FASE FASE FASE FASE FASE ATÉ À EXAUSTÃO...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quarta jun 18, 2008 5:30 pm

Pessoalmente não concordo com uso de estrangeirismos se temos palavras "nossas" para a mesma coisa.

No teu primeiro post a primeirissima definição que apresentas para phasis é: APARÊNCIA! Ora, encaixa perfeitamente

Quanto ao facto de fase criar confusão, confesso que a mim também me deu a volta aos miolos quando entrei neste mundo, mas acho que as coisas não devem ser mudadas por isso; as pessoas teem que fazer o esforço de usar o portugues correctamente (vale para ti trustz...) e adaptar as diferentes definições de cada palavra às diferentes situações. Não concordo com o uso de estrangeirismos para não haver confusão.

Um exemplo que pode criar confusão é este:
"Um Broche (também conhecido na antigüidade como fibula ou atualmente como Pin) é um acessório (ou jóia) decorativo projetada para ser presa ao vestuário."

"Muitas vezes são usados a fim de se exercer publicidade e propaganda distribuidos como brindes, esse são relativamente de baixo custo"
in wikipedia

Será que se eu pedisse um brinde destes ia haver confusão?
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 18, 2008 5:35 pm

Zomba Escreveu:Pessoalmente não concordo com uso de estrangeirismos se temos palavras "nossas" para a mesma coisa.

No teu primeiro post a primeirissima definição que apresentas para phasis é: APARÊNCIA! Ora, encaixa perfeitamente

Quanto ao facto de fase criar confusão, confesso que a mim também me deu a volta aos miolos quando entrei neste mundo, mas acho que as coisas não devem ser mudadas por isso; as pessoas teem que fazer o esforço de usar o portugues correctamente (vale para ti trustz...) e adaptar as diferentes definições de cada palavra às diferentes situações. Não concordo com o uso de estrangeirismos para não haver confusão.

Um exemplo que pode criar confusão é este:
"Um Broche (também conhecido na antigüidade como fibula ou atualmente como Pin) é um acessório (ou jóia) decorativo projetada para ser presa ao vestuário."

"Muitas vezes são usados a fim de se exercer publicidade e propaganda distribuidos como brindes, esse são relativamente de baixo custo"
in wikipedia

Será que se eu pedisse um brinde destes ia haver confusão?
Depende a quem fazias o pedido :twisted: lolololol

A definição de "aparência" vem depois "desdobrada" em vários contextos mais em baixo, é de facto uma aparência mas transitória :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta jun 18, 2008 8:06 pm

Boas

Concordo com a texuga, por que só agora percebi o que queriam dizer com fase. Tal como eu e muitos mais, quando ouvem falar em fase pensam que é um "estado" temporário.

Seguindo o exemplo o usado para outras espécies de animais, estirpe não seria mais indicado.

cumprimentos.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jun 18, 2008 8:14 pm

element Escreveu:Boas

Concordo com a texuga, por que só agora percebi o que queriam dizer com fase. Tal como eu e muitos mais, quando ouvem falar em fase pensam que é um "estado" temporário.

Seguindo o exemplo o usado para outras espécies de animais, estirpe não seria mais indicado.

cumprimentos.
Não.

De forma alguma. Estirpe é o mesmo que raça.
Falamos de animais que são da mesma espécie (Panterophis guttatus, Piton regius...)
element
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 8:26 pm

jpmf Escreveu:
element Escreveu:Boas

cumprimentos.
Não.

De forma alguma. Estirpe é o mesmo que raça.
Falamos de animais que são da mesma espécie (Panterophis guttatus, Piton regius...)
Ou não,

estirpe:

do Lat. stirpe

s. f., Bot.,
parte da planta que se desenvolve debaixo da terra;

fig.,
tronco de família;

raça;

ascendência;

linhagem.

Apesar de não ser de todo um entendido, por exemplo nos Guppys (Poecilia reticulata) existem x estirpes ou linhagens e a espécie/raça é a mesma.

cumprimentos.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta jun 18, 2008 8:35 pm

<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 18, 2008 8:51 pm

Era mais fácil dares a tua opinião pessoal, não? Eu sei perfeitamente que "fase" é o que se usa frequentemente, mas não concordo, e até agora não me conseguiram ainda convencer do contrário... Além do mais a Wikipedia e similares não são sinónimo de verdade, qualquer um escreve na wikipédia...
element
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 9:31 pm

Nenhum desses exemplos ajuda o uso da palavra fase no sentido em que está a ser discutido aqui.

O primeiro link refere as fases da lua, a lua é sempre o mesmo "individuo" apenas vai mudando. Dessa forma leva a pensar que no caso de uma cobra, o mesmo exemplar vai mudando de cores ao longo do tempo.

No segundo link, mais do mesmo,
... um aspecto macroscopicamente homogêneo de um sistema, caracterizada completamente pelas suas variáveis de estado...
cumprimentos.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jun 18, 2008 10:41 pm

Eu uso "fase" em plena consciencia porque sei que esta correcto! Tanto pode ser aplicado a um acontecimento temporario como intransitório, por isso, quer queiramos quer nao, esta correcto.
Podemos ate nao gostar, mas isso é outro capitulo. Nao gostamos, usamos outra designação...

No sul tambem chamam "nêspras" aos "mágnorios", quando correctamente, se nao queriam chamar "mágnorios" deveriam chamar "nêspras do japao" que sao bem diferentes das "nespras" propriamente ditas! :lol:
É so para ser nortenho chato, pois voces aí para baixo é que sao sempre gabados por falarem bem, hehehe! :twisted:

Eu uso fase porque assim fui habituado. Se tivesse errado tentaria mudar, como nao está, assim fica. Nao deixo no entanto de usar o termo morph, porque acho que cada vez mais sao usadas as palavras estrangeiras no nosso vocabulario.

Zomba, se és assim tao contra o uso de estrangeirismos, porque chamas ao teu Eublepharis macularius de "guecko", quando em portugues se chama "osga"? :twisted:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jun 18, 2008 10:44 pm

element Escreveu:
Nenhum desses exemplos ajuda o uso da palavra fase no sentido em que está a ser discutido aqui.

O primeiro link refere as fases da lua, a lua é sempre o mesmo "individuo" apenas vai mudando.
Oi?
alteração do aspecto

Isto não conta? LOL
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quarta jun 18, 2008 10:45 pm

tambem há quem diga "jecko" :twisted:

a palavra gecko é estrangeira, mas para lhe darem um toque nacional começam a pronunciala de outra forma neste caso JJJJÉCO 8)
&nbsp;&nbsp;
element
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 11:13 pm

P_R Escreveu:
element Escreveu:

O primeiro link refere as fases da lua, a lua é sempre o mesmo "individuo" apenas vai mudando.
Oi?
alteração do aspecto

Isto não conta? LOL

Claro que conta, mas a alteração não é no mesmo individuo/exemplar.

E metamorfose também conta.
me.ta.mor.fo.se, feminino

mudança de forma ou da estrutura de algo a nível físico e/ou moral
alteração biológica que sobrevém durante a vida animal principalmente dos insetos e dos batráquios

Sinônimos
evolução
modelização
modificação
mudança
mutação
transfiguração
cumprimentos.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta jun 19, 2008 8:59 am

element Escreveu:
P_R Escreveu:
element Escreveu:

Oi?
alteração do aspecto

Isto não conta? LOL

Claro que conta, mas a alteração não é no mesmo individuo/exemplar.

E metamorfose também conta.
me.ta.mor.fo.se, feminino

mudança de forma ou da estrutura de algo a nível físico e/ou moral
alteração biológica que sobrevém durante a vida animal principalmente dos insetos e dos batráquios

Sinônimos
evolução
modelização
modificação
mudança
mutação
transfiguração
cumprimentos.
Lamento informá-lo, mas as cobras não se metamorfoseiam (porra, p*** de palavra).
A cobra nasce cobra e é cobra até ao final da vida. Não passa por nenhuma fase intermedia que a altere fenotipicamente. Morre tal como nasce. Podem acentuar-se ou esbater-se padrões e cores, mas mais nada.
Ela não nasce um sapo e metamorfoseia-se numa cobra...
Não digam asneiras....
bluejay
Membro Júnior
Registado: sexta out 29, 2004 1:24 pm

quinta jun 19, 2008 9:22 am

texuga Escreveu:Aliás, o Labyrinth é o padrão, não a cor, e a "fase" refere-se à cor :P
Fase refere-se a qualquer coisa que distinga o indivíduo do grupo. Pode ser padrão e/ou cor. Exemplo de fases de padrão em corns: motley, linear, diffused, ...
texuga
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 9:36 am

bluejay Escreveu:
texuga Escreveu:Aliás, o Labyrinth é o padrão, não a cor, e a "fase" refere-se à cor :P
Fase refere-se a qualquer coisa que distinga o indivíduo do grupo. Pode ser padrão e/ou cor. Exemplo de fases de padrão em corns: motley, linear, diffused, ...
Sim concordo, mas nunca referes apenas o padrão, aliás, mesmo que refiras nunca dizes que é uma corn fase linear p.ex., dizes sempre corn linear seguido da cor. Portanto a "fase" continua, para mim, a não fazer sentido...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”