A alergia ao gatos é sinceramente um mito, enquanto não provada a nível clínico através do doseamento dos anticorpos que existem no nosso organismo, para verificar para qual antigénio estamos a produzir anticorpos. Entendam antigénio como o que é estranho ao organismo, e anticorpos o que nos defende o organismo. Eu própria sou extremamente alérgica a muita coisa, alimentos, pólen, pêlos seja de coisas inanimadas como de animais etc, no entanto não sou alérgica nem a minha gata nem ao gato da minha avó materna, já ao gato da minha avó paterna já o sou. Tudo se explica clinicamente. Quando um individuo entra em contacto com o alérgeno, dito antigénio, o seu corpo inicia a produçao de anticorpos contra determinado alérgeno. Se a exposiçao a esse alérgeno é constante, ou seja se ele vive connosco, pode ser iniciar um processo de imunizaçao relativamente a esse alérgeno. Foi o que aconteceu comigo em relaçao a minha gata e ao gato da minha avó materna. Sou alérgica ao gato da minha avó paterna porque não convivo constantemente nem tanto com ele. Dito pelo meu professor de imunlogia, que é director clínico so serviço de alergologia do Hospital de Santa Maria, infelizmente muitos colegas dele assim que um paciente tem uma crise alergica, perguntam logo: "tem animais?? Cães, gatos, pássaros??? etc etc" se sim, "então livre-se deles o mais rapido possivel!!!" e a maioria das pessoas confia no médico e fá-lo sem pensar duas vezes, sem realizar as respectivas análises, e doseamento de anticorpos para verificar efectivamente ao que somos alérgicos. A maioria das vezes segundo ele, somos alérgicos ao que a maioria da populaçao é, como por exemplo ao pólen das árvores, e não aos animais que temos em casa. Mas nessa altura já tá o menino para adopção ou na rua não é?? Desculpem ter-me alongado tanto com a resposta, mas no fundo vi neste tópico um possível alerta para as pessoas não confiarem logo numa primeira opinião de um médico sem fazerem as rescpectivas análises. O animal que adoptamos ou que adquirimos não tem culpa do facilitismo de muitos médicos. Tosse seca não é definitivamente um sintoma de alergia ao pêlo dos gatos. No entanto a sintomatologia varia de individuo para individuo. Provavelmente pode estar a desenvolver alergia ao pó que anda no ar devido ao extremo calor que se faz sentir, a umas obras que tenha perto de casa, a uma arvore que existe na rua/avenida onde mora, as vezes até a alérgenos que existem dentro da sua habitação como um cobertor, a roupa de inverno que mudou para a de verão e tocou naquele casaco de malha, enfim pode ser mesmo muita coisa. Vá ao médico, mesmo alguns sendo muito facilitistas, só ele poderá fazer um diagnóstico mais correcto. Só acrescento uma curiosidade, os alérgenos dos cães e dos gatos, nomeadamente os pêlos são muito muito leves, e circulam muitas vezes nas correntes de ar dos que existem entre apartamentos do mesmo prédio, ou de moradias situadamente proximas, pode acontecer mesmo estar a desenvolver alergia ao pêlo do animal do seu vizinho, que nesta altura do ano eles perdem imenso nunca vi

do que propriamente ao seu gato. Foi dito novamente pelo meu professor que isso acontece muito frequentemente, e por vezes as pessoas nem têm animais mas desenvolvem alergia aos animais que existem no espaço contiguo. As suas melhoras!!