Porquê evitar a compra de cães via net ou intermediários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
quinta jun 19, 2008 9:25 pm

PauloC1 Escreveu:Era giro isso de ver os pais de um rafeiro e ficar a saber como vão ser os filhos! Se nem nos cães de raça, onde há homogeneidade há várias gerações, por vezes existem surpresas, imagine-se um rafeiro.

E essa de juntar duas raças e ir buscar as características às duas também é fiche....o pior é se vai buscar as más características das duas (que nas várias raças há coisas boas e más)!

Como alguém dizia uma vez, era muito engraçado cruzar uma modelo qualquer com um génio qualquer com o prémio nobel, para nascer uma criança bela como a mãe e inteligente como o pai....o pior é se nasce uma criança burra como a mãe e feia como o pai ;)

eu vou dizer a diferença só mais uma vez, pode ser que desta "entre":

se eu quiser SABER como vai ser o meu cao (nao ao centimetro, mas o aspecto geral, e traços de personalidade), vou a um criador.

se so quiser TER UMA IDEIA (tipo, querer um cao de porte medio e nao me sair um gigante de 80 kilos) convem conhecer os pais, coisa que nao é possivel indo buscar um cachorro a um canil.
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

quinta jun 19, 2008 9:37 pm

isatoday Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Era giro isso de ver os pais de um rafeiro e ficar a saber como vão ser os filhos! Se nem nos cães de raça, onde há homogeneidade há várias gerações, por vezes existem surpresas, imagine-se um rafeiro.

E essa de juntar duas raças e ir buscar as características às duas também é fiche....o pior é se vai buscar as más características das duas (que nas várias raças há coisas boas e más)!

Como alguém dizia uma vez, era muito engraçado cruzar uma modelo qualquer com um génio qualquer com o prémio nobel, para nascer uma criança bela como a mãe e inteligente como o pai....o pior é se nasce uma criança burra como a mãe e feia como o pai ;)

eu vou dizer a diferença só mais uma vez, pode ser que desta "entre":

se eu quiser SABER como vai ser o meu cao (nao ao centimetro, mas o aspecto geral, e traços de personalidade), vou a um criador.

se so quiser TER UMA IDEIA (tipo, querer um cao de porte medio e nao me sair um gigante de 80 kilos) convem conhecer os pais, coisa que nao é possivel indo buscar um cachorro a um canil.
:o ..."Entrou", Paulo?
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta jun 19, 2008 10:44 pm

PauloC1 Escreveu:Como alguém dizia uma vez, era muito engraçado cruzar uma modelo qualquer com um génio qualquer com o prémio nobel, para nascer uma criança bela como a mãe e inteligente como o pai....o pior é se nasce uma criança burra como a mãe e feia como o pai ;)
Porreiro, pá! ;)
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta jun 19, 2008 11:11 pm

Estou pasma, então cruzo duas raças diferentes e os cachorros saem...rafeiros :wink: incógnitas não?

È tal o cruzamento de variáveis genéticas que não consigo abarcar as possibilidades. Eis uma vantagem dos rafeiros - a surpresa -(boa ou má)
Vivendo e aprendendo
Anaga
Registado: terça abr 01, 2008 2:15 am

sexta jun 20, 2008 12:41 am

não percebo qual é o problema de ser revendedor, é tudo uma questão de ver a diferença entre um bem como uma casa ou um carro e um animal e ter os respectivos cuidados.
ou um revendedor de cães é menos do que um de carros ou de casas? francamente não consigo perceber porque como revendedor quantas vezes comprei cães a criadores cheios de nome e os tive de andar a tratar de parasitas tais como giardiase, cocciodiose, tinha, sarna e para não falar de algum ou outro que me venderam doente e morreu e nunca se responsabilizaram e eu como revendedor se há coisa que não faço é vender cães em más condições ou doentes.
não sei, serei eu que quero ganhar dinheiro (como toda a gente) mas não á pala de andar a enganar o proximo.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sexta jun 20, 2008 1:45 am

Anaga Escreveu:não percebo qual é o problema de ser revendedor, é tudo uma questão de ver a diferença entre um bem como uma casa ou um carro e um animal e ter os respectivos cuidados.
Há realmente revendedores assim, ou melhor, intermediários, mas esses não retiram precocemente os cachorros da mãe, mantém-nos muitíssimo pouco tempo lenge de outros cães e humanos para não "quebrar" a sociabilização correcta e finalmente são... raríssimos... um intermediário realmente decente nem sequer fica com os cachorros, limita-se a anunciar a ninhada para ajudar os criadores e potenciais donos e ajuda a combinar visitas dos mesmos ao criador, etc, etc...
Anaga Escreveu:como revendedor quantas vezes comprei cães a criadores cheios de nome e os tive de andar a tratar de parasitas tais como giardiase, cocciodiose, tinha, sarna e para não falar de algum ou outro que me venderam doente e morreu e nunca se responsabilizaram e eu como revendedor se há coisa que não faço é vender cães em más condições ou doentes
Se recebe realmente cães assim de criadores com nome tenho duas coisinhas a dizer-lhe: criadores que entregam cães nesse estado são totalmente negligentes PELO MENOS quanto à saúde do cachorro, só podemos adivinhar a que mais também o são... e depois faz mal em não denunciar isso às autoridades competentes e ao CPC (já que são criadores com nome devem ter a obrigação de respeitar o bom nome e não serem criadeiros disfarçados de grandes pessoas da canicultura)
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sexta jun 20, 2008 7:44 am

Anaga Escreveu:não percebo qual é o problema de ser revendedor, é tudo uma questão de ver a diferença entre um bem como uma casa ou um carro e um animal e ter os respectivos cuidados.
Ora, já foi tudo dito pela dinodane. É preciso repetir tudo outra vez? :roll:
dinodane Escreveu: :arrow: Porque a criação de cães e gatos não deve ser um negócio, deve ser feita por amor a uma raça e para o seu melhoramento e preservação;

:arrow: Porque o criador responsável nunca cederá animais para lojas, nem para sites, nem para intermediários, por não poder seleccionar e acompanhar os futuros donos dos seus animais;

:arrow: Porque os animais vendidos através desses intermediários vêm de puppy-mills, ou seja, fábricas de cães onde as cadelas são postas a parir em série sem qualquer tipo de condições e onde não há despistes de doenças genéticas nem qualquer tipo de selecção;

:arrow: Porque na maioria dos casos não há registo no LOP ou em clubes reconhecidos pela FCI que permita provar que o animal é mesmo de raça, não obstante o preço pago não ser muito mais barato que adquirir um cão directamente a um criador. Os intermediários exploram a falta de conhecimento das pessoas para lhes vender animais cruzados ou simplesmente rafeiros frequentemente.

:arrow: Porque não se pode observar os pais da ninhada para poder ter uma ideia do futuro temperamento e aparência do cachorro.

:arrow: Porque um criador de jeito responsabiliza-se pelos animais que coloca no mundo ao passo que com as "empresas especializadas" a relação acabou após pagar e receber o animal. Se o animal tiver alguma doença ou problema genético dificilmente haverá indemnização. Se se precisar de apoio e conselhos sobre a raça o intermediário não vai saber responder ou pura e simplesmente vai "evaporar-se", ao passo que um bom criador está sempre disponível e prontifica-se a ajudar o novo dono a manter o animal da melhor forma possível.
Eu adoro essa dos criadores cheios de nome a venderem a intermediários :D Eu cá não conheço nenhum criador decente que venda a terceiros, precisamente porque têm um nome a defender. Mas talvez o problema esteja no conceito de "criador cheio de nome" 8)
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

domingo jun 22, 2008 12:03 am

Só para baralhar e voltar a dar.

Tenho lido e relido, aqui e noutros posts belas e eloquentes declarações de intenções sobre o perfil do criador ideal.
Esse ser de rectidão moral irrepreeensível, dedicação exclusiva ao ideal do cão perfeito, isento das pequenas falhas de caracter que nos fazem humanos ;).

Contudo, pelo que aqui vou lendo, da pena de supostos reputados criadores, e de alguns contactos com os mesmos, chego à conclusão de que aquilo que deveria ser a norma, o "estalão" do criador perfeito, é tão dificil de encontrar como nos animais que criam....
Muitos chegam lá perto, mas "top show" muito poucos.

Ele é historias de criadores que agora até assinam com o respectivo afixo que trocaram Lop de caes de ninhadas diferentes, criadores que não fazem despiste de doenças geneticas conhecidas, que se recusam a fazer testes de paternidade porque "não estão para aturar desconfiados" (então o bom comprador não é o interessado e que se informa á exaustão? o preço não reflecte os custos desse e outros testes?),etc, etc.

De facto a maioria dos criadores aparenta preocupar-se com os seus cães e respectivas ninhadas, seguir a respectiva historia etc. mas não deixam de ser ser humanos, com tudo o que lhe está inerente.

A questão do preço, sempre muito delicada, não deixa de obedecer, sim a leis de mercado e não me venham dizer que se prende exclusivamente com os custos da criação/cruza, etc.

O facto é que os criadores se conhecem também uns aos outros, conhecem os preços que uns e outros praticam e sabem a procura que vai ou não existindo.
São inumeros os casos de raças cujo preço comercial foi baixando ao longo dos anos e tal não se deveu certamente a uma baixa dos custos de criação.
Assim como existem disparidades enormes em cães/gatos de raças de caracteristicas semelhantes, apenas porque uma "está na berra" ou porque ainda existem poucos criadores da mesma (ragdolls a 2.000 euros- so comem caviar até aos 4 meses, certamente...)

Não tenho nada contra quem, respeitando os animais e respeitando princípios éticos de criação e venda, obtenha ganhos materiais com o arduo trabalho de anos e anos a aprender, investigar e apurar uma raça. Apenas não gosto que me atirem areia para os olhos e me digam que quem vende um cachorro filho de campeões por 10.000 euros não liga a dinheiro, que quem cobra 5.000 euros por uma cruza apenas o faz para cobrir os gastos que tem com o seu animal...

Não sei se é uma questão de preconceito, de se achar que por existir uma vertente comercial se desvirtua automaticamente uma actividade como se o lucro e os princípios éticos fossem mutuamente exclusivos.

Houve um user atras que penso que não se terá feito entender neste ponto, mas no fundo a questão é esta, não deixa de ser uma actividade com uma vertente comercial.
Nesta como em outras, há quem busque o lucro rápido e fácil, a qualquer custo, e a curto prazo - está destinado ao fracasso.
E há quem a desenvolva com principios, com uma estratégia bem delineada (selecção cuidada de reprodutores, participação assidua em exposições e concursos, formação especifica, participação activa na "comunidade",etc) e recolha maiores dividendos a médio/longo prazo (reconhecimento na comunidade, crias premiadas, solicitação para cruzas e também, porque não - ganhos materiais.

Porque é que é tão dificil assumir isto?

Cumprimentos Cordiais
BigBrother
Membro Veterano

domingo jun 22, 2008 7:31 am

E porque é tão difícil aceitar que, de facto, se possa não ter ganhos materiais, como lhes chama?
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 22, 2008 12:28 pm

Houve um user atras que penso que não se terá feito entender neste ponto, mas no fundo a questão é esta, não deixa de ser uma actividade com uma vertente comercial.
Nesta como em outras, há quem busque o lucro rápido e fácil, a qualquer custo, e a curto prazo - está destinado ao fracasso.
E há quem a desenvolva com principios, com uma estratégia bem delineada (selecção cuidada de reprodutores, participação assidua em exposições e concursos, formação especifica, participação activa na "comunidade",etc) e recolha maiores dividendos a médio/longo prazo (reconhecimento na comunidade, crias premiadas, solicitação para cruzas e também, porque não - ganhos materiais.

Porque é que é tão dificil assumir isto?
Bem... Os que desenvolvem a criação com princípios e estratégia bem delineada não são aqueles a que eu me refiro neste tópico. E sim, acho muito bem que consigam recolher algum dividendo do seu esforço, embora a coisa feita como deveria ser (ainda existem criadores assim, eu conheço alguns e não dependem da venda dos cães para sobreviver, estavam mal se assim fosse) não renda mundos e fundos como muita gente continua a pensar.

Eu refiro-me aos "que buscam o lucro rápido e fácil" e não me parece que estejam condenados ao fracasso, basta ver a quantidade de pessoas que adquiriram os seus animais desta forma, existem sites na internet para venda de cachorros que já mudaram de nome umas poucas vezes por causa das broncas e no entanto continuam a operar e a facturar.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hamsterazul
Membro

domingo jun 22, 2008 9:26 pm

BigBrother Escreveu:E porque é tão difícil aceitar que, de facto, se possa não ter ganhos materiais, como lhes chama?
Apenas porque das inumeras vezes que o assunto já foi batido e rebatido por aqui, nenhum criador demonstrou claramente que os seus custos superassem os ganhos.
Mas até admito que possa ocorrer, principalmente em raças de grande porte ou de procriação dificil e em criadores com uma estrutura pequena, que criem esporadicamente.
As pessoas que investem seriamente no desenvolvimento de uma raça, que são presença assidua em exposições, com varios animais premiados, acabam por recuperar nessa fase algum investimento mais pesado que tenham feito inicialmente.
Não digo que andem a comprar ferraris à custa dos cães, mas conseguem perfeitamente cobrir os custos que têm com os animais e ainda ter algum dinheiro para extras. Há quem, por exemplo, acabe por conhecer meio mundo investindo esse dinheiro em viagens a outros paises, contactos com outros criadores, visitas a exposições, etc.

Percebo por um lado que não se queira focar a questão nesse aspecto, porque criadeiros já ha muitos e gente que julga que basta comprar um cao e uma cadela com (as vezes nem isso) LOP e tem-se ali uma arvore das patacas, mas também não acho que se devam pintar os criadores de renome como uns pobres diabos que sacrificam o seu conforto material em prol da criação. A criação responsavel e ética pode trazer inumeras mais valias, em termos pessoais, que vão muito além do aspecto material, e se se conseguir passar uma imagem positiva da mesma, talvez mais a abracem.

Voltando aos criadeiros, apesar de no "mundo real" quem vende um mau produto ou demasiado sobrevalorizado estar destinado ao fracasso, esse fenomeno subsiste em parte por muita falta de informação, basta alias ler diariamente este forum e ver a confusao dos lops que se vendem, compram ou são facultativos :roll:

A maioria das pessoas ou não conhecem o mundo dos criadores, ou acham que comprar um cão a um é so para quem tambem quer fazer criaçao ou participar em concursos.
Acham que os dos sites, lojas e afins são uma solução de compromisso entre um cao de criador e um rafeiro, desconhecendo que os preços podem ser iguais ou mesmo superiores aos practicados pelos criadores.
Depois também presumo existirem pessoas que nunca deveriam ter um cão, a quem a venda provavelmente seria recusado por um criador consciente, mas que os acabam por comprar facilmente, porque não há regulação eficiente sobre a compra e posse de animais.

As pessoas da canicultura estão lá nas suas quintinhas e não vejo uma entidade (CPC??) que agregue esforços no sentido de promover acções de educação/esclarecimento.

Nunca vi nem um panfleto ou poster num veterinario acerca do assunto, de visitas a escolas (onde se formam as mentes dos donos responsaveis de amanhã) por criadores a divulgar a sua actividade, também nunca ouvi falar, etc.

Cumprimentos Cordiais
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 23, 2008 12:35 am

Boas,
hamsterazul Escreveu: Contudo, pelo que aqui vou lendo, da pena de supostos reputados criadores, e de alguns contactos com os mesmos, chego à conclusão de que aquilo que deveria ser a norma, o "estalão" do criador perfeito, é tão dificil de encontrar como nos animais que criam....
Muitos chegam lá perto, mas "top show" muito poucos.

Ele é historias de criadores que agora até assinam com o respectivo afixo que trocaram Lop de caes de ninhadas diferentes, criadores que não fazem despiste de doenças geneticas conhecidas, que se recusam a fazer testes de paternidade porque "não estão para aturar desconfiados" (então o bom comprador não é o interessado e que se informa á exaustão? o preço não reflecte os custos desse e outros testes?),etc, etc.
Antes pelo contrario. Penso que é a coisa mais facil de se encontrar.

Até ponho a questão ao contrario, conhece algum Criador que não seja como foi descrito acima?
Conhece algum Criador, que seja digno desse nome, que seja uma +- um referencia na raça, que não seja como foi descrito?

Pois eu não ... até porque, para ser um Criador, tem que obedecer aos paramentros acima descritos.

Penso que o que falha é mesmo a definição comum de criador ...
hamsterazul Escreveu: A maioria das pessoas ou não conhecem o mundo dos criadores, ou acham que comprar um cão a um é so para quem tambem quer fazer criaçao ou participar em concursos.

As pessoas da canicultura estão lá nas suas quintinhas e não vejo uma entidade (CPC??) que agregue esforços no sentido de promover acções de educação/esclarecimento.
Desculpe lá, mas hoje em dia só é ignorante quem quer ... Se as pessoas são capazes de perderem horas e horas a visitarem diversos stands de automoveis antes de decidirem, porque não fazem para os cães? Simples, porque não se querem chatear. Então que dps tb nao se queixem ...

De resto, a meu ver o CPC não tem que ensinar ninguem. Os criadores que se mexam e que façam pela vida ... Afinal o interesse é deles...

N
BigBrother
Membro Veterano

segunda jun 23, 2008 7:54 am

hamsterazul Escreveu:As pessoas que investem seriamente no desenvolvimento de uma raça, que são presença assidua em exposições, com varios animais premiados, acabam por recuperar nessa fase algum investimento mais pesado que tenham feito inicialmente.
Sério?? Como é que se recupera dinheiro indo a exposições? Basta ver que a primeira despesa onde os criadeiros e criadores de vão de escada cortam é precisamente as exposições ...
hamsterazul Escreveu:Não digo que andem a comprar ferraris à custa dos cães, mas conseguem perfeitamente cobrir os custos que têm com os animais e ainda ter algum dinheiro para extras. Há quem, por exemplo, acabe por conhecer meio mundo investindo esse dinheiro em viagens a outros paises
:D Esta foi boa. Eu de facto conheço muita gente que investe em viagens (afinal de contas, há que conhecer o que se produz por aí e ir buscar cães que interessem aos planos de criação) mas o dinheiro não vem dos cães. Muitos deles são juizes e matam assim dois coelhos com uma só cajadada. Ah, e acho muito curioso alguém que me parece que nunca criou nada sair com afirmações bombásticas, tais como "conseguem perfeitamente cobrir os custos que têm com os animais e ainda ter algum dinheiro para extras". Se me pudesse mostrar as suas contas agradecia muito 8)

De resto, hoje em dia não há falta de informação sobre seja o que for, há apenas falta de formação e muita preguiça. Eu sempre achei muito curioso as pessoas só descobrirem este Fórum DEPOIS de fazerem asneiras e, mesmo quando descobrem antes, não sabem carregar neste singelo botanito Imagem e estão à espera que se lhes dê tudo de mão beijada. Basta ver os tópicos que estão neste momento na 1ª página :roll:
hamsterazul
Membro

terça jun 24, 2008 3:46 am

Caro BigBrother, como é obvio e penso que facilmente entendível, quem aparece nas exposições e tem os seus animais premiados, valoriza os mesmos e futura descendência, nas vendas e cruzas subsequentes.

Mas devolvo-lhe o repto, como autoridade na matéria demonstre-me como a generalidade dos criadores de topo perdem imenso dinheiro com a criação. Considera que o facto de se poder ganhar dinheiro com a criação responsável (ou o assumir do mesmo) de algum modo desvirtua a actividade?

Já agora explique-me também, já que não existe qualquer interesse material, e os preços pedidos apenas reflectem tão somente os custos, porque existem tantas disparidades de preços de umas raças para outras (até de fenotipos semelhantes), porque numas raças os preços sobem, noutras descem e, estranhamente, dentro da mesma raça os valores sobem e descem do forma tão uniforme...
Será que se descobriu no universo dos criadores de cães um novo paradigma em que existem transações comerciais (venda dos cães) mas as Leis Universais de Mercado não se aplicam?
Em que todos os agentes (criadores, juízes, patrocinadores, etc.) participam exclusivamente de uma forma desprendida e altruista?

Só nos EUA, em 2001, segundo estudo da Business Communications Company, Inc. (BCC), a industria dos produtos para animais de estimação gerou qualquer coisa como US$ 28,7 bilhões de lucro, pelo que me parece que é óbvio que há interesses económicos que permeiam o meio, mas se me garante que não, óptimo, encontrou-se uma area de actividade onde os humanos que a desenvolvem estão acima das necessidades materiais e são imunes às leis universais da oferta e da procura, diria mesmo acima das falhas proprias da espécie (Humana).

Resta-me aliás esperar que, para se poder vir a desempenhar um cargo de responsabilidade pública, ser criador de cães passe a ser condição sine qua non, pois seria sem dúvida garantia de se acabar com a corrupção em Portugal :) ;)

Só não percebo um ponto, por uma lado há a percepção que a maioria das pessoas, até as com algum grau de diferenciação (que consultam a net, que frequentam foruns como este) estão desinformadas ou que não percebem a mais valia concreta de comprar um animal a um criador, sendo que é esse mesmo fenómeno que favorece a criação vulgo "de vão de escada", mas por outro acham que não deve partir dos amantes da canicultura, cinófilos em geral e dos orgãos que os representam qualquer acção em sentido contrario, e as pessoas que "se mexam por si"?

Sendo assim acham que este estado de coisas vai mudar quando e porquê?

Cumprimentos Cordiais
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça jun 24, 2008 7:58 am

ou um revendedor de cães é menos do que um de carros ou de casas? francamente não consigo perceber porque como revendedor quantas vezes comprei cães a criadores cheios de nome e os tive de andar a tratar de parasitas tais como giardiase, cocciodiose, tinha, sarna e para não falar de algum ou outro que me venderam doente e morreu e nunca se responsabilizaram e eu como revendedor se há coisa que não faço é vender cães em más condições ou doentes.
não sei, serei eu que quero ganhar dinheiro (como toda a gente) mas não á pala de andar a enganar o proximo.
È fácil, teve esses problemas todos porque compra a multiplicadores ocasionais ou profissionais, não a criadores. E como isto veio dar mais um reforço à ideía que criadores que vendem para revendedores são o fundo do barril.

Obrigado por esse testemunho. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”