dúvidas de principiante
Olá amigos!
Adoro peixinhos e adorava montar um aquário de água fria.
Arranjei um aquário de 22 litros, e tenho areia daquela que é própria para aquários, que nao tem pó nem residuos.
O que eu gostava que me dissessem é, para um aquário de 22 litros, para 2 ou 3 peixinhos de agua fria:
1- duarante knto tempo tenho de ter o aquário a trabalhar antes de introduzir o primeiro peixinho?
2- devo ter uma bomba de ar para além do filtro ou se o filtro chega para fazer a oxigenação da agua.
3-posso introduzir um planta aquática verdadeira?
Obrigada a todos =)
beijinhos
Adoro peixinhos e adorava montar um aquário de água fria.
Arranjei um aquário de 22 litros, e tenho areia daquela que é própria para aquários, que nao tem pó nem residuos.
O que eu gostava que me dissessem é, para um aquário de 22 litros, para 2 ou 3 peixinhos de agua fria:
1- duarante knto tempo tenho de ter o aquário a trabalhar antes de introduzir o primeiro peixinho?
2- devo ter uma bomba de ar para além do filtro ou se o filtro chega para fazer a oxigenação da agua.
3-posso introduzir um planta aquática verdadeira?
Obrigada a todos =)
beijinhos
posso responder que plantas aquáticas não só podes com deves!
quanto a oxigenação, é melhor comprares uma bomba de oxigenação porque se não terás de mudar muitas mais veses a agua do teu aqua. se n te importares td bem! mas c a oxigenação a semanas que so precisas mudar 25% da tua agua por exmplo.
ha e não introduzas apenas uma planta, os peixes gostam, força nisso!
boa sorte
quanto a oxigenação, é melhor comprares uma bomba de oxigenação porque se não terás de mudar muitas mais veses a agua do teu aqua. se n te importares td bem! mas c a oxigenação a semanas que so precisas mudar 25% da tua agua por exmplo.

ha e não introduzas apenas uma planta, os peixes gostam, força nisso!

boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Boas
Gostava só de te realçar que a diferença de aquário de agua fria para aquário de agua quente, a única diferença é um termostato, que para essa litragem não te custa mais do que 12/15 € e um termometro que custa praí 1,5 €, para poderes contrular a temperatura, se bem que mesmo com agua fria o deves fazer porque no verão mesmo sem termostato a temperatura da agua num aquário sobe muito.
Apesar da litragem ser pouca, com agua quente a tua hipótese de escolha de peixes seria muito maior.
Mais uma chamada de atenção, os vulgos peixes dourados de agua fria (kinguios), não são aconselhados para aquários, muito menos para 20 litros.
cumprimentos.
Gostava só de te realçar que a diferença de aquário de agua fria para aquário de agua quente, a única diferença é um termostato, que para essa litragem não te custa mais do que 12/15 € e um termometro que custa praí 1,5 €, para poderes contrular a temperatura, se bem que mesmo com agua fria o deves fazer porque no verão mesmo sem termostato a temperatura da agua num aquário sobe muito.
Apesar da litragem ser pouca, com agua quente a tua hipótese de escolha de peixes seria muito maior.
Mais uma chamada de atenção, os vulgos peixes dourados de agua fria (kinguios), não são aconselhados para aquários, muito menos para 20 litros.

cumprimentos.
Olá.
22 litros e peixes de água fria não combinam, é muito pouco.
Com um aqua desse tamanho, investia num termostato, como o Element sugeriu e procurava outros peixes, talvez um betta, um trio de guppys ou 5 néons, por exemplo. Os peixes de água quente para além de mais vistosos apresentam mais espécies que se podem adequar ao volume de água disponível.
Para um betta, o filtro só é suficiente, pois é um peixe de águas paradas. Para os outros, se o filtro fizer uma boa movimentação de água penso que pode prescindir da bomba. As plantas naturais também contribuem para a oxigenação e bem estar dos peixes.
Cumprimentos.
22 litros e peixes de água fria não combinam, é muito pouco.
Com um aqua desse tamanho, investia num termostato, como o Element sugeriu e procurava outros peixes, talvez um betta, um trio de guppys ou 5 néons, por exemplo. Os peixes de água quente para além de mais vistosos apresentam mais espécies que se podem adequar ao volume de água disponível.
Para um betta, o filtro só é suficiente, pois é um peixe de águas paradas. Para os outros, se o filtro fizer uma boa movimentação de água penso que pode prescindir da bomba. As plantas naturais também contribuem para a oxigenação e bem estar dos peixes.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
O preço depende da qualidade, marca e local de compra. No meu caso recuso-me a vender aquecimentos a esse preço.LenaPS Escreveu:Bem nao fazia ideia que o termostato era tao barato! entao acho que me vou aventurar para os de agua quente porque realmente sao tão lindos!!
obrigada a todos =)
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Veterano
BoasLenaPS Escreveu:Bem nao fazia ideia que o termostato era tao barato! entao acho que me vou aventurar para os de agua quente porque realmente sao tão lindos!!
obrigada a todos =)
Fazes bem em pensar em colocar um termostato. Mas atenção á escolha dos peixes por causa dos requesitos de cada espécie, esse aquário é pequeno (considerado nanoaqua) e com esse tamanho a escolha vai ser muito limitada. Se precissares de opiniões na escolha tás a vontade.
cumprimentos.
-
- Membro Veterano
BoasAquapet Escreveu:O preço depende da qualidade, marca e local de compra. No meu caso recuso-me a vender aquecimentos a esse preço.LenaPS Escreveu:Bem nao fazia ideia que o termostato era tao barato! entao acho que me vou aventurar para os de agua quente porque realmente sao tão lindos!!
obrigada a todos =)
O meu ELITE de 100W, custou-me 16.50€ numa loja.
Ela com um aqua de 20 litros não precissa mais do que de um de 25W ( o que não é fácil de encontrar), mas mesmo um de 50W nem deve chegar ao preço que referi.
Se calhar queres ter é margens de lucro demasiado altas...
cumprimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Se és iniciante, não aconselho de todo esse aquario muito menos para peixes de agua fria, e com o tempo vais perceber o que eu digo! Os parâmetros de agua são muito mais difíceis de manter e é preciso manter uma limpeza muito mais assídua. No limite o que já foi referido por alguém, UM betta.
-
- Membro
- Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm
Isto num aqua pequeno....paulop Escreveu:Se és iniciante, não aconselho de todo esse aquario muito menos para peixes de agua fria, e com o tempo vais perceber o que eu digo! Os parâmetros de agua são muito mais difíceis de manter e é preciso manter uma limpeza muito mais assídua. No limite o que já foi referido por alguém, UM betta.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
A diferença entre 16,50 e 12,00 euros é grande em termos percentuais, é menos 30% do valor.dinodane Escreveu:Também já comprei de marca reconhecida por esses preços, não percebo o teor do post do Aquapet...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Quanto mais pequeno o aquário, mais difícil é de cuidar, maior a probabilidade de acontecerem problemas. Se morre qualquer coisa, excesso de comida, um aquário pequeno sofre alterações rápidas na qualidade da água.
No que respeita a termostatos, fica aqui a minha experiência: tinha um termostato baratinho e uma altura acordei e nem conseguia meter a mão no aquário, de tão quente que estava a água.
O termostato é uma peça que quando avaria causa problemas graves e acho que vale a pena dar mais meia duzia de euros por um termostato de boa qualidade (não confundir com potencia)
No que respeita a termostatos, fica aqui a minha experiência: tinha um termostato baratinho e uma altura acordei e nem conseguia meter a mão no aquário, de tão quente que estava a água.
O termostato é uma peça que quando avaria causa problemas graves e acho que vale a pena dar mais meia duzia de euros por um termostato de boa qualidade (não confundir com potencia)
Olá a todos
Umas duvidas:
1- depois de colocar o areão e de por o filtro a trabalhar quanto tempo devo esperar até introduzir os primeiros peixes?
2- Devo montar logo o aqua todo ( area, pedras e plantas) logo de uma vez ou esperar algum tempo entre cada etapa?
Obrigada =)
Umas duvidas:
1- depois de colocar o areão e de por o filtro a trabalhar quanto tempo devo esperar até introduzir os primeiros peixes?
2- Devo montar logo o aqua todo ( area, pedras e plantas) logo de uma vez ou esperar algum tempo entre cada etapa?
Obrigada =)
-
- Membro Veterano
Boas
Deves colocar logo toda a decoração especialmente as plantas (presumo que sejam verdadeiras) que ajudam bastante. Atenção as pedras e ao areão, se forem calcários vão fazer com que o ph suba e por vezes muito. Para saberes que não têm origem calcária faz o teste do limão, deita umas gotas e se fazer reacção tem origem calcária.
Existe nas lojas de animais produtos para iniciar o ciclo do azoto, deves colocar isso assim que coloques o filtro a trabalhar.
A colocação de bactérias ajuda mas practicamente o ciclo só começa com a introdução de vida lá dentro. Consoante o ph da tua agua escolhe um peixe resistente e coloca-o lá (não te esqueças de fazer a habituação). Outra opção, se tiveres comprado o aqua numa loja ou quando lá fores comprar plantas, podes pedir phisas. São caracóis que normalmente vêm com as plantas e reproduzem-se que nem uns malucos, muita gente não gosta deles pois podem tornar-se uma praga, no entanto são uma boa ajuda para iniciar o ciclo e de borla.
Para controlares o desenvolvimento do ciclo é precisso fazeres testes á agua. Primeiro aparece a amónia, depois nitritos e por fim nitratos.
O amadurecimento de um aqua leva cerca de um mês.
Deves colocar logo toda a decoração especialmente as plantas (presumo que sejam verdadeiras) que ajudam bastante. Atenção as pedras e ao areão, se forem calcários vão fazer com que o ph suba e por vezes muito. Para saberes que não têm origem calcária faz o teste do limão, deita umas gotas e se fazer reacção tem origem calcária.
Existe nas lojas de animais produtos para iniciar o ciclo do azoto, deves colocar isso assim que coloques o filtro a trabalhar.
A colocação de bactérias ajuda mas practicamente o ciclo só começa com a introdução de vida lá dentro. Consoante o ph da tua agua escolhe um peixe resistente e coloca-o lá (não te esqueças de fazer a habituação). Outra opção, se tiveres comprado o aqua numa loja ou quando lá fores comprar plantas, podes pedir phisas. São caracóis que normalmente vêm com as plantas e reproduzem-se que nem uns malucos, muita gente não gosta deles pois podem tornar-se uma praga, no entanto são uma boa ajuda para iniciar o ciclo e de borla.
Para controlares o desenvolvimento do ciclo é precisso fazeres testes á agua. Primeiro aparece a amónia, depois nitritos e por fim nitratos.
O amadurecimento de um aqua leva cerca de um mês.