Só para baralhar e voltar a dar.
Tenho lido e relido, aqui e noutros posts belas e eloquentes declarações de intenções sobre o perfil do criador ideal.
Esse ser de rectidão moral irrepreeensível, dedicação exclusiva ao ideal do cão perfeito, isento das pequenas falhas de caracter que nos fazem humanos

.
Contudo, pelo que aqui vou lendo, da pena de supostos reputados criadores, e de alguns contactos com os mesmos, chego à conclusão de que aquilo que deveria ser a norma, o "estalão" do criador perfeito, é tão dificil de encontrar como nos animais que criam....
Muitos chegam lá perto, mas "top show" muito poucos.
Ele é historias de criadores que agora até assinam com o respectivo afixo que trocaram Lop de caes de ninhadas diferentes, criadores que não fazem despiste de doenças geneticas conhecidas, que se recusam a fazer testes de paternidade porque "não estão para aturar desconfiados" (então o bom comprador não é o interessado e que se informa á exaustão? o preço não reflecte os custos desse e outros testes?),etc, etc.
De facto a maioria dos criadores aparenta preocupar-se com os seus cães e respectivas ninhadas, seguir a respectiva historia etc. mas não deixam de ser ser humanos, com tudo o que lhe está inerente.
A questão do preço, sempre muito delicada, não deixa de obedecer, sim a leis de mercado e não me venham dizer que se prende exclusivamente com os custos da criação/cruza, etc.
O facto é que os criadores se conhecem também uns aos outros, conhecem os preços que uns e outros praticam e sabem a procura que vai ou não existindo.
São inumeros os casos de raças cujo preço comercial foi baixando ao longo dos anos e tal não se deveu certamente a uma baixa dos custos de criação.
Assim como existem disparidades enormes em cães/gatos de raças de caracteristicas semelhantes, apenas porque uma "está na berra" ou porque ainda existem poucos criadores da mesma (ragdolls a 2.000 euros- so comem caviar até aos 4 meses, certamente...)
Não tenho nada contra quem, respeitando os animais e respeitando princípios éticos de criação e venda, obtenha ganhos materiais com o arduo trabalho de anos e anos a aprender, investigar e apurar uma raça. Apenas não gosto que me atirem areia para os olhos e me digam que quem vende um cachorro filho de campeões por 10.000 euros não liga a dinheiro, que quem cobra 5.000 euros por uma cruza apenas o faz para cobrir os gastos que tem com o seu animal...
Não sei se é uma questão de preconceito, de se achar que por existir uma vertente comercial se desvirtua automaticamente uma actividade como se o lucro e os princípios éticos fossem mutuamente exclusivos.
Houve um user atras que penso que não se terá feito entender neste ponto, mas no fundo a questão é esta, não deixa de ser uma actividade com uma vertente comercial.
Nesta como em outras, há quem busque o lucro rápido e fácil, a qualquer custo, e a curto prazo - está destinado ao fracasso.
E há quem a desenvolva com principios, com uma estratégia bem delineada (selecção cuidada de reprodutores, participação assidua em exposições e concursos, formação especifica, participação activa na "comunidade",etc) e recolha maiores dividendos a médio/longo prazo (reconhecimento na comunidade, crias premiadas, solicitação para cruzas e também, porque não - ganhos materiais.
Porque é que é tão dificil assumir isto?
Cumprimentos Cordiais