
Nome científico: Rhampholeon Brevicaudatus
Nome popular: Camaleão Folha
Ordem: Squamata
Subordem: Lacertilia
Família: Chamaeleonidae
Tamanho: Podem alcançar os 6 cm´s
Longevidade: Podem chegar até ao 5 anos em cativeiro
Origem: Florestas tropicais da costa da Tanzânia, Este de África
Ambiente: Habitam o chão da floresta húmida entre folhas secas. Podem ser encontrados entre o nível do mar e em locais com 1300 metros de altura.
Hábitos: Esta é uma das espécies de camaleões que tem como característica soar um "buzz" ou vibração, quando incomodado
Terrário: Os R. brevicaudatus necessitam de uma humidade alta constante, e sendo uma espécie básicamente terrestre um terrário de 30, 30,30 é suficiente para um par ou um trio, nunca devem ser mantidos machos juntos pois podem gerar agressões.O substracto do terrario deve ser constituído por húmus e ter uma grande variedade de plantas, folhas mortas, bark e sítios de refúgio.
Alimentação: Os Rhampholeon são bastante vorazes, mas muito esquisitos na hora de comer, pois podem comer uma grande quantidade de micro-grilos e nao tocar em nenhum outro alimento. Mesmo assim deve-se tentar alimentar com a maior variedade de alimento possível. Qualquer alimento oferecido deve se polvilhado com vitaminas e cálcio.
Iluminação: Uma lâmpada de 2.0 de 13w é o indicado.
Húmidade: Em volta dos 70%. Borrifar o terrário 2 vezes ao dia pode ser suficiente.
Temperatura: Estes camaleoes podem ser mantidos a temperaturas de 18º a 25º. Nos meses mais quentes é recomendado que as temperaturas rondem os 25º aos 30º.
Dimorfismo sexual: Diferenciar os sexos destes animais pode ser um desafio. As femeas tendem a ter uma cor uniforme eos machos custumam ter padraoes.


fonte: www.reptilariovirtual.com
cumps

Ps este texto sofreu algumas modificaçoes e desculpem n ter metido antes
