansados, não é? :?
carlotaa
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:00 pm

quarta jun 18, 2008 10:58 am

Belissimo alerta...

Um bom exemplo do que pode acontecer com uma simples distracção e depois as conclusões que se poderiam tirar erradamente sobre a violência dos animais.

:wink:
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta jun 18, 2008 11:47 am

Com crianças e animais todo o cuidado é pouco... qualquer que seja o animal.

É importante fomentar a consciencia dos adultos, que nem as crianças conseguem descernir o certo e o errado até determinada idade, depois não medem consequencia, nem têm conhecimento para evitar ou minimizar os 'estragos' de uma reacção de um animal. Por outro lado, os animais por mais educados que sejam, nunca passarão de animais... funcionam por instinto... Quem tem o poder e a obrigação de proteger ambos sãos os adultos. E quando um adulto falha, quem paga são sempre os mesmos... as crianças com traumas e lesões e os animais, muitas vezes com as proprias vidas...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta jun 18, 2008 11:51 am

Um topico bem pensado, gostei de ler, espero é que as pessoas que custumam deixar os seus filhos, um a um com os seus pets leiam isto. :lol: o que nem sempre acontece!
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

quarta jun 18, 2008 2:58 pm

Ainda bem que decidiu partilhar a sua experiência. Talvez com isso alerte algumas (muitas) pessoas que continuam a, erradamente, deixar as crianças com os animais sem qualquer tipo de vigia... Como alguém mencionou uma criança de tenra idade não distingue o bem do mal, e um animal é sempre um animal por muito bem educado que esteja...
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quarta jun 18, 2008 5:34 pm

Nunca é demais alertar para estas situações, eu farto-me de aconselhar pessoas que tem cães e filhos para o mesmo, e mesmo assim ia acontecendo na minha própria casa.

É de notar que a Madalena brinca e convive com todos os animais conhecidos, seja em minha casa ou na da minha mãe, mas sempre com um adulto por perto, em primeiro porque ela apesar de estar educada e sensibilizada para tratar bem os seus amiguinhos por vezes faz coisas inocentes que para ela não tem algum mal mas que pode trazer graves consequências, como foi este caso, e depois porque tal como já disseram, o animal por muito controlado, sociabilizado e treinado que esteja pode em algum caso ter comportamentos inesperados e não convém facilitar.

Sempre tive o cuidado de a alertar que não a queria a ir sozinha para o canil, e que deve pedir sempre autorização para dar biscoitos à Sabiah (se assim não fosse a caixa também só durava um par de dias :lol: ). Só que como ela bem me explicou "Eles estavam a olhar pra mim com muita fome mamã, e eu dou todos os dias quando chego um biscoito à Sabiah e se eles são amigos iam comer a meias" :P Ou seja, era a inocência e o carinho por eles a falar mais alto, mas penso que lhe serviu de lição porque agora ela quando fala para eles diz "Vocês são muito maus, assim não volto a dar nenhum biscoito porque não quero que fiquem zangados".
tarasofia
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 6:30 pm

Obvio que na cabeça das criancinhas é tudo inocente. Ou é inocente, ou é acidente...

...este inverno num dia daqueles que so apetece ficar a 'morfar' em casa com foguinho facilitei... deixei as cadelas irem dormir a folga para junto da lareira... o puto saiu do sofá para ir buscar o biberon e pumba... tropeçou e caiu mesmo em cima de uma cadela...

Não aconteceu nada, pura sorte! Nem seria de estranhar se a cadela o tivesse mordido ao ser acordada assim...

Por isso, estou como a N0kas... todo o cuidado é pouco!

Mas também não é por isso que expulsos as cadelas, pelo contrário... elas sempre que estou em casa elas também estão... dormem em casa... mas sempre vigiadas, ou então separadas das crianças. Simples!
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

segunda jun 23, 2008 12:07 pm

É...

Eu gosto muito dos meus cães, mas até hoje nunca facilitei com crianças, nem visitas, isto porque são cães médios/grandes (se fossem pequenos, faria o mesmo por uma questão de respeito pelas visitas).
Tento manter sempre a regra que os cães são animais e as surpresas acontecem.
Uma vez caí na asneira de ir ao canil com três ossos de vaca dos grandes e os cães fora das boxes, um osso para cada um. A cadela gananciosa como sempre, tentou açambrcar logo dois e o Dogue Alemão, ainda cachorro, pegou-se com ela. Parti o pau de vassoura no lombo do cão e parecia manteiga, nem sentiu. Serviu-me de lição para ter uma ideia do que são cães descontrolados. Morderam-se bem e aquilo parecia um filme de terror, com sangue por todo o lado. Felizmente ficaram só com uns buraquitos que sararam logo e o cão com um pequeno rasgo na bochecha que também não era nada de especial.
Felizmente foi só uma fase (suponho de medição estatuto) e nunca mais aconteceu nada idêntico.
Mas, consigo perceber que se um cão se descontrolar, é preciso coragem e medidas drásticas para o demover.
Depois de meditar nisto, sou incapaz de deixar o meu filho com 23 meses sozinho ao pé dos cães.
Se o alvo do ataque fosse eu, as coisas iam corrar mal, pois dúvido que ao pontapé conseguisse safar-me de tal descontolo e agressividade.

A minha filha que é mais velha, está super-proibida de se chegar ao pé dos cães quando estes estão a comer. É o momento sagrado dos cães e temos que respeitar.
tarasofia
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 12:11 pm

windman
A minha filha que é mais velha, está super-proibida de se chegar ao pé dos cães quando estes estão a comer. É o momento sagrado dos cães e temos que respeitar.
Neste assunto não tenho a mesma posição. Enquanto as cadelas comem qualquer um, numa posição hierearquica superior, pode mexer na comida delas, sendo que o comportamento desejado é que se ajastem naturalmente aquando da aproximação. Isto aplica-se entre elas e entre nós e elas. Se o meu filho quiser mexer na ração de qualquer uma das cadelas enquanto elas comem, elas permitem.
Lá está, apesar de assim ser eu não o deixo tb andar constantemente a faze-las afastarem-se da comida... mas certifico-me que assim é, até porque as minhas cadelas enquanto comem estão sempre vigiadas de forma a garantir que a lider ( por coincidencia conhecida como 'a lorpa') não se alambuse com a comida das três.
A hora da comida é uma das mais fáceis para detectar comportamentos dominantes ou alterações das estruturas hierarquicas das nossas matilhas.
Responder

Voltar para “Cães”