Gato obeso - agora com figado gordo!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

terça jun 24, 2008 10:05 am

Bom dia,

Adoptei um gato com 9 anos, castrado, bosques da noruega...

O gato é mt gordo, se nao obeso!

Vou leva-lo ao vet para fazer um check-up e colocar as minhas duvidas, claro... de qualquer forma, apelo a todos os q tenham experiencia com gatos deste porte... se me podem elucidar em relaçao ao tratamento, alimentaçao, como fazer para q ele se exercite, possiveis problemas de saude futuros, etc...

O gato esta a comer raçao RC diet... mas é mt pachorrento... pouco se mexe... quer pela idade dele, quer pelo porte :)

Agardecia q partilhassem a vossa experiencia e conhecimento comigo... e q me dessem umas dicas tb... neste tema sou maçarica... muito maçarica mesmo!

Gostaria de proporcionar a melhor qualidade de vida a este menino... Nao sei se ele engordou apenas pelo facto de ter sido castardo ou tb por uma deficiente alimentaçao (adoptei-o e ele ja vinha a comer RC diet, mas n sei ha qnt tempo, uma vez q a antiga dona dele faleceu e foi uma amiga q tratou da adopçao)

Obrigada
Última edição por mathilde393 em sexta set 19, 2008 10:36 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
carmo_1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 24, 2008 11:36 am

mathilde393 Escreveu:Bom dia,

Adoptei um gato com 9 anos, castrado, bosques da noruega...

O gato é mt gordo, se nao obeso!

Vou leva-lo ao vet para fazer um check-up e colocar as minhas duvidas, claro... de qualquer forma, apelo a todos os q tenham experiencia com gatos deste porte... se me podem elucidar em relaçao ao tratamento, alimentaçao, como fazer para q ele se exercite, possiveis problemas de saude futuros, etc...

O gato esta a comer raçao RC diet... mas é mt pachorrento... pouco se mexe... quer pela idade dele, quer pelo porte :)

Agardecia q partilhassem a vossa experiencia e conhecimento comigo... e q me dessem umas dicas tb... neste tema sou maçarica... muito maçarica mesmo!

Gostaria de proporcionar a melhor qualidade de vida a este menino... Nao sei se ele engordou apenas pelo facto de ter sido castardo ou tb por uma deficiente alimentaçao (adoptei-o e ele ja vinha a comer RC diet, mas n sei ha qnt tempo, uma vez q a antiga dona dele faleceu e foi uma amiga q tratou da adopçao)

Obrigada
Bom dia!!!!!

Também já me aconteceu isso com o meu Cacao e eu dei por conselho do vet a ração da Eukanuba Restrited Calories bastou dar 1 pacote de 2Kg e mais outro de 400 gr nas doses recomendadas para o excesso de pêlo do gatinho dividida somente por 2 refeições diárias uma de manhã e outra á noite. Enfim eu não sou Vet, mas aqui fica a minha opinião.

Saudações Felinas e o resto de um dia Feliz
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

terça jun 24, 2008 12:00 pm

Olá bom dia, a minha Fani (a maine coon) no ano passado sofreu de obesidade, ela tem 13 anos e não é uma gata muito activa, o que a vet aconselhou no caso dela, foi a dar 80g diarias de RC light, e tentar-mos com que ela se exercitasse sem exagero, como ela é muito pachorrenta, compramos daquelas lanternas para gato, que projecta uma luz no chão, e o instinto de caçadora da gata fez com que ela corresse por todo o lado atrás da luz. Conseguiu voltar ao peso ideal, actualmente ja não lhe dou a light, mas também não voltou a ganhar peso.

Boa sorte :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 24, 2008 12:25 pm

Não sabe nada da historia do gato e porque é que se tornou tão obeso?

O vet concerteza irá ver se tem diabetes por exemplo.

Pode ir fazendo o que lhe disseram assim e obrigá-lo mesmo a andar, saltar e fazer tudo o que os gatos fazem.

Nove anos é uma idade muito boa para brincar.
E uma caracteristicas dessa raça é serem gatos muito activos.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mathilde393
Membro Veterano
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

terça jun 24, 2008 12:51 pm

lagutrop Escreveu:Não sabe nada da historia do gato e porque é que se tornou tão obeso?

O vet concerteza irá ver se tem diabetes por exemplo.

Pode ir fazendo o que lhe disseram assim e obrigá-lo mesmo a andar, saltar e fazer tudo o que os gatos fazem.

Nove anos é uma idade muito boa para brincar.
E uma caracteristicas dessa raça é serem gatos muito activos.

Obrigada pelas dicas...

Infelizmente a informaçao que tenho acerca do Piny-Pon é muito escassa...

Sabia que ele estava gordo e q estava a comer raçao de dieta, mas nao fazia ideia de que estava assim... Nunca tive um animal assim!!!

Só para terem uma ideia: mal chegamos a casa demos lhe banho... bem... para alem de saber q ele ate gosta de tomar banho, nao sabia como ia reagir a EU dar-lhe banho (uma coisa é com a dona, outra é com uma estranha)... confesso q no inico tive mais receio de lhe tocar, nao por ter medo q me atacasse mas devido ao corpo dele... pareceu-me estranho... tenho receio de pegar nele e n ser mt comodo para ele, alem de que ele as vezes parece q fica com tosse quando lhe pego...

Penso que o vet vai fazer tds os exames que achar convenientes...

Em relaçao a ser um gato energico... por enquanto nao me parece!!! :)

Ele passa o dia todo sem fazer NADA!!!

Neste momento dentro de casa estou com 2 gatinhas bebes(FAT), com a minha Mathilde e o meu Tarzan... A Mathilde devido aos cios esta um pouco magrinha e o meu Tarzan esteve doente e emagreceu bastante... eles andam todos a solta pela casa e nao tem acesso ao exterior... Vai ser complicado separar a raçao...

Se calhar o melhor é colocar a raçao das bebes e da Mathilde e Tarzan em cima de um movel e deixar a de dieta no chao... senao o Piny-Pon as tantas come da raçao dos outros... Tambem nao me convinha q a Mathilde e o Tarzan comessem da de dieta (pq quero q engordem, nao q emagreçam). Nao os queria separar... nao quero nenhum gato isolado ca em casa (a nao ser por motivos extremos).

tem alguma sugestao a fazer em relaçao a isso?

Ja agora q tipo de problemas pode vir a ter um gato obeso?

Ainda nao o pesei... digo obeso pelo aspecto dele e pelo peso q ele tem ao pegar-lhe... é grande e pesado... parece uma bola (aqui em casa dizem q parece uma vaca!)

Sei q em 2004 ele ja pesava 8 kilos... (pelo boletim de vacinas)

Ele esta vacinado, desparasitado e como ja disse esterilizado...
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 1:32 pm

POde vir a ter diabetes e problemas cardiacos.

Mas se calhar não estará tão obeso como pensa.
Os Bosques são gatos grandes e pesados.
Mais que os SRDs e os persas.

Separar as rações pode ser uma complicação de facto e não convem que os outros comam essa ração mais pobre.

Se fosse o contrario era mais facil de resolver.
Punha a comida dos bebés e da outra gata dentro de uma transportadora, e improvisava uma porta feita de cartão grosso com uma entrada onde apenas coubessem eles.

Assim vou ver se me lembro de alguma outra dica.

Essa especie de tosse não serão bolas de pêlo?
Eles precisam de dose reforçada de pasta .

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 24, 2008 2:56 pm

Olá mathilde393

Para um gato obeso, a ração light não corrige o problema... :wink: Terá que se a obesity...Contudo, quando for ao Vet com o gato, ele logo verá o que de melhor para o caso...?! :wink:

Separar gatos e rações diferentes, é um bico de obra... mas nada impossível.
A ideia de colocar a ração do gato obeso no chão e a dos outros em locais mais altos, cuidado que há gatos que mesmo obesos são trepadores natos. :wink:

O meu Matateu é obeso e trepa que só visto :P

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jun 24, 2008 4:10 pm

Olá Mathilde.

No início deste mês, a minha Marta foi à vacina e a médica mostrou-se muito preocupada com o peso que ela ganhara desde a última visita ao Vet. Estava com 5,5 Kg para 1 ano e 5 meses que tem.
Alertou-me logo para os problemas que poderia trazer, tais como: diabetes, problemas cardíacos, hipertensão....
Fez de imediato um teste à glicemia, felizmente estava tudo normal.
Recomendou uma comida de dieta, a Royal Canin Obesity. Ainda à uma semana atrás pesei-a, perdeu 80g, não parece muito, mas para eles é. O ideal seria ela perder cerca de 100g por mês.
Esta semana ainda não a pesei, pois entretanto a pilha da balança falhou, tenho de comprar uma nova.
A médica fez um plano de dieta para a minha Marta. O objectivo é ela alcançar os 4 kg /4,5 kg, mas sem forçar, nem que leve um ano ou mais.

Acho que a Mathilde deve levar o seu gato ao Vet, só ele poderá avaliar melhor a situação, na volta está com o peso indicado para a constituição dele.
Cada gato é um gato e isto do peso ideal é complicado para nós (não veterinários) avaliarmos. Há gatos de 7 quilos ou mais e que estão com o peso certo. E a minha que estava apenas com 5,5kg, foi declarada muito gorda, com tendências para o obesa.

E ela é uma gata nova, brinca bastante, não tão enérgica como a Mikas, mas brinca. Nestas últimas semanas tenho puxado mais por ela nas brincadeiras.
No próximo sábado, vai novamente ao Vet, para ver se está tudo bem com a menina. Sei que a partir de agora e para o resto da sua vida vai necessitar de um acompanhamento mais rigoroso no que diz respeito à alimentação, para evitar um aumento de peso.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jun 24, 2008 5:00 pm

Como tem mais gatos em sua casa, com diferenças de idade e necessidades distintas. Talvez recomendaria à Mathilde, estipular horários de refeição para os seus meninos. É complicado, pois todos nós sabemos que os gatos gostam de comer às prestações.... mas por vezes é a melhor solução, quando se tem mais do que um animal e quando estes têm acesso à comida dos outros.
É a melhor maneira de termos a certeza de que eles ingerem a comida indicada e nas quantidades recomendadas.

Tenho a Mikas que é uma gata gulosa, adora patê, “tipo aspirador”, até migalhas de pão não lhe escapa. Mas é uma gata mini e magricela, pesa cerca de 2,8kg. Mas a médica diz que ela é um magro saudável. Neste momento, alimenta-se de RC Sensible, 55gr por dia. Uma vez por semana leva uma latinha.

A Marta, adora comer, mas não é gulosa. Fiel à sua ração, não liga a patés, gosta apenas de lamber o molho. Está com a RC Obesity, 50gr por dia e nada mais.

A par disto dou-lhes umas vitaminas a cada sábado.

O truque, (e este foi dado pela forista Jcmac, que agradeço imenso os conselhos que me tem dado, pois as suas meninas passam pelo mesmo problema), o truque para lhe dar a sensação de saciedade é dividir a dose diária recomendada pelo maior número de refeições possíveis.

Dos 5og diários, reparto esses 50gr por quatro refeições de 12,5gr (com a ajuda de uma balança).
A 1ª dose de manhã, por sorte venho almoçar a casa e dou a 2ª dose , a 3ª quando chego e a 4ª ao deitar.
12,5 gr, é pouquíssimo, custa mas tem de ser, tem de habituar o seu organismo a poucas quantidades.

Boa sorte, espero ter ajudado, mas acho que devia 1º informar-se junto do seu vet.
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 5:32 pm

Fiz isso com os meus, quando eram 5, para emagrecerem os 500grs que, cada um tinha a mais.
Nem usei ração Obesity, sequer.
Devagarinho lá perderam o peso, com umas grandes corridas ainda maiores do que o costume, á mistura.

O problema fo,i quando chegou o 6º, que vinha em misero estado e, para uma boa integração tive de os pÕr a comer juntos.
Claro que engordaram. outra vez.

Passaram uns meses e, o 6º elemento está quase a chegar ao peso aceitável.
Quando isso acontecer, voltamos á dieta.

<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jun 24, 2008 8:26 pm

mathilde393:

Não vou acrescentar muito mais àquilo que já foi dito pois penso, e nomeadamente a Twiguy, que já focaram os pontos essenciais.
Gostava só de relembrar que é muito importante o gatinho ser avaliado por um veterinário para se determinar se realmente está obeso (isto tendo em consideração que os Bosques da Noruega podem atingir um peso aceitável de 8 quilos). Se sim é necessário que faça análises à glicémia para determinar se desenvolveu diabetes, estabelecer um plano de perda de peso e eventualmente mudar para uma ração de dieta de prescrição veterinária (existem muitas e são preferíveis, nestas situações, à Light da RC).

Tendo eu 3 gatinhas e sendo que 2 delas são obesas tenho obrigatóriamente que lhes dar rações diferentes. No início foi um pouco complicado mas penso que basta um pouco de organização e disciplina para rapidamente se habituar.
Não tenho a ração à disposição. Estabeleci horários certos para lhes dar a ração e, exceptuando à Miona que não tem problemas de excesso de peso, divido a dose diária recomendada pelo número de refeições diárias.
Mesmo que não tivesse 2 gatinhas com obesidade optaria por este método pois nesse caso as 3, e visto que têm idades diferentes e algo distantes entre si, comeriam cada uma rações adequadas à sua idade e condição e logo não seria conveniente andarem a beliscar as rações umas das outras.
Para além disto parece-me, e também por indicação veterinária, que esta é a melhor forma de garantir que problemas precisamente como este da obesidade se desenvolvam.

Das 2 gatinhas obesas que tenho uma é muito activa, com apenas 2 anos de idade, e a outra é muito sedentária, já com 11 anos.
Com a Tusca não tenho problemas em assegurar que corre e brinca e por isso não necessito de algo para a estimular.
Já com a Cd é mais complicado pois por vontade dela estava todas as 24 horas do dia a dormir. Comprei alguns brinquedos e um laser para a estimular para a brincadeira e correria. No caso dela tenho mesmo de ser eu a incentivá-la e claro que isso implica ter a disponibilidade e disposição de todos os dias perder algum tempo a brincar com ela.

Para finalizar, com a ração de dieta noto que o pêlo cai mais e não fica tão sedoso e brilhante. Na Tusca embora note diferenças não tenho tanto esse problema, mas já na Cd e talvez por ela ser uma gatinha já sénior é uma coisa por demais! Assim, todos os dias escovo o pêlo delas com uma escova própria.
Sendo que o seu gatinho tem já 9 anos e é um Bosques da Noruega, e isso por si só já exige alguma manutenção extra com o pêlo, pode também acontecer de o pêlo cair mais.
Sei que existem alguns suplementos para prevenir a queda de pêlo e tornar o mesmo mais brilhante e sedoso. Por acaso é algo que ainda não experimentei aliado à escovagem diária e por isso não posso dar uma opinião acerca deles. No entanto fica a dica e fale com o veterinário acerca disto.

Editado: "...de garantir que problemas precisamente como este da obesidade se desenvolvam." - Queria eu dizer: de evitar que problemas como este da obesidade se desenvolvam. :oops:!
Última edição por jcmac em quarta jun 25, 2008 1:17 am, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mathilde393
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 10:49 pm

Obrigada pelas dicas que me deram... sei q um bosques pode pesar 8 kilos e ser normal... mas se o vissem... ele esta mesmo gordo!!!! nao é pesado de tamanho por ser grande... alem de garnde que é... ta largo!!! e muito... vou colocar mais fotos no petsite dele... tentei tirar fotos para melhor se perceber o tamanho real dele...
Como ja tinha referido... vou leva-lo ao vet... é pratica comum ca em casa... qqr coisa vamos nos para a clinica... so queria mais informaçoes a respeito... assim tb posso colocar mais questoes ao vet :)
Em relaçao a alimentaçao, vou ver o q ele me sugere... so espero que o Piny-Pon nao tenha problemas de saude...
Ja agora... o nome dele era Pimpão, mas como nao é o meu nome preferido... adaptei-o de forma a q ele entenda (para n lhe alterar a identidade ao fim de 9 anos, pois soa da mesma forma) e acaba por ser engraçado... pelo tamanho dele... o ultimo nome q lhe poria seria mesmo de Piny-Pon... pq n tem mesmo nada a ver!!! :) :)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça jun 24, 2008 11:19 pm

Viva!

Eu tenho um gato obeso, agora já não está tão obeso, por causa da dieta, mas é largo e grande de tamanho e com a idade acabou por ficar hipertenso e ter problemas cardíacos, mas felizmente não tem diabetes.
Ele come RD da Hills, não conhecia as marcas que têm falado. Ah, e já comeu Obesity ( penso que se chama assim ) da Royal Canin, mas esta causava-lhe outros problemas. Por isso, muito cuidado com a obesidade, eu tenho um exemplo vivo do que ela poderá causar ou potenciar. :)
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta jun 25, 2008 1:04 am

mathilde33, espero que tudo esteja bem com o Piny-Pon :wink:!
Depois dê notícias!

mlusa, felizmente nenhuma das minhas 2 gatinhas que são obesas desenvolveram problemas de saúde até à data. Tirando uma artrose que foi diagnosticada no início deste ano à Cd e que não está directamente relacionada com a obesidade, estão muito bem de saúde :)!
Fazem análises de 2 em 2 anos (embora eu acho muito tempo entre análises e se calhar vou sugerir à vet para fazerem anualmente) e a próxima vai ser a Cd já em Setembro. Espero não ter nenhuma surpresa :?... nunca se sabe né :wink:?
Tudo de bom para o seu menino :D!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 25, 2008 9:16 am

Olá...
Eu não tenho nada a acrescentar, aliás, até aprendi algumas coisinhas ao ler este tópico... :wink:
Quero apenas dar uma ideia para exercitar esse menino... Tem daquelas palhinhas coloridas que se usam para colocar no interior de jarrões para adorno :?: Bem... A minha gata fica maluca com isso, pode estar a dormir ferradinha, se ouve as palhinhas aparece logo perto do jarrão... Eu pego numa palhinha e obrigo-a a correr, a saltar, a brincar... No fim ela acaba toda rota (ela e eu) mas é uma das formas que tenho de a tornar activa :wink:

A minha gata tem 1 ano e dois meses, pesa 5,800g...
Fomos sexta-feira à vet... Quando abri a transportadora a vet ficou a olhar muito espantada para ela e perguntou se aquela era a minha gata, se era a gata que eu lá costumava levar...
Eu disse que sim, que era ela e ela disse muito admirada:
-Que gata tão grande, parece um gato :o
Também... Ela já não a via à meio ano... Mas disse que aquele tamanho não era muito normal para uma gata...
Depois, quando a fomos pesar a vet disse que para o tamanho não estava muito pesada, ela só tem uma gordorinha acomulada na zona da incisão, de resto até é bem normal, não tem gordura para os lados, nem nada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”