gatos surdos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta jun 12, 2008 1:02 pm
olá gostava de saber como fazer para saber se os gatinhos são surdos ou não. a mãe é surda e queria saber se eles também são.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm
Não sou vet, e penso que só um vet lhe poderá confirmar se algum gatinho é surdo ou não. Dentro da surdez também existe vários graus e a surdez total. A surdez é uma caracteristica que também é transmitida pelo genes, logo pode ser hereditaria, no entando porque a progenitora o tem não significa que os filhos venham a adquirir a surdez. De qualquer modo existem testes bastante simples para pelo menos verificar se o gatinho é totalmente surdo ou não, basta colocar-se nas costas do mesmo, de modo a que o gatinho não veja o movimento, e bata uma salva de palmas (uma mesmo) bem sonora. Volte a repetir se necessario, mas se o menino não reagir, ou seja se não movimentar a cabeça para entender de onde veio o som, pode sognificar que é surdo, quiçá na totalidade. Vá a um vet de qualquer das formas, é a pessoa mais indicada do que qualquer um de nós para fazer qualquer diagnóstico. Boa sorte!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Agora deixe-os crescer, não faça nada para já... Mas depois, quando eles começarem a brincar e a andar aí por casa, comece a ligar o aspirador ou o secador do cabelo perto deles... Se eles não reagirem, provavelmente é porque não ouvem, geralmente eles têm muito medo desses barulhos 

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
Pois não, pois não.A surdez é uma caracteristica que também é transmitida pelo genes, logo pode ser hereditaria, no entando porque a progenitora o tem não significa que os filhos venham a adquirir a surdez.
Mas estando o gene da surdez associado à pelagem branca (e a olhos claros) e dizendo a "criadora" desta ninhada que mais do que provavelmente ela foi coberta por um macho também branco... Isto é um bocado futurolgia, mas talvez as chances de nascerem gatitos surdos sejam grandes, né?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Acho que os gatinhos são ainda muito pequeninos para esse teste.
Teem dias e podem ainda apanhar um enorme susto.
Teem dias e podem ainda apanhar um enorme susto.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro
obrigada a todos vou tentar esses testes quando eles foram maiores. o das palmas já tentei algumas vezes mas só alguns reagem não sei se é porque ainda são pequenos e alguns tambem estavam a dormir de qualquer maneira vou tentar novamente mais tarde.
obrigada mais uma vez
obrigada mais uma vez
-
- Membro Veterano
Têm toda a razão, eu peço imensa desculpa mas esqueci-me de referir que esse teste faz-se em gatinhos um pouco mais desenvolvidos, não em recém nascidos ou em gatos com menos de 1 mês
o susto pode vir a afectar o desenvolvimento, não físico, mas da personalidade do gatinho se ele for submetido a algum tipo de sofrimento, como por exemplos sustos. Sabendo de antemão que a probabilidade de nascerem gatos brancos surdos é bastante elevada, e sabendo que a mãe é branca surda, e o pai branco, mas não compreendi se era surdo ou não, existe alguma possibilidade sim de os gatinhos não serem de todos surdos. A surdez é um doença genética ligada a um alelo recessivo. Um gato surdo é homozigótico, ou seja é doente, como deve ser o caso da mãe. O pai pode ser são, ou seja não possuir o alelo recessivo, e sim outro que domine, e não manifesta a doença; pode ser portador, ou seja possui nos genes o alelo dominante e recessivo, mas não é doente, podendo transmitir a doença, surdez, quando se cruzar com um gata doente, ou seja surda; e pode ser realmente surdo, e ai é doente também e a probabilidade de nascerem gatinhos surdos é total
desculpem o testamento, mas era só para que compreendessem que nem sempre quando dois gatos brancos se cruzam, dão origem a gatinhos surdos também.

-
- Membro Veterano
Pior, hoje a minha insensatez não tem limites.. já vi existia outro tópico criado pelo forista relativamente a esta ninhada.. onde a meu ver já lhe tinham tentado esclarecer a questão relativamente à surdez.. esterilize a menina
visite muitos tópicos existentes neste forúm relativamente Às esterilizações e verá que sem dúvida que só trará vantagens, tanto para si, como principalmente para ela. Desculpem os outros foristas, mas tudo o que respondi foi na tentiva de ajudar.. Boa sorte para si, para a menina e para os seus filhotes mais uma vez!!

-
- Membro
sim são... obrigado a todos pela ajuda
A 3 Semanas uma gatinha me adotou... a Teca.
Não sabia da historia de gatos brancos e de olhos azuis serem surdos, mas percebi que ela nao se importava com barulhos e não dá atenção quando a chamava.
Ela é carinhosa, dengosa e só quer saber de colo, estou muito feliz com ela, só queria saber se devo ter algum cuidado especial com ela!
Não sabia da historia de gatos brancos e de olhos azuis serem surdos, mas percebi que ela nao se importava com barulhos e não dá atenção quando a chamava.
Ela é carinhosa, dengosa e só quer saber de colo, estou muito feliz com ela, só queria saber se devo ter algum cuidado especial com ela!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
não a deixe sair à rua, pois além dos perigos a que está sujeita, independemente da surdez, este problema aumenta os riscos que qualquer gato corre na rua!dellconte Escreveu:só queria saber se devo ter algum cuidado especial com ela!
de resto, a gatinha é uma gatinha como qualquer outra

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
Sendo branca não a deixe expor-se ao sol sobretudo naquelas horas que tambem sãp más para nós.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>