Mudança de ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Syni
Membro
Registado: sexta jun 13, 2008 11:04 pm

terça jul 01, 2008 3:07 pm

Ontem fui ao supermecado comprar ração po trakinas e a k ele come nao tinha e eu acabei por trazer uma da mais barata mas ele nao gosta e nao sei o k fazer.
ainda tenho um resto da antiga mas tá kuaze a acabar e jkeria k ele se habitua-se a + barata mas ele nao come. sei k vao dizer para comprar da outra mas é uma beka cara e nao sou propriamente rica para poder comprar, a k ele tinha a associação dos animais é k tinha dado e de momento nao podem dar +.
alguma sugestao para se habituar a nova ração?
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça jul 01, 2008 5:13 pm

Conhece a expressão "nós somos aquilo que comemos"?

Pois bem, creio que ela diz tudo...
Ao economizar na alimentação, estará a preparar-se para, no futuro gastar o que "economizou" no veterinário.
Um animal mal nutrido, terá carências nutricionais, pelo que é sempre aconselhado adquirir um ração de gama superior.
Sim, nem todas as pessoas têm possibilidades para comprar rações de gama premium, no entanto, há rações com uma qualidade relativamente boa, a preços bastante acessíveis...

Dar rações "baratuchas" fará com que o seu animal tenha um pêlo baço, com queda excessiva e um aspecto debilitado!

Se não tem meios para tratar convenientemente do animal que adoptou, deveria ter pensado nisso antes!
Quando resolvemos adoptar um animal, assumimos um compromisso para a vida e isso passa por uma boa alimentação, vacinas, check-up regular, condições para ter o animal e quanto à parte afectiva, creio que não é preciso dizer nada...

Um animal não pede para ser adoptado, por isso tornamo-nos responsáveis pela sua vida...
Que deverá ser a melhor possível...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Diii
Registado: sábado abr 26, 2008 11:35 pm

terça jul 01, 2008 6:17 pm

De facto, e por muito que às vezes achemos que as rações do supermercado servem perfeitamente, não é bem assim.. Eu, inicialmente, também optei por uma do supermercado, e até era das mais caras, mas a conselho do veterinário, mudei para Techni-cal e verifico realmente que o pêlo está muito mais brilhante e além disso tem muitas outras mais valias que não encontramos nas rações de supermercado, como protecção a nível do sistema imunológico e da saúde em geral.. E pense que às vezes o barato poderá vir a sair caro...
Syni
Membro

terça jul 01, 2008 6:55 pm

kd o adoptei fi atraves de uma asossiação de animais e eles e k derem a ração e pagarem o vet e disserem k nao presisava preocupar a esses niveis mas agora nao podem continuar a ajudar como antes.
eu pagar vet nao pago, nao tenho dinheiro para pagar médico para mim mto menos um vet lamento sei k vao haver comentarios contra mas nao posso.
ja carinho bastante se continuasse pelos caminhos nao teria de certeza.
so se é aí k exista ração barata pk realmente onde moro nao á é tudo mto + caro do k vc's aí no continente
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

terça jul 01, 2008 7:44 pm

Para que o seu gatinho se adapte melhor á nova ração tente ir misturando aos pouco a nova ração com a anterior. Ponha por exemplo 1/3 da ração nova com a antiga, e vá aumentando para 1/2 até colocar apenas a nova ração.
Eu fiz isso com a minha gata em 5 dias, fui aumentando a quantidade da nova e diminuindo a antiga.

Percebo perfeitamente que não possa comprar para o seu gatinho a ração mais cara, se como diz, nem para si tem dinheiro para ir ao médico... E na minha opinião, mais vale estar numa casa a receber carinho e mimos em vez de estar numa associação. Até porque como todos nós sabemos as associações também não dão rações super premium, e sim aquilo que podem...
Muitas pessoas dão ração de menor qualidade aos seus animais e conseguem ser melhores donos, tornando o seu animal mais feliz que alguns que dao ração super premium.

Mas se pudesse fazer um esforço e comprar ração com um pouco mais de qualidade nesta altura de vida do gatinho era bom, mesmo que depois quando se torne adulto lhe dê uma ração de gama mais baixa se não puder suportar os custos.
É que a fase de crescimento dos gatinhos é uma fase muito importante, pois é durante esta fase que cria as suas defesas e desenvolve todo o o seu organismo, é como nas crianças. Esta fase da sua vida é aquela que vai "definir" de certa forma o adulto que se vai tornar.

Pense um pouco, faça as contas que tem a fazer, até porue como outras foristas já disseram há ração de boa qualidade a um preço razoável.
Se precisar de alguns conselhos ou sugestões para algum tipo de ração de qualidade a um preço mais acessivél, pergunte aqui no fórum.

Ah e dê-lhe sempre ração para gatinho, não lhe dê ração de adulto.

:wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 01, 2008 7:44 pm

Syni Escreveu:kd o adoptei fi atraves de uma asossiação de animais e eles e k derem a ração e pagarem o vet e disserem k nao presisava preocupar a esses niveis mas agora nao podem continuar a ajudar como antes.
eu pagar vet nao pago, nao tenho dinheiro para pagar médico para mim mto menos um vet lamento sei k vao haver comentarios contra mas nao posso.
ja carinho bastante se continuasse pelos caminhos nao teria de certeza.
so se é aí k exista ração barata pk realmente onde moro nao á é tudo mto + caro do k vc's aí no continente
Pois... quando se assume a responsabilidade de adoptar um animal deve-se assumir que eles também, tal como nós, podem ficar doentes e precisar de cuidados veterinários. E, quem deveria ver isso era precisamente o adoptante mas essencialmente a Associação que lhe "doou" o animal mas, pelo visto..., não doou mas sim empurrou mais um animal e, mais uma vez se prova que o lema de muitas é "longe da vista, longe do coração!"

Enfim...

Agora só lhe pergunto uma coisa:

Quando o seu animal agonizar por uma possível doença, que é que pretende fazer? Deixá-lo agonizar até que morra?

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta jul 02, 2008 6:28 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Syni
Membro

terça jul 01, 2008 8:01 pm

leo nao o vou deixar morrer de certeza, ja é da familia mas por enkuanto nao posso.
Sou uma das milhares de pessoas desempregadas em portugal, moro so com minha mãe (ela é invalida) logo nao pode trabalhar, ganha 240 euros por mex. faz as contas: agua/gas/luz/ tlf?? e dp pa comer????
nesse momento nao posso mexmo mas tb nao vou fikar toda a vida desempregada.
Falei numa ração barata pk meu namorado sempre deu ao seu gato dessa e numca lhe fez mal e ele é bem gordinho xD ele ja tem o gato a 13 anos csg e nem é gato de interior como o meu.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça jul 01, 2008 9:49 pm

Cada um sabe de si, mas na sua situação eu não teria adoptado.
A adopção deve ser um acto responsável.

Aí não há hipermercado? costumam ter rações baratinhas :roll:
Vivendo e aprendendo
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 01, 2008 11:04 pm

Pois, realmente cada um sabe de si mas EU preferia dispensar gastos supérfluos para poder dar um trato digno aos meus animais do que ter certos "luxos", como internet, etc... para lhes faltar com o que um bom trato exige; boa ração e visitas veterinárias!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Syni
Membro

terça jul 01, 2008 11:56 pm

poix psy o meu topico foi mexmo por isso por ele nao kerer a ração a baratinha k comprei no hipermercado e como podia fazer para o habituar a essa nova ração.
Leo nao sei a k gastos superfulos te referes
mas se é da net k falas nao sou eu k a pago é o meu namorado,
agora outros gastos nao sei de ke sinseramente
nem todas as pessoas levem os gatos ao vet e la por isso tao bem
nao sei sinseramente pk me respondes desse jeito de momento nao me posso dar a esses luxos.
nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

quarta jul 02, 2008 12:27 am

Syni, se por um lado compreendo a sua situação, por outro o local onde veio pedir ajuda é um fórum, em que todas as pessoas leiem o que se escreve e pode receber respostas que gostam menos e outras eu gostam mais. Não vejo que alguem tenha sido agressivo ou brusco para consigo, mas por exemplo quando li o seu post, pensei exactamente como a Leo.. não é que a internet hoje em dia se posso definitivamente considerar um luxo, pois ela existe me todo o lado, e muitas vezes de borlix.. a questao aqui é que a pergunta que colocou não tem a meu ver ajuda possível. Eu nunca comprei dessas comidinhas para os meus meninos, a minha gata e o meu cão, talvez porque graças a Deus me posso dar a alguns luxos, "alguns" apenas, e aquiro rações na proporção preço qualidade para a carteira cá de casa. Se pesquisar bem, existe neste fórum alguns tópicos que lhe indicaram qual a melhor comida para dar ao seu gato, e deve escolher dentro dessas a melhor para a qual tem possibilidades. No entando, não obrigue o seu gato a comer a mais baratinha lá do supermercado... primeiro não é nada suadavél para ele, e a meu ver este factor é o mais importante.. e em segundo raramente os gatos pegam nessa comida (se calhar teem sexto sentido :P ) dou lhe vários exemplos.. tenho um amigo meu que possui 3 gatos, e o avô do meu amigo tem uma quinta com bastantes animais, e onde vão parar bastantes gatinhos que acabam por lá ficar.. como o meu amigo costuma dizer são "pseudo-selvagens" :wink: enfim só posso dizer que em conversa com ele ele comentou comigo "essa da mais baratinha não vale a pena comprar, por mais que o preço seja tentador, porque essa nem os gatos da quinta do meu avô lhe pegam". No entando dou lhe outro exemplo, a minha avó apesar de possuir a 4a classe, não consegue ler na perfeição, e uma ida as compras para comprar a comidinha para o seu Tommy é um martirio.. ela não sabe ler, olha sempre para os bonecos e não repara no símbolozinho da marca do supermercado onde foi, acaba sempre por comprar essa mais baratinha sem olhar ao preço sequer, e trá-la para casa para o seu gato comer.. ele nem lhe pega sequer. Resultados sacas e sacas de comidinha de gato que acabo por receber em minha casa, a qual ela tenta impingir para a minha menina, que também não lhe pega. Acabo por com essa comidinha alimentar uma colónia de gatos perto de mim, esses sim comem na, pois a falta de nada.. ao menos comem qualquer coizita :cry: enfim penso que já me alonguei demais.. de qualquer forma só pretendi com este testamento trasparecer-lhe que deve comprar pelos menos ao seu gato uma comidinha melhor na variante qualidade/preço, uma vez que se continuar a insistir nessa mais baratinha, ou o seu menino não come e qualquer dia está pele e osso, ou então vai continuar a experimentar esta e aquela marca de supermercado porque se calhar aquela baratinha que comprei ele não gostava e tal, e depois olhe sai lhe bem mais caro comprar comida para deitar fora.. deitar fora não!!! dê as aos gatos de rua das suas redondezas!!! :wink: ter um animal não é o mesmo que ter um brinquedo, é um pequeno luxo, com o qual temos de nos mentalizar que temos que com ele gastar dinheito, algum pelo menos.. porque se assim não fosse.. para quê ter um animal?? para dizer aos amigos que o tem?? ou para lhe dar amor carinhos atençao e tudo, dentro das suas possibilidades, a que tem direito?? pense nisso..
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quarta jul 02, 2008 11:38 am

Syni não concordo quando diz que os gatos que não vão ao veterinário estão bem. Não é nada correcto pensar dessa forma, podem é sim existir gatos com muita sorte, e esses são excepção.
Aqueles que comem ração de fraca qualidade e não têm acompanhamento veterinário, mais tarde ou mais cedo têm problemas de saúde, a não ser que tenham muitaaa sorte.

Os meus avós, que vivem numa aldeia, têm um gato e dão-lhe comida da deles e deixam-no comer ratos que ele caça (para ele caçar ratos cortam-lhe na comida), e sempre fizeram isto com todos os gatos que tiveram, assim como as outras pessoas da aldeia. Escusado será dizer que nunca foram a um veterinário na vida.
Já falei com eles várias vezes sobre o asunto, mas é a mesma coisa que nada, todos lá fazem o mesmo.
Quanto tempo pensa que os gatos vivem, pouco tempo comparado com aqueles que têm acompanhamento veterinário e comem comida de qualidade.

Até percebi quando disse que não tem dinheiro para poder suportar o custo de uma ração mais cara, mas dizer que há muitos gatos que nunca vão ao vet e estão bem...
Se realmente pensa dessa maneira então seria melhor mesmo não ter o gatinho. Pois uma coisa é não ter dinheiro para o poder fazer, outra coisa é pensar dessa forma...
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

quarta jul 02, 2008 3:59 pm

Mais chocante neste tópico todo é o facto de uma associação ter dado um gato a um dono sem condições para o manter. Isto não foi adopção, foi despachar o gato de qualquer maneira.

Para ser dono de um animal não é só amor que tem que se ter, tem que se poder alimentar e dar cuidados médicos. :wink:
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta jul 02, 2008 5:20 pm

Quanto à questão da ração, compreendo que não possa dar uma marca como a Royal Canin ou a Science Plan (eu também não consigo convencer os meus pais a mudar para uma gama premium) mas tente pelo menos uma boa de supermercado, perfect fit ou purina one. Se não puder mesmo, acho preferível o gato comer whiskas ou friskies do que estar na rua ou mesmo numa associação (onde há partida também não irá ter grandes rações).

Quanto à questão do veterinário, aí sim acho que deve levar o gato, pois como muito bem disseram, quando assumiu a responsabilidade pelo animal, devia ter tido em conta pelo menos as contas do veterinário. Este é fundamental para a saúde e bem-estar do animal, pelo que se não tem condições para levar o animal ao veterinário, é preferível arranjar um dono que o possa fazer. Estou chocado com a irresponsabilidade da associação. Na União Zoófila (um exemplo) nunca deixariam alguém sem posses para veterinário adoptar um animal. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 02, 2008 5:34 pm

Mais chocante neste tópico todo é o facto de uma associação ter dado um gato a um dono sem condições para o manter. Isto não foi adopção, foi despachar o gato de qualquer maneira.
Chocante? É. Mas comum. Nunca viu as campanhas de adopção à porta dos supermercados? :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”