Bem servidos (ou nem por isso)??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda jun 30, 2008 6:57 pm

Boas!

Estando em manobras de negociação, qual dirigente desportivo, para mais uma aquisição (neste caso umas fêmeas de camaleão folha), tenho esbarrado nos mesmos problemas das minhas últimas incursões a lojas de répteis online e offline, criadores e afins... ou seja, tenho ouvido as costumeiras respostas de "não temos", "já tivemos", "somos capazes de vir a ter", "porque é que não compra um cão??" (ok esta última foi a brincar)... :)

Obviamente, basta um pequeno pulo a meia dúzia de sites ingleses, holandeses, alemães... ou até mesmo aqui ao lado em Espanha para ver um leque muitíssimo maior de oferta e deixar um "gajo" um bocado abatido e a pensar "porquê?!?" :(

Claro que eu não sou daqueles que só vê o lado negativo das coisas e que Portugal é sempre mau. Não! Vejo que desde há uns anos para cá temos vindo a crescer neste capítulo e logicamente é mais fácil para uma loja ter dezenas de repteis disponíveis quando tem uma população de 50 ou 60 milhões de habitantes com mais dinheiro que nós! Para além disso, e apesar de às vezes a oferta que temos parecer pouca, a verdade é que a loja que me vendeu o meu camaleão há coisa de um ano (e que tinha belos planos de importar várias espécies de camaleões pouco vistas por aqui) fechou por falta de clientela em 6 ou 7 meses! :|

Isto leva-me por fim à minha questão. Tendo em conta a população que temos, o interesse que há nestas espécies, as lojas ou criadores existentes (e qualquer outro factor que se lembrem para esta "equação"), estamos ou não bem servidos em termos de oferta/procura?:?:

Opinem amigos(as)!

Um abraço!
Última edição por Armindo77 em segunda jun 30, 2008 7:08 pm, editado 1 vez no total.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda jun 30, 2008 7:03 pm

ewu ainda nao sei nada disso porque ainda nao me pus a procura
mas basta ver como portugal vai, tudo a subir e o salario parado.
eu conheço algumas pessoas donas de petsshops que falo e me dizem que ta mau acerca das aves e peixes, quanto mais em repteis que sao para mim o que ainda existe pouca clientela, tas a perceber

ja agora armindo, ja tou a juntar os acessorios para os folhas!
derpois faço te ums perguntinhas quando tiver e mando te umas fotos do futuro terrario´

ira estar 1 mes em testes para as plantas crescerem e isso!
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 30, 2008 10:20 pm

Armindo, como tu tão bem já mencionaste há condicionantes em Portugal que noutros países não háou se há são menos notorias que aqui em terras lusas.
Para nós um animal que custe 150€ é estupidamente caro, aqui no pais vizinho são trocos.

O problema de nas lojas haver pouca variedade é que além de haver pouca clientela, tu pagas o animal aí umas 3 a 4 vezes o preço real de custo.
Um animal que numa loja custe 40, custou à loja no mínimo metade desse preço.
Assim não há quem se aguente.

Mas somos pequeninos e o nicho que os répteis ocupam no nosso mercado apesar de estar a crescer a olhos vistos é ainda muito pequeno...
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda jun 30, 2008 10:26 pm

Basta ver que em Castelo de Paiva, de entre uma população de uns 16 mil habitantes, só conheço 4 que têm ou tiveram répteis (eu e o meu primo com geckos, um amigo meu uma iguana, e uma conhecida uma cobra). Claro que eu não conheço toda a população de Castelo de paiva, mt pelo contrário, mas dá para ver mais ou menos o que a Terrariofília, em especial de répteis, representa na minha zona.

Agora creio que no resto do país se passe algo semelhante.. Mas penso que dentro em breve o panorama será diferente..

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda jun 30, 2008 10:27 pm

jpmf Escreveu:
O problema de nas lojas haver pouca variedade é que além de haver pouca clientela, tu pagas o animal aí umas 3 a 4 vezes o preço real de custo.

nem precisam de ir pos repteis...eu a vender roedores para lojas de animais...sejam hamsters ou gerbos(por exemplo)...dao me 1euro por animal...e dps vao vende los a mais de 15euros. :roll:
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda jun 30, 2008 11:06 pm

e eu com os passaros vedo-os a menos de metade do que nas lojas
kirk
Membro
Registado: terça mar 13, 2007 1:10 am

terça jul 01, 2008 12:27 am

jpmf Escreveu:Armindo, como tu tão bem já mencionaste há condicionantes em Portugal que noutros países não háou se há são menos notorias que aqui em terras lusas.
Para nós um animal que custe 150€ é estupidamente caro, aqui no pais vizinho são trocos.

Mas somos pequeninos e o nicho que os répteis ocupam no nosso mercado apesar de estar a crescer a olhos vistos é ainda muito pequeno...

Esse prbolema é generalizado mesmo as lojas de rua todas querem demasiado lucro chegam cobrar vaias vezes o preço de custo dos animais...
Armindo77
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 12:28 am

miguelabm Escreveu:
jpmf Escreveu:

nem precisam de ir pos repteis...eu a vender roedores para lojas de animais...sejam hamsters ou gerbos(por exemplo)...dao me 1euro por animal...e dps vao vende los a mais de 15euros. :roll:
Ora, isto a mim cheira-me a ganância... não seria melhor comprar a 5€ e vender a 10€? Se calhar em vez de venderem 1, vendiam 3 e incentivavam as pessoas a fazerem criação destes e doutros animais, nomeadamente répteis, o que a longo prazo iria criar muito mais oferta e baixar os preços.

Posso estar enganado, mas nos outros países há pessoas que se dedicam a 100% à criação de répteis, por exemplo... cá, a venderem os bichos ao preço da "uva mijona" para as lojas depois terem 200% de lucro, não me parece que fossem longe.
Última edição por Armindo77 em terça jul 01, 2008 12:33 am, editado 1 vez no total.
kirk
Membro

terça jul 01, 2008 12:30 am

É verdade, mas o portuga é assim, nunca tivemos muito jeito para o negócio... lol :oops:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jul 01, 2008 12:38 am

Em Portugal nao ha condiçoes para termos a oferta que alguns desejavam...

Eu nunca vi nenhum dono de Petshop rico. Eles praticam essas margens porque tem de ser, caso contrario fecham a porta.

Para alem de terem produtos a dar constantemente despeza (animais a comer), como se nao bastasse a clientela é pouca, e em tempo de crise, faz tudo falta menos mais uma boca a comer em casa das pessoas, portanto, os animais de companhia ficam de parte.

Eu so fui meia duzia de vezes a uma petshop, e nunca mais. Desenrasco-me melhor pelos meus meios que com a "colaboração" deles.
Infelizmente em Portugal é assim, e como disse o Zé e muito bem, 150€ para nós, é bastante diferente de 150€ para um espanhol...

COntentem-se com o que há que já nao é muito mau. Quanto a mim, Espanha está tao perto que nem me dou ao trabalho de ir vizitar as nossas petshop, porque alem de careiras (tem de o ser) vendem animais de qualidade medíocre e nao percebem patavina daquilo que vendem.
Quando o cliente esta melhor informado que o vendedor, alguma coisa esta mal...
kirk
Membro

terça jul 01, 2008 12:47 am

É verdade, infelizmente isso acontece bastante, especialmente na área dos répteis, tenho que concordar com isso, no sitio onde trabalho nem os chefes sabem o essencial, mas tinhamos sempre iguanas, depois morriam... :evil:

Desde há uns meses para cá que eu sugeri umas alterações simples nos terrários nunca mais tivemos problemas, é triste mas é vdd.
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

terça jul 01, 2008 11:14 am

P_R Escreveu:Em Portugal nao ha condiçoes para termos a oferta que alguns desejavam...

Eu nunca vi nenhum dono de Petshop rico. Eles praticam essas margens porque tem de ser, caso contrario fecham a porta.

Para alem de terem produtos a dar constantemente despeza (animais a comer), como se nao bastasse a clientela é pouca, e em tempo de crise, faz tudo falta menos mais uma boca a comer em casa das pessoas, portanto, os animais de companhia ficam de parte
Esta é a realidade, bem retratada pelo P_R. Não vale a pena atirar pedras às lojas. Bem sei que é um desporto nacional, mas é totalmente inconsequente e mostra profundo desconhecimento da realidade económica.

É evidente que se a procura aumentasse exponencialmente...a quantidade (das vendas) aumentaria também e as margens poderiam diminuir (+vendas mesmo com -ganho por venda = idêntico resultado).
Mas, no panorama actual, não vejo como.

Ou é assim, ou fecham a porta. Diria que, mesmo assim, muitas fecham a porta. As que não o fazem, vivem das rações dos cães e gatos. É aí que está a sustentabilidade das petshops; não é, seguramente nos répteis.

p.s.: não, não tenho nenhum interesse económico em nenhuma petshop. Não é, sequer, o meu ramo de actividade
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça jul 01, 2008 11:54 am

Temos que ser realistas. O mercado de repteis em Portugal é ainda MUITO limitado. Existem muitos factores que para isso contribuem, sejam eles menores condições sócio-económicas, crise financeira actual, limitações e restrições legais, na maioria das vezes com efeitos perniciosos que leva à compra de exemplares no exterior, etc.

Se juntar-mos à pouco procura (em termos absolutos) os custos inerentes à manutenção de uma loja de animais podemos perceber que os preços por vezes,e apesar de altos, não deixam de ser realistas. POR VEZES, sim porque em alguns casos os preços são exagerados e não têm correspondência com a realidade, daí se verificarem grandes descrepâncias entre algumas lojas.

Sendo o mercado limitado isso implica também que os preços que as lojas conseguem junto dos intermediários e vendedores internacionais também não é o melhor. É fácil de perceber este ponto. Se uma loja em vez de comprar 10 exemplares de um espécies comprasse 50 conseguiria valores bem mais apelativos. Então quando estão limitados a comprar apenas 1 ou 2 exemplares os preços sobem em flecha.

Claramente o país vizinho está mais bem servido mas também tem condições para tal, e a legislação ajuda e muito.
Última edição por Thorgarth em terça jul 01, 2008 12:25 pm, editado 1 vez no total.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jul 01, 2008 11:57 am

e agora ainda temos a agravante das transportadoras e do preço do combustível.
Armindo77
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 12:39 pm

E então pensando um pouco não estará este tipo de mercado favorável para criadores particulares? Não a 100%, mas como "hobby especializado"... há espécies que nem são assim tão caras e têm uma taxa de reprodução bastante boa em cativeiro (estou-me a lembrar do Calyptratus que chega a pôr mais de 60 ovos creio!), com um casal destes animais, uns anúncios na net, uma página pessoal com fotos e contactos e algum cuidado pode-se "lançar" no mercado 50 novos camaleões por ano ou mais! Mesmo a preços baixos ao público e vendendo o excedente a lojas em Portugal e mesmo Espanha, num ano deve-se conseguir pagar o investimento inicial e ainda temos o prazer de poder lidar com estas criaturas... e quem diz Calyptratus diz muitas outras (menos tartarugas aquáticas que demoram ANOS a atingir a maturidade! :D )

Estarei a pensar mal (provavelmente estou... :roll: )?
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”