Politica dos 8 dias

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

segunda jun 30, 2008 3:16 pm

Alguém me esplica por que é que nos canis se tem que abater os cães e gatos que estão lá à 8 dias?? :?
Até porque uma adopção demora tempo tem que se ver as condições que se tem para ter o cão ou o gato e ver como está o amiguinho que queremos adoptar já para não falar na questão das idade...
Como é que uma cadela grávida e cachorrinhos bebé estão aos mesmo risco de serem abatidos nos oitos dias?
Alguém me ajuda a compreender isto? :evil:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 30, 2008 3:21 pm

Porque os canis têm um espaço e uma capacidade limitada. Porque infelizmente há imensos animais abandonados e não há meios de os albergar a todos e as pessoas que adoptam são muito poucas. Nem todos os canis abatem passados 8 dias rigorosamente.
É triste mas é a realidade, especialmente agora que vem o tempo das férias... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rgkaiser
Membro
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

segunda jun 30, 2008 3:25 pm

e as cadelas gravidas e os cachorros de poucos dias eu ia adoptar um cachorro de 3 semanas ou4 :evil:
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

segunda jun 30, 2008 3:25 pm

Falta de espaço....8 ou 15 dias podem ser insuficientes mas os canis debatem-se com enchentes constantes, então por esta altura das férias a coisa complica-se ainda mais.
É triste mas é verdade, não podemos culpar os canis mas antes que os abandona. Quando um canil que devia ter 400 tem 800 cães a solução não é pacifica mas é a possível.
Cumps.
Nuno Coelho
rgkaiser
Membro
Chinchila-Kiev

segunda jun 30, 2008 3:26 pm

Nuno_Coelho Escreveu: não podemos culpar os canis mas antes que os abandona. é pacifica mas é a possível.
Eu sei mas podias dar um espaço mais alargado
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

segunda jun 30, 2008 3:35 pm

rgkaiser Escreveu:
Nuno_Coelho Escreveu: não podemos culpar os canis mas antes que os abandona. é pacifica mas é a possível.
Eu sei mas podias dar um espaço mais alargado
Eu até dava se podesse mas não não mando em nenhum canil. :D

Agora a sério, como disse a Dinodane os canis têm um espaço e uma capacidade limitada. Com cães a chegar todos os dias, em de haver espaços para esses. e só há duas formas de resolver a questão ou a adopção ou o abate. Como as adopções não dão vazão as necessidades...resta a segunda hipótese. Isto pode parecer frio mas é a realidade.
Cumps.
Nuno Coelho
rgkaiser
Membro
Chinchila-Kiev

segunda jun 30, 2008 3:39 pm

Eu já compreendo isso mas não acha que podiam ser mais tolerantes com o cachorros?
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda jun 30, 2008 4:02 pm

Já pensaram na prespectiva do animal?

Imaginem que a vossa familia vos abandona, num sitio com montes de animais, barulho, sujo, com falta de tudo o que um animal merece. O que é preferivel, prolongar o sofrimento/ trauma ou eutanasia-lo?

Sou muito sincera acho que 8 dias até é demais.
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda jun 30, 2008 4:12 pm

Fez no passado dia 22 de Junho 1 ano que adoptámos a Bia e o Rafa na União Zoófila. A altura do ano para o fazermos foi esta e foi muito pensada: inicio das nossas férias e logo mais tempo para lhes dedicarmos e tentar aliviar uma Associação, neste caso foi a UZ, dos tempos terríveis que vêem sempre por esta altura.
Nós trouxemos 2, mas naquele dia chegaram pelo menos meia dúzia... Assim é impossível!
Outra questão é... a esterilização! Se todos o fizessem, seriam talvez metade os animais abandonados e com um prazo de 8 dias de vida! Quem não tem intenção de criar em condições ou não percebe do assunto, esteriliza/castra! Tanto a Bia, como o Rafa, foram esterilizados no final da 1ª semana de estarem lá em casa! Assim, ... não há, nem pode haver azares... como os que já li por aqui!
E não tem nada a ver com o ser de raça ou não! Os meus pais têm um Rott, com aquelas coisas todas do LOP e etc e ele... também foi castrado!
No fundo os canis existem por a maioria das pessoas serem mal formadas e/ou informadas!
Se têm más condições... a culpa é de todos nós! Eles fazem o que podem para tentar resolver um problema que outros criaram.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 30, 2008 4:27 pm

Infelizmente vivemos num país onde até os próprios canis municipais se debatem com instalações miseráveis e falta de verba, quanto mais as associações que sobrevivem inteiramente à custa de donativos de sócios e beneméritos, portanto sou a favor da eutanásia dos animais e não que fiquem indefinidamente nos tarrafais caninos hiper lotados sem o mínimo de esperança, condições e bons tratos.

A realidade é que enquanto a posse dos animais não for encarada com responsabilidade esta miséria nunca irá terminar. Para muita gente cães e gatos são descartáveis e isso é bem evidente nesta altura do ano em que centenas de animais são postos na rua, entregues pelos donos para abate ou simplesmente atirados por cima dos muros das associações...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jul 01, 2008 10:16 am

De facto ( àparte: já não se utiliza o c antes do t, mas ainda vou descobrir como se distinguem os sentidos da palavra. Deve ser com uma gravata!!!! :evil: ) o prazo parece pequeno. Mas para quem se preocupa é um prazo grande demais. Pode parecer frio mas eu defendo que uma ninhada nem os tais 8 dias devia esperar.
As leis deste país, no que se refere aos direitos dos animais, ainda estão a anos de distância do ( nem digo ideal ) aceitavel. As póprias autoridades não estão "nem aí " para esses problemas.
Antes de tentarmos alterar as regras de funcionamento dos canis acho que nos devíamos voltar para a exigência de uma legislação corre(c)ta e um controle eficaz do cumprimento da lei.
Sofia
SiameseMaria
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 10:50 am

Digo sim a uma legislação mais correcta;
Também digo sim a um controle eficaz com vista ao cumprimento dessa mesma Lei.
No entanto toda esta "problemática" não se resolve apenas com Leis! Acima de tudo resolve-se com campanhas de Informação/Formação em grande escala; resolve-se com o apontar do dedo a quem abandona/maltrata um animal; resolve-se com formação nas escolas desde a infância; resolve-se com o recebermos uma Formação correcta em casa, sobre os direitos dos animais; Etc, etc, etc...
As crianças seguem os exemplos dos pais... sejam estes bons ou maus!
Se as pessoas tivessem formação... metade das Associações e Canis não tinham necessidade de existir!
É tudo uma questão de nos preocupar-mos com o que se passa à nossa volta! Perde-se algum tempo para alguns, para outros é um prazer, mas todos temos a nossa quota-parte de culpa de as coisas assim serem em Portugal...
Para além dos 2 cães, tenho mais 4 gatos... O 1º, um Siamês (supostamente...), foi abandonado com 6 meses; o 2º uma gata toda preta foi abandonada com 8 meses; o 3º e 4º vieram porque uma gata "vadia" ia ao meu jardim em busca de comida e às tantas apareceu com estes dois ainda pequeninos, que apanhei e que fiquei com eles. Nunca consegui apanhar a gata mãe, até que agora em Março tornou a "presentear-me" com 3 gatinhos! Apanhei-os, foram para o veterinário, e já foram adoptados. Entretanto falei com o veterinário que me ajudou a apanhar a gata mãe e pronto! Foi esterilizada e agora não há mais ninhadas por ali! E não paguei nada por isso! Aliás foi o próprio veterinário que me sugeriu como apanhá-la e que me disse o que fazer depois...
Eu limitei-me a comentar com ele esta situação e ele abriu-me as "portas" para fazer alguma coisa... E eu não me encostei... pus mãos-à-obra!
Nem todos têm esta disponibilidade, mas nem precisam! Basta que transmitam às crianças uma mentalidade construtiva!
IsabelMello
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 4:35 pm

Devolveu a gata à rua ou ficou com ela?
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
SiameseMaria
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 5:10 pm

Fiquei com ela... ou melhor ficou a minha irmã com ela.
Dado já ser adulta não me atreveria a pedir ao veterinário para ficar com ela, passando assim a responsabilidade de um acto que no fundo foi meu para outro.
Nem tão pouco era capaz de recolher um animal da rua para depois de o "tratar" o tornar a abandonar à sua sorte!
Para além da gata a minha irmã ficou também com um dos filhotes dela.
Por sinal um gatinho lindíssimo todo branco, com um olho azul e outro verde (nunca tinha visto), mas com o senão de ser ... surdo!
Os outros dois que falei na mensagem anterior também filhos desta gata estavam prometidos precisamente a ela, mas... afeiçoei-me a eles e já não lhos consegui dar...
Agora, consegui cumprir a promessa e ela anda feliz da vida e eles (gatos) também.

Espero é que não aparessam muitos mais, que isto de arranjar donos "bons" para eles é cada vez mais difícil de encontrar...

Apesar de ter 2 cães e 4 gatos ainda temos espaço para mais 1 ou 2, mas este "espaço" está guardado para algum caso mesmo especial e a necessitar de uma grande ajuda nossa.
Se a minha irmã não tivesse ficado com o gatinho surdo, esse seria certamente um caso especial!
IsabelMello
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 6:03 pm

Entendo perfeitamente o quer dizer pois eu também era incapaz de recolher um animal de rua e depois devolve-lo à rua.
Existem realmente animais que nos marcam e eu tenho 2 casos desses (também gatinhos) Tenho um praticamente cego e surdo e outro que não tem as patinhas.
Embora todos os meus animais mostrem aquela expressão de miminho estes 2 em particular vê-se que me são muito gratos pelo pouco que dou em troca de cada ronrom ou turrinha :D
Responder

Voltar para “Cães”