Bem servidos (ou nem por isso)??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

terça jul 01, 2008 12:42 pm

Admito que o mercado esteja favorável.

Só acho que, na comparação com as lojas, te estás a esquecer do IVA e do IRS/IRC..., o que não é apenas um detalhe.

E, eventualmente, das licenças necessárias para a reprodução desses animais
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça jul 01, 2008 1:03 pm

JoaoMM Escreveu:Admito que o mercado esteja favorável.

Só acho que, na comparação com as lojas, te estás a esquecer do IVA e do IRS/IRC..., o que não é apenas um detalhe.

E, eventualmente, das licenças necessárias para a reprodução desses animais
Sim claro! Eu não estava a "atacar" as lojas, pelo contrário. Estava mesmo a dizer que ao invés do que acontece com as lojas que têm muitas mais despesas e pagam o custo da não especialização (deve ser muito mais dispendioso manter 2 tartarugas, 2 camaleões e 2 iguanas do que 6 iguanas), o mercado estará mais virado para o criador particular. :!:
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jul 01, 2008 2:22 pm

Armindo os criadores particulares, já vendem mais barato, pois não têm esses problemas de IVA mas podem um dia vir a ter.
Isto corre sempre bem até ao dia que corra mal.
Armindo77
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 2:37 pm

jpmf Escreveu:Armindo os criadores particulares, já vendem mais barato, pois não têm esses problemas de IVA mas podem um dia vir a ter.
Isto corre sempre bem até ao dia que corra mal.
:) Sim. Concordo contigo.

O ponto que eu estava aqui a tentar mostrar é, tendo em conta o que foi dito antes sobre as petshops, (preços, dificuldades que estas passam para sobreviver etc.) e por outro lado as características do mercado português (escasso e pobre) se a evolução natural das coisas não vai fomentar o aparecimento de mais criadores particulares (menos despesas, especialização, mais variedade, etc.).

No meu ponto de vista tem lógica, mas posso estar enganado... :?

Vejamos as coisas assim, eu mais depressa me tornaria criador part-time duma espécie ou duas de camaleões (não é uma obsessão, mas das poucas espécies que conheço de répteis são de longe as mais talhadas para este tipo de "negócio") do que abriria uma petshop.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 01, 2008 2:44 pm

Mas para ser uma coisa como deve ser, precisas de te registar numa conservatória e pagares IRS sobre a actividade.
E teres animais com Cites e registares as ninhadas completas.
Tudo isso acarreta alguns custos, custos esses minimizados pelo valor da venda.
Se gastas 50 para legalizares o animal, não o vais vender por 60.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça jul 01, 2008 2:48 pm

Mas isto da "liberalização" da venda de repteis (ou qualquer outro animal) por criadores particulares também tem os seus contras. Não é qualquer um que o consegue fazer, de forma regulaar, e sobretudo mantendo uma qualidade elevada nos seus exemplares... Se bem que a especialização também poderá originar criadores com um elevado grau de exigência e qualidade.

O problema maior surge quando estamos a falar de espécies que necessitem de CITES, logo obrigam o criador a estar devidamente legalizado..... o que origina uma inflação do preço final.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 01, 2008 2:55 pm

Qualquer animal te obriga a estar devidamente legalizado.
Não só os que obrigam a CITES.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça jul 01, 2008 3:04 pm

jpmf Escreveu:Qualquer animal te obriga a estar devidamente legalizado.
Pois, em termos ideais sim, mas como sabes isso não é a nossa realidade, ou será que todos os criadores particulares que conheces estão devidamente legalizados e habilitados para o efeito?!?! :twisted:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 01, 2008 3:16 pm

Thorgarth Escreveu:
Pois, em termos ideais sim, mas como sabes isso não é a nossa realidade, ou será que todos os criadores particulares que conheces estão devidamente legalizados e habilitados para o efeito?!?! :twisted:
8) 8) 8) 8) 8) 8)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jul 01, 2008 3:31 pm

Thorgarth Escreveu:

Pois, na opinião de uma grandessíma leiga como eu, a origem do problema está aqui. ( desculpa o bold a vermelho é só para chamar a atenção). Nesta mania nacional de contornar as coisas......
Sofia
Armindo77
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 3:36 pm

Já agora, e fazendo um pequeno desvio no assunto, alguém me sabe indicar um site com os procedimentos para registrar animais com CITES?
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 01, 2008 3:40 pm

Armindo77 Escreveu:Já agora, e fazendo um pequeno desvio no assunto, alguém me sabe indicar um site com os procedimentos para registrar animais com CITES?
Com o nº de cites, vais ao ICNB, pedes um papel (se quiseres envio-te um), preenches e envias para lá e pagas 20€.
O CItes é transferido para teu nome e está feito.

Sei que a APT está a agilizar esse processo. 8)
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

terça jul 01, 2008 3:54 pm

nicosa Escreveu:
Thorgarth Escreveu:

Pois, na opinião de uma grandessíma leiga como eu, a origem do problema está aqui. ( desculpa o bold a vermelho é só para chamar a atenção). Nesta mania nacional de contornar as coisas......
Lá se vai a oportunidade de negócio do Armindo... e a crítica generalizada aos lucros astronómicos das lojas...
Armindo77
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 4:10 pm

JoaoMM Escreveu:
nicosa Escreveu:
Thorgarth Escreveu:

Lá se vai a oportunidade de negócio do Armindo... e a crítica generalizada aos lucros astronómicos das lojas...
Mesmo com este custo ainda haveriam grandes oportunidades... :twisted:

Mas eu criei este tópico mais como uma discussão teórica... não tenho planos de me meter na vida de criador! :lol:
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

terça jul 01, 2008 4:20 pm

jpmf Escreveu:
Armindo77 Escreveu:Já agora, e fazendo um pequeno desvio no assunto, alguém me sabe indicar um site com os procedimentos para registrar animais com CITES?
Com o nº de cites, vais ao ICNB, pedes um papel (se quiseres envio-te um), preenches e envias para lá e pagas 20€.
O CItes é transferido para teu nome e está feito.

Sei que a APT está a agilizar esse processo. 8)
JPMF, Pagas 20€ por animal certo? Isso é um valor padrão ou varia de animal para animal? A minha duvida é mais no caso das iguanas 8)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”