mathilde393:
Não vou acrescentar muito mais àquilo que já foi dito pois penso, e nomeadamente a Twiguy, que já focaram os pontos essenciais.
Gostava só de relembrar que é muito importante o gatinho ser avaliado por um veterinário para se determinar se realmente está obeso (isto tendo em consideração que os Bosques da Noruega podem atingir um peso aceitável de 8 quilos). Se sim é necessário que faça análises à glicémia para determinar se desenvolveu diabetes, estabelecer um plano de perda de peso e eventualmente mudar para uma ração de dieta de prescrição veterinária (existem muitas e são preferíveis, nestas situações, à Light da RC).
Tendo eu 3 gatinhas e sendo que 2 delas são obesas tenho obrigatóriamente que lhes dar rações diferentes. No início foi um pouco complicado mas penso que basta um pouco de organização e disciplina para rapidamente se habituar.
Não tenho a ração à disposição. Estabeleci horários certos para lhes dar a ração e, exceptuando à Miona que não tem problemas de excesso de peso, divido a dose diária recomendada pelo número de refeições diárias.
Mesmo que não tivesse 2 gatinhas com obesidade optaria por este método pois nesse caso as 3, e visto que têm idades diferentes e algo distantes entre si, comeriam cada uma rações adequadas à sua idade e condição e logo não seria conveniente andarem a beliscar as rações umas das outras.
Para além disto parece-me, e também por indicação veterinária, que esta é a melhor forma de garantir que problemas precisamente como este da obesidade se desenvolvam.
Das 2 gatinhas obesas que tenho uma é muito activa, com apenas 2 anos de idade, e a outra é muito sedentária, já com 11 anos.
Com a Tusca não tenho problemas em assegurar que corre e brinca e por isso não necessito de algo para a estimular.
Já com a Cd é mais complicado pois por vontade dela estava todas as 24 horas do dia a dormir. Comprei alguns brinquedos e um laser para a estimular para a brincadeira e correria. No caso dela tenho mesmo de ser eu a incentivá-la e claro que isso implica ter a disponibilidade e disposição de todos os dias perder algum tempo a brincar com ela.
Para finalizar, com a ração de dieta noto que o pêlo cai mais e não fica tão sedoso e brilhante. Na Tusca embora note diferenças não tenho tanto esse problema, mas já na Cd e talvez por ela ser uma gatinha já sénior é uma coisa por demais! Assim, todos os dias escovo o pêlo delas com uma escova própria.
Sendo que o seu gatinho tem já 9 anos e é um Bosques da Noruega, e isso por si só já exige alguma manutenção extra com o pêlo, pode também acontecer de o pêlo cair mais.
Sei que existem alguns suplementos para prevenir a queda de pêlo e tornar o mesmo mais brilhante e sedoso. Por acaso é algo que ainda não experimentei aliado à escovagem diária e por isso não posso dar uma opinião acerca deles. No entanto fica a dica e fale com o veterinário acerca disto.
Editado: "...de garantir que problemas precisamente como este da obesidade se desenvolvam." - Queria eu dizer: de evitar que problemas como este da obesidade se desenvolvam.

!