gatinha Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

terça mai 27, 2003 5:06 pm

Olá, tenho mais uma gatinha. O meu sunny agora tem companhia ;)
Não percebo muito desta raça, persa, mas tinha lido que eram gatos amorosos e esta minha nova amiguinha não gosta de colo e portou-se muito mal no veterinário. Pois é a senhora que me vendeu a princesa não me avisou que a gatinha tinha coriza lavou-a muito bem e penteou-a e entregou a bichinho assim. Mas não faz mal a minha amiga já está a ser tratadinha com antibiótico. amanhã vai ser uma luta para a fazer tomar o bendito comprimido. quem sabe de formas de administrar um comprimido sem que o gato comece a espumar?
Miaus a dobrar
Guida, Sunny e Princesa
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

terça mai 27, 2003 6:24 pm

Olá,

tens várias maneiras de o fazer, mas em qualquer delas tens que ser bem firme (sem magoar o animal, claro!!)

1 - Pedes a outra pessoa que te ajude. Embrulham o gato numa manta ou toalha de maneira a que as patas fiquem presas e não possa arranhar nem espernear muito, e viram-no de barriga para cima (embrulhado). Uma das pessoas obriga o gato a abrir a boca, metendo os dedos (polegar e indicador) dos dois lados da boca, por trás dos caninos. Uma das vezes em que ele abrir a boca (normalmente não é à primeira) e rapidamente colocam (ou deixam cair) o comprimido, de maneira a que vá directamente para a garganta. Esta é a única maneira de fazer com que eles não voltem a cuspir o comprimido e a espumar. Normalmente, quando o comprimido cai bem lá atrás, eles têm vómitos ... Deve-se massajar a garganta do gato de cima para baixo para ajudar o comprimido a descer e não lhes dar hipótese de puxarem o comprimido para fora.

2 - já me falaram duma técnica, para dar comprimidos só com uma pessoa em que a pessoa se ajoelha no chão e prende o gato deitado de barriga para cima, entre as pernas, de maneira a que fique com a cabeça junto aos nossos joelhos. As patas devem ficar presas com as nossas pernas e com uma mão (polegar e indicador) deve-se abrir a boca do gato e com a outra mão enfiar o comprimido (ou deixá-lo cair) de modo a que vá para a garganta. Depois, massajar para ajudar o comprimido a ir para baixo.

Espero ter ajudado...
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça mai 27, 2003 6:56 pm

Olá Guida

Tenta dar o comprimido naturalmente, sem dramas e sem violência.

Com a cabeça inclinada para cima, abres a boca do gatinho, pressionando ligeira, mas firmemente as mandibulas do animal, metes o comprimido na boquinha e massajas ligeiramente a garganta. Depois dá-lhe um miminho.

Uma beijoca

Franc
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 27, 2003 7:10 pm

Olá,
Obrigada pelos conselhos, mas sabem esta gatinha é muito irrequieta, detesta que a virem de barriga para cima e no vet tive que a agarrar muito bem para que o veterinário pudesse ver se ela tinha aftas. Tivemos que tentar várias vezes ela estava uma fera. Acho que vou tentar desfazer o comprimido e depois dar-lho através de uma seringa, ao menos assim não tenho que lhe abrir a boquinha que é tão pequena que mal se vê.
E eu que pensava que os persas eram meiguinhos :(

Guida
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça mai 27, 2003 10:36 pm

Olá igualdade, :D

A sua gatinha ainda é pequena certo? Eu também tenho uma Persa desde os seus dois meses de idade, parabéns pela sua.

Em 1º lugar o dar o comprimido não é preciso nenhum drama, só tem de pegar nela com jeito abrir a boca, pôr o comprimido no fundo da boca e soprar na carinha dela, engole logo em seco (é como os bébés) ;)

Tem aqui na Arca de Noé uma descrição da personalidade deste raça Persa como muitos outros, no entanto deixo-lh algumas dicas:

Logo desde pequena deve habitua-la a ser escovada com regularidade (pelo menos de 2 em 2 dias)para não criar bolas de pêlo emaranhado, pois um Persa bonito precisa de cuidados com a pelagem.

Não se preocupe com o facto de ser irrequieta, ainda é jovem e palerma, os Persas são independentes e não gostam de colo! ... ...mas se os mimamos... santo Deus! :roll:

Muitos ronrons,
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 27, 2003 11:13 pm

Olá
Os meus parabéns por ter adquirido um persa. Vai ver que não se arrepende, são uma doçura.

A Amélia porta-se super bem no veterinário, mas não gosta de andar ao colo, só vem para o nosso colo quando ela entende, mas é muito meiguinha e adora mimos. Mas vira fera quando lhe tento dar banho, ou os ácidos gordos para o pêlo :roll:

A sua vai ver que acalma e tem de se lembrar que ela saiu agora da mãe, está numa casa nova, com uma gata que não conhece, está doentinha e isso tudo deve contribuir para que ela esteja assustada.

Tente escova-la todos os dias e comece já para ela se habituar.
Para lhe dar o comprimido faça como he disseram, ponha no fundo da garganta e sopre. E faça como eu a seguir dê-lhe uns biscoitinho de guloseima de cat pin que eles adoram. Assim ela das próxias vezes já sabe que depois da maldade vem uma coisa boa e já não reclama ;)

Só uma pergunta não descompôs a senhora que lhe vendeu a gata quando percebeu que ela estava doente? Eu acho queme passava :evil:

Espero que a Princesa recupere depressa.

Beijokas Grandes
Kathleen
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta mai 28, 2003 12:23 am

Eu pelo que sei e vejo pelo meu, os persas são menos dados a carinhos a atenção que o vulgo Europeu. A meu Alberto persegue.me por todo o lado mia, da marradinhas, enquanto o brye apenas me procura quando quer comida. Ainda não me dá a barriga, nem sei o o fará, tal como faz o Alberto. O meu irmão tem 3 persas e qual do tres o mais arisco, detestam estranhos, e que lhes peguem ao colo. Quanto a comprimidos nunca tive dificuldade, geralmente opto, por deita-los no meu colo de barriga para cima, a coloco o comprimido no fundo da boca. Segundo me ensinaram ( corrijam-me se estou errada ) que após largar a boca do gato ele se lamber, é porque engoliu o comprimido, se não, há que tentar novamente.
Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

quarta mai 28, 2003 10:08 am

Olá.

Tenho experiência em tratar gatos de rua, que por vezes não nos deixam sequer pega-los ao colo. Por isso quando tenho que lhes dar algum comprimido, faço o seguinte:

Parto o comprimido em pequenos bocados sem o desfazer e depois coloco-os dentro de algum pedaço de comida que lhes seja agradável, como por ex. latinhas da gourmet ou sheba. Mas em pequenas quantidades, pois se colocar a lata toda de uma vez corre o risco de eles não a comerem toda e acaba por não perceber se eles tomaram o comprimido ou não.

Com o meu Teco o truque das latinhas não resulta, pois ele nunca gostou de alimentos húmidos (latas). Por isso utilizo carne picada (ele é doido por carne!)... O sistema é o mesmo... pequenos bocados de comprimido dentro de pequenos pedaços de carne.

Espero que corra tudo bem com a sua menina e que ela melhore rapidamente.
Angel_witch
Registado: quarta nov 06, 2002 8:00 pm

quarta mai 28, 2003 11:06 am

Tive um gatinho persa mas por ñ conseguir dar conta do recado tive que me desfazer dele, agora tenho uma gatinha rafeirinha q é mt mais irrequieta q ele.
Ele tb ñ gostava d colo, esta gosta mas ele qd eu tava a trabalhar ñ me chateava mt, a olivia esta sempre a desligar-me o computador é mt chatinha pk quer mt atenção da dona, o Blu era diferente.

Eu julgava que os gatos eram todos iguais mas cada raça tem as suas caracteristica, por um lado gosto dum gato persa pk ñ exige mt brincadeira por outro gosto mais dos rafeirinhos pk retribuem os mimos que lhes damos.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta mai 28, 2003 11:16 am

igualdade Escreveu: Olá, tenho mais uma gatinha. O meu sunny agora tem companhia ;)
Não percebo muito desta raça, persa, mas tinha lido que eram gatos amorosos e esta minha nova amiguinha não gosta de colo e portou-se muito mal no veterinário. Pois é a senhora que me vendeu a princesa não me avisou que a gatinha tinha coriza lavou-a muito bem e penteou-a e entregou a bichinho assim. Mas não faz mal a minha amiga já está a ser tratadinha com antibiótico. amanhã vai ser uma luta para a fazer tomar o bendito comprimido. quem sabe de formas de administrar um comprimido sem que o gato comece a espumar?
Miaus a dobrar
Guida, Sunny e Princesa

Nada de voilência, o melhor será dar o comprimido junto c/peixinho cozinho, marcha logo. ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 28, 2003 9:47 pm

iupiiiiii
Consegui dar o comprimido. Peguei numa colher e desfiz o comprimido em água, depois suguei a líquido para uma seringa e zás, engoliu, ficou foi zangada hehe amanhã terei que dar outro :o
A minha gatinha já tem seis meses e a senhora vendeu-ma porque vai para o Brasil, falei com ela e disse-lhe o que se passava ao que ela respondeu que a gatinha era saudável e que a vet dela lhe tinha dito que acordar com olhos colados era normal nos persas. Também agora não faz mal, a minha menina está areagir bem e gosta da papinha da purina, o mesmo não posso dizer do ragdoll :|
Tenho escovado a minha nova amiga todos os dias e ela parece gostar (desde que não toque no rabo e na barriga).
Em relação ao laxante para pêlos que estou a dar ao sunny, o vet disse que no verão o melhor é dar todos os dias.

Miaus dobrados mas melodiosos
Guida
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 28, 2003 10:16 pm

Olá

Vai ver que ela agora vai ficando mais dócil. A anterior dona podia não lhe dar muitos mimos.
Está a dar Purina pro plan?

Beijokas
Kathleen
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 29, 2003 6:35 pm

Sim, estou a dar essa papinha, purina pro plan para gatinhos, a princesa gosta mas infelizmente o sunny não :? deve ser o gato mais esquezito do mundo, não gosta de comida seca.
Miaus e lambidelas
Sunny, princesa e guida
Kathleen
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 6:39 pm

Olá

Já exprimentaste a levedura de cerveja?

Beijokas
kathleen
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 29, 2003 6:44 pm

Ainda não, onde posso comprar isso? os gatos gostam? isso alimenta?
Guida
Responder

Voltar para “Gatos”