quanto a pergunta sobre se da ou nao esse terrário para um calyptratus femea, esquece.
O que me mostraste até pode ser adulta, mas duvido que seja, ou então tem um atrofio qualquer e pode mesmo ser causado pelo terrário, não sei, mas aquelas bolinhas atrás pareceram-me tudo menos cusados pela ovulação..
mesmo assumindo que aquele é o tamanho da camaleoa dele, aquele terrário é pequeno, ela tem puquissimo espaço para andar e quando tal acontece entram num processo lento de stress, e a julgar pela forma como se deixa ser mechida, pela letargia, aquela calyptra não está de perfeita saude.
a sério, se queres ter um da minha espécie, ou qualquer um tao grande o maior, o minimo em altura terá de ser 1 metro.
como te digo, o meu terrário tem 133 cm por 123 cm x 55 cm, e ela utiliza-o na integra, e por vezes basta abrir o vidro para que ela queira trepar para a minha mão e passear pelo quarto.
para essas dimensões, em camaleões, opta mesmo por um pigmeu

na minha opineão pessoal, esse terrário é pequeno de mais para qualquer que seja o reptil que vais comprar, se tu ainda não tens nenhum terrário, acho que seja na vertical seja na horizontal, devia ter pelo menos 1 metro. neste caso, para um pigmeu, 1 metro horizontal e terias um reptil mais feliz, mas isso já é uma questão mais pessoal. mas para tu veres, ando já a arranjar manhas para ver se encontro um marceneiro que discuta comigo a possibilidade de suspender um terário em triangulo, numa esquina, com 2 metros de altura so para 1a calyptra
mas.. opineoes a parte, e se queres mesmo esse terrário, acho que um pigmeu e a tua melhor escolha
não sabia isso sobre o crescimeno dos grilos, mas sendo que assim é, então estas bem tratado

eu deparo-me sempre e com o oposto, quero sempre que ao fim de mes e meio eles estejam bem grandinhos, que a minha calyptra quanto maiores (dentro do razoavel) melhor
ah! quanto aos tenébrios, isso é só um miminho de vez em quando. podes optar por lhe dares bem cheio de suplemento quando for para o suplementar, prque usualmente, pelo menos a minha camaleoa, adora camaleoa mas nao gosta do suplemento, por isso forro, quando necessario, um tenebrio com suplemento e la vai ela :p