[Care sheet] Rhampholeon Brevicaudatus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

quarta jun 25, 2008 5:03 pm

Esta care sheet não é muito aprofundada(penso eu) é só uma coisinha para terem uma ideia da espécie :wink:

Nome científico: Rhampholeon Brevicaudatus
Nome popular: Camaleão Folha
Ordem: Squamata
Subordem: Lacertilia
Família: Chamaeleonidae
Tamanho: Podem alcançar os 6 cm´s
Longevidade: Podem chegar até ao 5 anos em cativeiro
Origem: Florestas tropicais da costa da Tanzânia, Este de África
Ambiente: Habitam o chão da floresta húmida entre folhas secas. Podem ser encontrados entre o nível do mar e em locais com 1300 metros de altura.
Hábitos: Esta é uma das espécies de camaleões que tem como característica soar um "buzz" ou vibração, quando incomodado

Terrário: Os R. brevicaudatus necessitam de uma humidade alta constante, e sendo uma espécie básicamente terrestre um terrário de 30, 30,30 é suficiente para um par ou um trio, nunca devem ser mantidos machos juntos pois podem gerar agressões.O substracto do terrario deve ser constituído por húmus e ter uma grande variedade de plantas, folhas mortas, bark e sítios de refúgio.
Alimentação: Os Rhampholeon são bastante vorazes, mas muito esquisitos na hora de comer, pois podem comer uma grande quantidade de micro-grilos e nao tocar em nenhum outro alimento. Mesmo assim deve-se tentar alimentar com a maior variedade de alimento possível. Qualquer alimento oferecido deve se polvilhado com vitaminas e cálcio.
Iluminação: Uma lâmpada de 2.0 de 13w é o indicado.
Húmidade: Em volta dos 70%. Borrifar o terrário 2 vezes ao dia pode ser suficiente.
Temperatura: Estes camaleoes podem ser mantidos a temperaturas de 18º a 25º. Nos meses mais quentes é recomendado que as temperaturas rondem os 25º aos 30º.
Dimorfismo sexual: Diferenciar os sexos destes animais pode ser um desafio. As femeas tendem a ter uma cor uniforme eos machos custumam ter padraoes.

Imagem

Imagem

fonte: www.reptilariovirtual.com

cumps :wink:

Ps este texto sofreu algumas modificaçoes e desculpem n ter metido antes :oops:
Última edição por XskullX em quarta jun 25, 2008 10:17 pm, editado 4 vezes no total.
<p>&nbsp;"Chegar&aacute; o dia em que o Homem conhecer&aacute; o &iacute;ntimo dos animais. Nesse dia, um crime cometido contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." - Leonardo Da Vinci </p>
<p>1.0.0 Iguana Iguana </p>
<p>1.0.0 Nymphicus Hollandicus </p>
<p>2.1.1 Serinus Canaria</p>
<p>1.0.0 Carduelis Carduelis </p>
<p>0.0.1 Perca Fluviatilis</p>
<p>0.0.1 Paramesotriton Fuzhongesis</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quarta jun 25, 2008 5:37 pm

Bom trabalho. Apanhaste bem o básico.

Apenas uns pormenores/dicas...

- Para evitarem inundações no fundo do terrário (como me aconteceu ao inicio) convém colocar uma camada de uns 4/5 cms de bolas de argila expandida para absorverem a água e depois sim colocar o humus e o forest bark. Acreditem que no Inverno sem isso o fundo do terrário vai ficar uma piscina em menos de nada.

- Convém afastar ligeiramente as lâmpadas de UVB do topo to terrário, esta espécie não necessita muito de UVB, havendo até quem dispense isso por completo (o que eu tb não concordo).

- Quando as temperaturas passam os 25/26 graus, apliquem mais uma ou duas sessões de borrifadelas no terrário ou, se não estiverem em casa, programem os misters ou foggers para uma meia hora extra. Eles aguentam bem o calor desde que tenham a humidade alta e água para beber.

- É bastante difícil distinguir fêmeas de machos nesta espécie. Têm tamanhos semelhantes mas as fêmeas têm a cauda menor e são mais "aboladas" os macho são mais esguios, têm uma serrilha mais pronunciada nas costas, têm a cauda maior e mais riqueza de padrões como já foi referido.

- Outra curiosidade: São tb das espécies de camaleões com mais alta taxa de reprodução em cativeiro devido ao facto de os ovos não necessitarem de grandes preocupações. Basta manter a humidade a 80/85% e a temperatura normal do terrário e voilá. Ou seja, muita gente até os deixa no terrário e deixa a Natureza seguir o seu curso. Há histórias de ovos que foram transportados durante quilómetros e chegados ao destino, e dois meses depois eclodiram quase todos.

- Resta referir que a alimentação dos grilos é muito importante, visto que o que eles comerem vai-se reflectir no que o camaleão come. Verduras, cenoura, fruta e ração de grilo são os alimentos que eu uso. Água é dispensável pq eles vão buscá-la às frutas e verduras. Deixar num sitio arejado para dificultar o aparecimento de bolores. Com algum cuidado pode-se minimizar a perda de grilos.

Espero que ajude. Se me lembrar de mais alguma coisa, aviso.

Fiquem bem.
Mushroom
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2007 5:04 pm

quarta jun 25, 2008 5:52 pm

Isso tem direitos de autor: http://reptilariovirtual.com
E é feio copiar de um site. Ao menos colocar o site onde foste buscar isso, não? :wink:
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta jun 25, 2008 6:58 pm

Realmente essa ficou-te mt mal.. Se queres fazer algo pela comunidade, ao menos não copies os outros, ou quando o fazes, dizes quem copias..

By the way, é uma espécie engraçada, e a care sheet pode servir de base para quem quiser ter exemplares destes..
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quarta jun 25, 2008 7:34 pm

A pessoas espertinhas!
Gostavas que te fizessem o mesmo?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jun 25, 2008 8:29 pm

Mushroom Escreveu:Isso tem direitos de autor: http://reptilariovirtual.com
E é feio copiar de um site. Ao menos colocar o site onde foste buscar isso, não? :wink:
Nem mais!
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta jun 25, 2008 9:20 pm

loL. ACONTECE ..Às vezes é-se apanhado.. LOL
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

quarta jun 25, 2008 10:14 pm

ups :oops: quando editei era para meter a fonte :oops: :oops:
e que fiz algumas modificações a sério :oops:

vou editar com a fonte
<p>&nbsp;"Chegar&aacute; o dia em que o Homem conhecer&aacute; o &iacute;ntimo dos animais. Nesse dia, um crime cometido contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." - Leonardo Da Vinci </p>
<p>1.0.0 Iguana Iguana </p>
<p>1.0.0 Nymphicus Hollandicus </p>
<p>2.1.1 Serinus Canaria</p>
<p>1.0.0 Carduelis Carduelis </p>
<p>0.0.1 Perca Fluviatilis</p>
<p>0.0.1 Paramesotriton Fuzhongesis</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta jun 26, 2008 2:37 am

:lol:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta jun 26, 2008 9:05 am

Eu tenho muito respeito pela boa vontade dos users que decidem criar care sheets sobre especies, enriquecendo os foruns, mas será que sou só eu que sou da opinião que uma care sheet deve ser elaborada, ou ainda que seja copidada, por alguem que perceba minimamente aquilo que está a escrever, ou seja, que tenha solidos conhecimentos sobre a especie e/ou experiencia na sua manutenção?

Assisto montes de vezes a pessoal que se interessa espontaneamente por uma, vao ao google e aprimeira care sheet que encontram, traduzem e chapam-na aqui. Isto na generalidade a meu ver é errado já que a pessoa nao tem a noção se é uma fonte segura ou uma porrada de bácoras!
E depois, a boa vontade pode acabar mal!!!

Amigos, agradeço a vossa disponibilidade, preocupação, boa vontade, mas as coisas não são bem assim! Não basta ter apenas boa vontade!

Não estou a falar de nada em concreto, nem desta care sheet em particular, pois até é mesmo um paninho leve sobre a especie, e quem tiver interessado nao tem outro remedio sobre pesquisar muito mais na net, mas cuidado, muito cuidado!
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quinta jun 26, 2008 9:00 pm

Imagem

:twisted:
Armindo77
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 11:30 pm

Apesar do lapso do XskullX, ficou aqui o básico para o cuidado desta espécie. É sempre muito difícil abranger todos os aspectos do tratamento destes camaleões. Ás vezes a prática ensina-nos muito. Eu (in)felizmente aprendi com os meus erros, alguns pequenos outros maiores...

Mais umas dicas:

- Manter o terrário num sítios relativamente calmo. Os camaleões precisam mesmo de dormir bastante e manterem um ciclo dia/noite estável.

- As ninhadas costumam ser de 2 a 4 ovos e não têm época fixa para reprodução. A qualquer altura do ano podemos ser surpreendidos.

- O manuseamento deve ser o menor possível... são camaleões muito tímidos e devido à diferença de tamanho em relação a nós, sentem-se sempre um pouco desconfortáveis nas nossas mãos.

Se me lembrar de alguma coisa mais, ponho aqui... abraço!
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quinta jun 26, 2008 11:38 pm

quanto pode rondar o preço de um camaleao folha só por curiosidade e para ter uma leve noção...
Armindo77
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 11:44 pm

furanita Escreveu:quanto pode rondar o preço de um camaleao folha só por curiosidade e para ter uma leve noção...
Já vi a 30, 50 e 80 euros... :D Ainda não está "tabelado" acho eu. Também depende da idade. Muito pequenos costumam ser mais baratos mas há mais riscos de morrerem. Não compensa.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”