Deixar o gato sair à RUA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda jun 16, 2008 9:33 pm

lagutrop Escreveu:Explique-lhe que os nossos alimentos teem muito sal e mais tarde ou mais cedo ele ficará doente e os vets são muito caros.
Pode ser que nunca tenham pensado nisso ou nem saibam porque é que não lhe devem dar comida á mesa.
Disse a minha mãe para vir ler o que escreveu e pareceu-me sinceramente que ela ficou mais ou menos convencida. Pode ser que se lembre das suas palavras a próxima vez que pensar dar um "pedacinho de bife" ou um "pedacinho de bacalhau". Pena que com o meu pai não seja assim tão simples :?
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
maripiedade
Membro Júnior
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am

segunda jun 16, 2008 9:51 pm

Boa noite amiguinhos,

Tenho uma colega do trabalho que me dá uns nervos! :twisted: No outro dia em conversa sobre os nossos animais veio á baila a conversa da comida. Ele diz que comprava as latas (da marca mais barata de preferencia) com as quais alimentava o seu gato. Alimenta-o de manha (quando tem tempo) e fica servido com uma lata para o dia! E depois não percebe porque é que o seu europeu comum larga mais pelo que um persa :twisted: Diz que deve ter uns 5 anos que nao o leva ao veterinario (ele tem dez) "mas ele está perfeitamente normal, para que leva-lo?"
Fiz-lhe ver a razao mas a resposta dela foi "achas que sou como tu que gasta uma fortuna com o gato? ele está muito bem assim"
&ldquo;Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos&rdquo; - Albert Schweizer
maripiedade
Membro Júnior
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am

segunda jun 16, 2008 9:52 pm

Boa noite amiguinhos,

Tenho uma colega do trabalho que me dá uns nervos! :twisted: No outro dia em conversa sobre os nossos animais veio á baila a conversa da comida. Ele diz que comprava as latas (da marca mais barata de preferencia) com as quais alimentava o seu gato. Alimenta-o de manha (quando tem tempo) e fica servido com uma lata para o dia! E depois não percebe porque é que o seu europeu comum larga mais pelo que um persa :twisted: Diz que deve ter uns 5 anos que nao o leva ao veterinario (ele tem dez) "mas ele está perfeitamente normal, para que leva-lo?"
Fiz-lhe ver a razao mas a resposta dela foi "achas que sou como tu que gasta uma fortuna com o gato? ele está muito bem assim"
&ldquo;Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos&rdquo; - Albert Schweizer
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 16, 2008 9:59 pm

Para aquelas pessoas que acham que os gatos não caem deenganem-se.

Há umas semanas um gato meu conhecido voou para a morte da varanda de um 5º andar quando passou um passaro.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jun 16, 2008 10:24 pm

lagutrop Escreveu:Há umas semanas um gato meu conhecido voou para a morte da varanda de um 5º andar quando passou um passaro.
Lembro-me que, ainda era a Luz pequenita, andava ela em perseguição a uma mosca, a mosca foi para a janela, ela foi atrás dela, foi um estrondo tão grande... :o Se a janela tivesse aberta ela saía disparada :|
Ah... Eu moro num terceiro andar que equivale ao quinto, ela tinha uns 5/6 mesinhos, não devia ficar num estado muito bonito :( O que vale é que mantemos sempre as janelas bem fechadas por causa dela, na varana é que a minha mãe teima em facilitar :roll:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suiiissa
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 12:40 pm
Localização: Um Husky Siberiano chamado Miró e um gato Rafeiro chamado Picasso

segunda jun 16, 2008 10:44 pm

tadinha da luz :lol: :lol:

deve ter ficado com um galito na testa :D
<p><strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "A Satire Against Mankind"</strong></p>
<p><strong>_______________</strong></p>
<p><strong>"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protec&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o "n&oacute;s" e n&oacute;s somos eles." (Philip Ochoa). </strong></p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

segunda jun 16, 2008 11:10 pm

maripiedade Escreveu:Boa noite amiguinhos,

Eu também tenho um colega do género... Eu passo-me só de o ouvir falar, já nem lhe pergunto pela gata e pelos gatos porque arrepio-me toda... enfim!

O rapaz deixa parir a gata ninhada após ninhada, diz que tem 7 anos e qualquer dia deixa de ter cio (já o avisei que pode parir até aos 15). Na altura ofereci-me para levar a gata ao veterinário para castrar, mas não podia pagar a castração e ficava a cargo dele... Mas ele não quis.

Há uns meses disse que a cauda do gato da avó tinha caído (imagino eu, com algum tipo de tumor... ou carcinoma...) e tinha ficado só metade. E disse que ACHAVA que o gato tinha dores, porque se lhe mexessem no rabo ele rosnava... (PUDERA!!!!! :evil: ) Mas não ia levar o gato ao veterinário porque gastava uma fortuna... Eu fiquei pra minha vida! O aconselhamento veterinário óbvio que foi rejeitado...

O argumento para não tratar os animais é que a mãe já gastou praí 15 contos (na altura) com um gato qualquer no veterinário e ele acabou por morrer.... :evil: Enfim... Já gastei muito mais do que isso em castrações, e em gatos que acabaram por morrer, porque já era essa a previsão, e no entanto tratei-os porque era esse o meu dever enquanto dona deles... Já nem falo com ele acerca dos gatos... :evil:
Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 16, 2008 11:19 pm

crazyboy Escreveu:Os pais com mente antiquada são de facto muito complicados. Os meus pais, quanto à questão castração/esterilização, são claramente a favor (menos mal) mas em relação a outras questões são irritantemente antiquados e pior ainda, teimosos. Dou o exemplo dos restos de comida. Por mais discussões que tenha com os meus pais, eles continuam a dar um "bocadinho do nosso comer", só porque os coitadinhos tão a miar. Eles têm como alimentação base ração, como guloseima de vez em quando cozo pescada ou frango, ou dou uma latita boazinha. Mas os meus pais acham que o facto dos gatos estarem a pedir comer é um horrível sofrimento, e por isso dão-lhes um bocadinho de bife, um bocadinho de não sei quê. Eles já me disseram coisas do género "Coitadinho, tu é que havias de tar sempre a comer a mesma coisa" ou "depois queres que o gato goste de ti". :roll: É de facto difícil lutar contra a teimosia dos nossos pais, apesar de eu achar que tenho colhido alguns frutos na minha "missão", eles continuam a fazer "orelhas moucas" às minhas reclamações. :?

EDITADO para correcção de enganos.
É dar-lhes o exemplo de quando era bebé e mesmo que chorasse a pedir algo que não devesse comer ou beber, não lho davam porque lhe poderia fazer mal. Certo?
É dizer-lhes o seguinte: "quando era pequenino e pedia do vosso vinho, cerveja, aguardente, etc..." não mo davam, não era? Porquê? Porque me iria fazer mal, né? Então, o mesmo se passa com os animais, somos mós que temos que pensar e decidir por eles e, dar-lhes comida condimentada só os estamos a prejudicar!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

terça jun 17, 2008 1:45 am

leonildecarvalho Escreveu:É dar-lhes o exemplo de quando era bebé e mesmo que chorasse a pedir algo que não devesse comer ou beber, não lho davam porque lhe poderia fazer mal. Certo?
É dizer-lhes o seguinte: "quando era pequenino e pedia do vosso vinho, cerveja, aguardente, etc..." não mo davam, não era? Porquê? Porque me iria fazer mal, né? Então, o mesmo se passa com os animais, somos mós que temos que pensar e decidir por eles e, dar-lhes comida condimentada só os estamos a prejudicar!!!

Leo
Ora aqui está o exemplo duma comparação connosco que acho bem feita e muito útil... ;)
Isa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 18, 2008 4:46 pm

Mas é um facto..nunca fazemos a vontade aos pequenitos, né, imisty? Então porque fazê-la aos animais? :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta jun 18, 2008 11:51 pm

Um boa verdade Leo. Aos pequenos a gente sabe que faz mal ou que só pedem por pedir mas por ignorância muitas vezes ignora-se o que faz mal aos gatos. E aos cães. Falo por experiência própria. Nos meus 15 anos uma amiga deu-me um gato: soubesse eu o que sei hoje ele ainda estava comigo... Acho que como em muitos assuntos fazem falta campanhas de sensibilização. Ninguém nasce ensinado e há idades em que se espera que venha ter tudo às mãos. No meu caso era mais andar a leste mas isso é outra coisa... Aliás em muitos casos somos nós, os filhos, que trazemos para casa estes conhecimentos. Era bom que cada vez mais sejam os pais a ensinar aos filhos todas estas pequenas coisas. Acho que muitas vezes os meus pais têm uma certa dificuldade em ter-me como fonte de informações de algo. Acho que não confiam. Ou sou eu que tenho a mania da perseguição. No meu caso ainda ouço os "Ah, isso é muita mariquice!" e os "Quando morrermos transformas isto num zoo". Bem num zoo não mas se (vou ser optimista: quando!) tiver €€ gostava de arranjar um canto para os animais lá na terrinha. Espaço há ;) e como estudo arquitectura gostava de ver até que ponto funcionará bem um espaço desenhado de propósito para albergar animais em vez do faz-se o que pode com o que se tem. Mas voltando ao assunto inicial a internet fornece muitos recursos. Eu ainda sou do tempo em que não haviam estas modernices! (quem ler isto até pode pensar que sou muito velha... lolol) Mas para muita gente acho que uma consulta numa boa biblioteca e fotocópias de fonte "segura" e/ou recurso a um bom vet também mudam muitas opiniões.
E claro o passar palavra acrescentando um "pergunta a um vet" também ajuda. E desculpem o off-topic acrescido de muita coisa à mistura...
Isa.
Josey
Membro Júnior
Registado: sábado mar 15, 2008 12:39 pm

quarta jun 25, 2008 5:12 pm

Muito sinceramente não aconselho. Perdi o meu último gatinho assim. Todas as noites ia à rua e voltava até um dia. Foi mas não voltou...e nunca soubemos ao certo porquê. Existem três versões: Atropelamento, comido por um cão ou morto por uma gato mais velho uma vez que ele ainda era jovem.

JC
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

quarta jun 25, 2008 6:31 pm

Eu deixo a minha Milu ir passear à rua, isto é, não é rua, é o quintal, sento-me no quintal e deixo-a andar por lá, vê-la a comer ervas, tentar apanhar pardais, correr atrás das moscas, correr atrás das lagartixas...
Mas fica sempre debaixo de olho, nunca a deixo sozinha na rua, sempre que abro a porta da cozinha ela foge logo pro quintal, mas pronto, como tou sempre a vê-la não há problemas, sempre que venho pra casa, ela vem à minha frente.
Responder

Voltar para “Gatos”