Problemas com tinha (fungo)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

terça mai 27, 2003 10:13 am

Olá amigos.

Tenho muitas novidades para contar! A familia de miaus aumentou. Agora além do Tico e do Teco (o gatinho da quimio), tenho a Noor (uma gata muito difícil que já foi devolvida por duas vezes à CATUS e por isso adoptei-a) e o Romeu que recolhi da rua a semana passada.
Tudo isto seria optimo, até porque o meu Teco está muito melhor.... mas o Romeu tem um problema de pele. Ao que parece é um fungo - tinha - e a Noor já começou também com comichões. Ontem fomos ao Vet que recolheu amostras de pele do Romeu para efectuar uma biópsia. Mas os resultados demoram uma semana. Entretanto fui aconselhada a colocar Pevaryl no Romeu.

Isto tudo para vos perguntar... alguém já teve este problema? esse fungo é muito resistente ou basta desinfectar a casa com água e lixívia? e em relação à roupa?. Desculpem tantas perguntas de uma só vez, mas não sei como agir porque é a 1ª. vez que estou nesta situação, por isso toda a vossa ajuda e informações são muito bem vindas.

Agora mudando de assunto... já tenho fotos dos manos Tico e Teco e da Noor, mas não sei como coloca-las no forum. Mas vou tentar. As fotos do Romeu ficam para quando ele estiver com melhor aspecto, pois agora quase não tem pelo.

Beijokas da familia
Monica, Tico, Teco, Noor e Romeu
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 27, 2003 10:35 am

Olá

Antes de mais parabéns pelo aumento da família felina.

Em relação á Tinha não sei grande coisa e andei a fazer uma pesquisa mas não encontrei nada, terá outro nome?
Mas os fugos normalmente com os tratamentos passam, mas são altamente contagiosos sendo necess´rio desinfectar o ambiente e muitas vezes as pessoas têm de tomar algum tipo de medicação, não sei se é o caso.

Em relação à colocação de fotografias é muito simples.
No seu album basta que as tenha no seu computador, entra no seu perfil, cria um album e importa as fotografias (se tiver dúvidas diga que eu ajudo). Para as colocar num tópico tem de as ter on line em alguma página da net, copia o endereço da fotografia, cola-o no tópcio, seleciona e carrega no botão de Img e desactiva os bbcode. E já está.

Queremos ver os meninos.

beijokas
kathleen
Moka
Membro

terça mai 27, 2003 10:52 am

Kathleen

Obrigada pela mensagem.

Quanto à tinha, suponho que exista um outro nome, mas também não disponho dessa informação. Não sei nada acerca deste fungo para além de saber que é contagioso, não só entre os animais (cães, gatos, gado) mas também para nós humanos.
O tratamento é possível mas muito demorado (cerca de 45 dias), como acontece com quase todos os problemas de pele.

Muito obrigada pela ajuda com as fotos. Logo a seguir ao almoço vou tentar coloca-las.

Beijocas e ronrons da familia felina para si e para a Amélia.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça mai 27, 2003 11:05 am

tente também isolar o romeu, pois como a tinha é muito contagiosa, pode criar um ciclo vicioso com os outros gatos. atenção aos restos de pelo com pele e caspas que propagam a doença. boa sorte. (45 dias não é muito tempo para curar uma doença de pele, tive duas cadelas da minha tia que andei a tratar de uma dermatite que agora não me lembro o nome, durante cerca de sete meses!, 45 dias, com uma boa dose de paciência passam num instante ). espero que o seu romeu fique bom rapidamente!!! :|
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mai 27, 2003 11:28 am

Olá,

Parebens pelos seus novos gatinhos e pelas melhores do Teco. Os gatos adaptaram-se bem uns aos outros?

A tinha cura-se bem, mas tem que ter muita atenção para nao pegar aos outros. Entretanto, quando começar o tratamento do Romeu, acho que devia dar banho a todos os outros gatos com um champoo dermatológico particular para este caso.

Boa sorte.

Miau
Moka
Membro

terça mai 27, 2003 11:42 am

Olá Miau.

No início foi complicado a adaptação. A Noor é uma gatinha muito traumatizada, pois sofreu maus tratos, foi abandonada e apanhada pela CATUS. Já teve dois lares, mas ambos a devolveram porque ela é uma gata muito difícil. Parece que os antigos donos não lhe deram nem espaço nem tempo suficiente. Quando a Noor foi para minha casa passou duas semanas sem sair do seu cantinho. Até a comida e a pedra tiveram de ser colocadas a seu lado. Mas foi ganhando confiança e agora já está à vontade. Continua a não gostar de estranhos, tanto pessoas como outros gatos, por isso a chegada do Romeu foi uma verdadeira catástrofe para ela.

Mas para minha supresa já lhe passou. Levei o Romeu para casa na sexta-feira e ontem a Noor foi recebe-lo com uma marradinha quando chegamos do Vet.

Sei que devia isolar o Romeu, mas parece-me tão cruel deixá-lo sozinho. ele já sofreu tanto...
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça mai 27, 2003 12:06 pm

Olá Moka,

Perguntei porque tenho um gato que nao aceita gatos adultos. Este gato, o Alex, foi adoptado em Janeiro e encontrei o Teco atropelado em Abril... é uma guerra. Desde ai o Teco tem estado separado, ou seja, tem direito a uma salinha e a respectiva varanda. Tenho notado alguma ansiedade quando lá entramos, nota-se que tem falta de companhia, mas já la está quase 2 meses e provavelmente o Romeu não precisa de tanto tempo. Não custa muito.

Boa sorte

Miau
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

terça mai 27, 2003 12:38 pm

os meus parabéns pela chegada dos novos mikis e um beijinho grande ao Teco. Parece-me que somos vários a receber meninos novos nesta altura, eu trouxe uma gata adulta para casa, um dos meus gatos não a quer nem ver, e ela, assusta-se com tudo. Boa sorte com o Romeu, acho que especialmente para o teco é capaz de ser perigoso. Não tens uma marquise ou portas de vidro em casa? Desta forma eles sempre se poderiam ir vendo.... vou tentar saber mais alguma coisa sobre a "tinha".
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça mai 27, 2003 12:47 pm

Olá! :D
Antes de mais, Parabéns pelo novo membro da família felina!
Foi mesmo o veterinário que diagnosticou tinha ao Romeu? É que existem vários tipos de dermatites e diferentes curas para cada. Convém que seja determinada a verdadeira natureza da doença para saber qual a medida a tomar e só mesmo o vet para analisar e dar a resposta certa. Os produtos específicos para as dermatites vendem-se exclusivamente nos consultórios e não em lojas de animais, nem sequer em farmácias. Por vezes sentimo-nos tentados a curar os nossos bichanos com Betadine Dermatológico (desinfectante), Pevaril ou Canesten (anti-fúngicos) ou Cicatrim (cicatrizante) que os humanos usam quando têm problemas de pele, mas nem sempre são os mais indicados para os gatos...
A medicina veterinária tem estudado cada vez mais aprofundadamente as diferenças de reação entre humanos e gatos às mesmas enfermidades e tem desenvolvido fármacos específicos para estes últimos de modo a fazer face à ineficácia dos prescritos aos humanos.
Sem dúvida que será mesmo melhor levar o gatinho ao vet para que ele faça um correcto diagnóstico, receite e venda o produto apropriado. Mas é melhor começar a fazer um processo de mentalização para a forte possibilidade de banhos frequentes, com todas as arranhadelas a que isso dá direito! :lol:
Até lá, é mesmo mais seguro manter o Romeu afastado dos restantes gatos, para que não se alastre este tipo de doenças extremamente contagiosas (há donos que as apanham se não tomarem as devidas precauções!). A CATUS efectua sempre o isolamento dos animais contaminados, para assegurar a saúde dos restantes. A solução de uma porta de vidro entre os bichanos resolveria o problema do isolamento integral, permitindo que se vissem... Não tens mesmo essa hipótese? Também é aconselhável a frequente desinfecção do local de isolamento, lavando-o com lixívia, e dos objectos usados pelo gato (tijelas de ração e àgua, brinquedos, mantas e mudança de areia do caixote).
Boa sorte! ;)
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

terça mai 27, 2003 1:36 pm

bem, há imensos sites Norte americanos e Ingleses sobre doenças de gatos e tb, sobre doenças de pele. Penso que encontrei qq coisa, mas sem o nome exacto da doença não vou arriscar. eu posso coclocar os links aqui ou dar algumas pistas se alguem tiver problemas no Inglês.
Penso que a Moka quer saber apenas mais coisas sobre o que se está a passar com o Romeu não?
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

terça mai 27, 2003 2:05 pm

Quando "comprei" o Luto (está entre aspas porque eu só o queria tirar daquela loja)ele estava cheio de fungos, tinha mta falta de pelo e a pele era meia esverdeada( o fungo) Foi um longo tratamento veterinário incluindo uns bons banhos de betadine(fiquei toda arranhada, claro, o gato mal me conhecia) e tb foi tratado com um produto para humanos, uma loção qq, não me lembro do nome( tudo receitado pelo vet----deviam-me ter visto na farmácia com uma receita da clinica vet.hehehe, o Homem ficou parvo), mas grande parte do tratamento foi feita no veterinário. Agora tem um pelo lindo e lustroso...ás vezes só me apetecia voltar á loja e esfregar o gato na cara da senhora que o tinha naquelas condições :p
Última edição por AutumnCat em terça mai 27, 2003 2:07 pm, editado 1 vez no total.
Moka
Membro

terça mai 27, 2003 2:06 pm

Olá a todos novamente.

Quanto à pergunta da Cleopatre...
fui ontem ao Vet com o Romeu. A hipótese mais provável é ele ter esse fungo - tinha -, mas de qualquer forma foi feita uma biópsia à pele do Romeu só que os resultados apenas estão prontos para a semana.
Assim fico sem saber como proceder em relação ao seu isolamento, porque não existe um diagnóstico preciso. Por outro lado não quero que a doença se alastre até aos meus meninos que estão saudáveis, principalmente ao meu Teco que, devido ao tumor, está muito debilitado.

Não sei o que fazer... Será isolar o Romeu a melhor solução?

Quanto à questão da Anni...
Sim, a minha intenção é saber mais sobre esse fungo, qual a sua resistência, se sobrevive sem estar alojado num ser vivo... enfim... todas as informações que puder ter sobre a tinha.
Consigo ler perfeitamente o inglês, por isso que quiser enviar os links, agradeço muito.

Beijocas a todos e muito obrigada.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 27, 2003 2:17 pm

Olá

Se fosse a si pelo sim pelo não isolava o gatinho dos outros. É que corre o risco de todos ficarem doentes...

Beijokas
kathleen
Moka
Membro

terça mai 27, 2003 2:20 pm

Autumncat

Também passei por uma situação idêntica numa loja de animais, só que não cheguei a comprar o gato. Era um lindo persa branco com sinais evidentes de maus tratos. Não tinha dinheiro na altura e a dona da loja pedia cerca de 650 € pelo bichano. Espero que alguém com bom coração o tenha levado de lá.

Fico feliz por a Autumncat ter conseguido "arrancar" o Luto daquelas condições.

Beijokas
timura
Membro Júnior
Registado: terça mai 27, 2003 3:02 pm

terça mai 27, 2003 3:28 pm

Tenho o meu primeiro gato, o Tico, desde 30 de Abril. Veio para casa com pouco mais de 1 mês! Mas vinha com um problema de pele -um fungo.
A veterinária recomendou uma pomada dérmica, que apliquei vezes sem conta, de 12 em 12 horas (+ ou -).

Mas o fungo propagava-se para vários pontos da pele do gato... patas, cabeça, corpo e cauda.
Ao fim de uns dias, levei-o ao Vet novamente.

Os comprimidos que no ínicio não lhe queriam dar, porque o gato era muito novo e poderiam fazer mal ao figado, acabaram por resultar em beleza... e passado pouco mais de 1 semana já o pelo começava a crescer! Em conjunto, continuei a aplicar a pomada e um xarope para o fígado, para compensar o mal feito pelos comprimidos.

Ele está hoje muito agradecido :D
Se quiserem posso colocar aqui o nome dos medicamentos... sem esquecendo que cada caso é um caso!
Responder

Voltar para “Gatos”