Duvidas-Camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

sábado jun 21, 2008 6:57 pm

tudo o que foi aqui discutido apoio e afirmo ;)

quanto aos grilos.. nao te vai compensar cria-los. pensa, fazes criação, ficas com eles pqueninos durant um bocadinho, la po fim do mes ja n tens alimento ate eles criarem otra vez porque eles n comem os grilos grandes..

compensa-te mt mais, ate porqe eles nao comem assiiiiiim tanto, 5 ou 6 por dia, e ta limpo, comprares doses de mes a mes dos grilos k achaes necessario, tipo 100 ou 200.. ;) assim tens sempre alimento, nao tens dores de cabeça a criar, nao tens porcaria, maus cheiros, canibalismo e essas bostas ;)
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 7:03 pm

mas por falarmos em grilos e moscas, podes pesquisar mais alimento, nao sei se aqueles vermes de grindall ( nao sei o nome) se dá, mas conserteza há mais variedads!! é questao de ires ver
k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

sábado jun 21, 2008 7:21 pm

Pois, o maior problema que estou a ver agora e mesmo a alimentaçao. Ek comprar doses mensais, nao sei qual e a rapidez com que os grilos crescem, mas a partir do momento em que crescem um bocadito, nao sei se o camaleao lhe pega =\. Tambe estar sempre a comprar mes a mes nao fica muito economico (por causa dos portes de envio)

E tenebrios, nao come?

Secalhar, este reptil nao e o melhor para comecar... Mas eu estava mesmo com a cena dos camaleoes e estava encantado com esta especie... Sugerem outro? (com habitos diurnos)

Conhecem alguma especie mais facil em termos de alimentacao e que de num terrario : 45x45x60 ?

Ja agora, Taelife, como foste tu que fizeste o caresheet e tens um camaleao, estas medidas que disse nao dao mesmo para um camaleao da especie do teu (femea) , com um bom setup? :)

Pelo que vi neste filme, nao parecia assim tao pequeno e a femea ja e adulta:

http://www.youtube.com/watch?v=NyIQpQjyVvU

e

http://www.youtube.com/watch?v=H2Pd93Se ... ature=user
deadman
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 8:13 pm

se puseres os grilos num sitio frio eles nao crescem, pra esse terrario esqueçe nao ha mais camaleoes, e todos sao diurnos, so esse e que eras minusculo
porque nao escolhes outro reptil, se for para iniciares por que nao uma cobra
sao dos animais mais economicos financeiramente e precisam de menos cuidados que os camaleoes.
mas se queres esse terrario acho que dá um gecko leo, nao sei mas existe mais variedades de geckos
e tenebrios, nenhu, animal deve comer tenebrios como alimento base, só como guluseima
vou te ser sincero começa com outro reptil, depois vais tendo experiencia e vais ver que isto e um vicio,
nao quer dizer que o camaleao e mau, o folha ate e dos melhores para iniciantes, mas é a tal coisa da alimentaçao, mas tudo tem prós e contras
fika
deadman
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 8:21 pm

o movie que viste, desde ja o gajo/a diz que esse e o minimo de tamanho, logo ves, e acho que aquela especie cresce mais, mas quem é o entendido e o tealife
k0zh4x
Membro

sábado jun 21, 2008 8:23 pm

Bem ainda n esta nada decidido, ate porque nao os vou ter para ja.
mas axo que vou mesmo comecar pelo camaleao folha. Nao sabia dos grilos se estiverem ao frio nao crescerem tao rapido. Mas tbm n ha problema, se ficarem mto grandes, as tartarugas tratam deles :lol:

Vamos a ver..

Entao o melhor e mesmo 45x45x45.

E o aquecimento e melhor ser por Tapete (por tras do background da Exoterra) ou por ceramica? E que a ceramica fora do terrario nao aquece muito e dentro, corre o risto do animal ir para la , o que seria um problema grave!!
deadman
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 9:35 pm

lampada e melhor, nem que faças uma proteçao com rede daquelas as quadrados de metal facil e barato,
se quiseres usar os dois tambem da tipo desligas a lampada de noite e tem o tapete para simular a diferença de temperatua
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

domingo jun 22, 2008 2:03 am

quanto a pergunta sobre se da ou nao esse terrário para um calyptratus femea, esquece.

O que me mostraste até pode ser adulta, mas duvido que seja, ou então tem um atrofio qualquer e pode mesmo ser causado pelo terrário, não sei, mas aquelas bolinhas atrás pareceram-me tudo menos cusados pela ovulação..

mesmo assumindo que aquele é o tamanho da camaleoa dele, aquele terrário é pequeno, ela tem puquissimo espaço para andar e quando tal acontece entram num processo lento de stress, e a julgar pela forma como se deixa ser mechida, pela letargia, aquela calyptra não está de perfeita saude.

a sério, se queres ter um da minha espécie, ou qualquer um tao grande o maior, o minimo em altura terá de ser 1 metro.
como te digo, o meu terrário tem 133 cm por 123 cm x 55 cm, e ela utiliza-o na integra, e por vezes basta abrir o vidro para que ela queira trepar para a minha mão e passear pelo quarto.

para essas dimensões, em camaleões, opta mesmo por um pigmeu ;) na minha opineão pessoal, esse terrário é pequeno de mais para qualquer que seja o reptil que vais comprar, se tu ainda não tens nenhum terrário, acho que seja na vertical seja na horizontal, devia ter pelo menos 1 metro. neste caso, para um pigmeu, 1 metro horizontal e terias um reptil mais feliz, mas isso já é uma questão mais pessoal. mas para tu veres, ando já a arranjar manhas para ver se encontro um marceneiro que discuta comigo a possibilidade de suspender um terário em triangulo, numa esquina, com 2 metros de altura so para 1a calyptra ;)

mas.. opineoes a parte, e se queres mesmo esse terrário, acho que um pigmeu e a tua melhor escolha ;)

não sabia isso sobre o crescimeno dos grilos, mas sendo que assim é, então estas bem tratado ;) eu deparo-me sempre e com o oposto, quero sempre que ao fim de mes e meio eles estejam bem grandinhos, que a minha calyptra quanto maiores (dentro do razoavel) melhor ;)

ah! quanto aos tenébrios, isso é só um miminho de vez em quando. podes optar por lhe dares bem cheio de suplemento quando for para o suplementar, prque usualmente, pelo menos a minha camaleoa, adora camaleoa mas nao gosta do suplemento, por isso forro, quando necessario, um tenebrio com suplemento e la vai ela :p
Última edição por Taelife em domingo jun 22, 2008 5:21 pm, editado 1 vez no total.
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
k0zh4x
Membro

domingo jun 22, 2008 1:20 pm

Obrigado pelas respotas!

Taelife, o terrario que quero nao disse ainda k era esse, so estou a meter hipoteses... Sekalhar ate opto mesmo por um reptil mais facil e mais economico. Pois para a minha situacao daqui a um tempo não posso ter assim um muito complicado de tratar, até porque não seria nada bom para o animal.

Talvez opte por um gecko leopardo, e compra uma caixa (Tal como fix para as minhas tartas) para fazer um terrario para eles...(provisorio, só pra ver se funciona)

E depois logo se ve!!!

O que acham da ideia dos geckos?
deadman
Membro Veterano

domingo jun 22, 2008 1:37 pm

mas velá acaixa que compras tem de ser pelo menos a maior que encontrares
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo jun 22, 2008 2:21 pm

deadman Escreveu:mas velá acaixa que compras tem de ser pelo menos a maior que encontrares
62x45x45 encontras na boa! E para um exemplar chega na boa
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo jun 22, 2008 7:09 pm

Parece-me que andas a pesquisar para um 1º réptil... eu tenho um camaleão folha e olha que dá trabalho. Espero que estejas preparado!

Numa gaiola de vidro da exoterra de 45x60x60 consegues ter um casal (eles são sociais, mas não ponhas mais de um macho!). Prepara-te para comprares tb umas ficus para servirem para eles treparem e põe como base do substrato umas pedrinhas especiais para absorverem a humidade, pq em menos de nada começa a cumular e é fácil criares uma "piscina" no fundo, depois podes pôr humus e umas lascas a imitar cascas de árvore por cima.
Tenta ter a humidade sempre entre os 60% e os 70%. Eu comprei um fogger que coloquei por cima da malha superior, há quem diga mal destas máquinas, mas o meu funciona perfeitamente há um ano.
Quanto a temperaturas, entre os 15 e os 20 e tal até aos 30... mais ou menos as temperaturas dentro duma casa em Portugal (mais no Sul). Eles são mais resistentes do que parecem...

Podes pôr lampada de aquecimento (depende das temperaturas no sitio onde o tiveres) e uma lampada de uvb (há quem diga que é dispensável), mas se eles têm sol no habitat natural tb acho que devam ter (pelo menos uma imitação! :)) em cativeiro.

Quanto à alimentação grilos, moscas da fruta e até bichos da seda... quanto aos grilos compra umas doses de micro grilos e vai alimentando-os com vegetais e ração para grilos. O meu camaleão até vai comendo uns grilos granditos mas tudo o que for maior que 1 cm, esquece...

Atenção que estes camaleões não são dos mais coloridos nem dos mais activos... tenho o meu há um ano e vi-o comer prái umas 10 vezes. São muito pacatos e às vezes ficam no mesmo sitio uma hora ou duas a olhar pró nada. Se tiveres um casal, é giro vê-los a interagir!

Espero que ajude. Boa sorte!
k0zh4x
Membro

domingo jun 22, 2008 7:32 pm

Obrigado, ajudou bastante, mas sekalhar camaleao para primeiro reptil (sem contar com as tartas que tenho) não e a melhor opcao... estou memu a pensar num geckos leopardo! Mas nao e para ja 8)
ReXMarijuana
Membro Júnior
Registado: quinta fev 28, 2008 9:11 pm

segunda jun 23, 2008 12:12 am

Por falar em camaleoes vi este video engraçado na net.
um camaleao que nao é capaz de comer um gafanhoto
,nao sei se é por ser grande de mais, mas mete graça
o video, hasta -
:D http://www.youtube.com/watch?v=rzq1zctV ... re=related
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda jun 23, 2008 12:24 pm

Os camaleões são o delírio!! :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”