quarta jul 02, 2008 2:07 pm
Quando adoptei os meus agas (um personata e um roseicollis) já eram adultos e nada domesticados, assustavam-se muito quando me chegava perto da gaiola e nem se fala quando tinha que mexer lá dentro... Ao fim de um mês e pouco comigo já comiam espigas de milho painço na minha mão, já vinham buscar sementes à minha boca e adoram palitos, basta enfiar o palito na gaiola e eles logo correm para me tirar o palito da mão. Passo a citar o que fiz para ganhar a confiança dos meus amiguinhos. Como passo muito tempo no computador, coloquei a gaiola muito perto de mim ( a cerca de 1 metro ou menos) e assim eles foram-se habituando à minha presença e proximidade . Quando já revelavam um grande à vontade com a minha presença e proximidade comprei espigas de milho painço que eles adoram. Após algumas tentativas eles começaram a comer as espigas e gradualmente fui dando espigas menos compridas até a distancia da espiga para os meus dedos ser practicamente nula (nunca insistir muito tempo nem andar com a espiga atrás deles, é preciso paciência, deixar que eles venham à espiga e não o contrário). A partir daí buscar sementes à mão e boca e palitos foi um processo natural e fácil. Penso que consegui estes avanços porque fui paciente, estou perto das gaiolas varias horas por dia, falo muito com eles e sempre num tom calmo, deixei para eles a iniciativa sem tentar impor nada. Acho que não deve perder a esperança, com paciencia acabará por ganhar a confiança dele. Acho que não é boa ideia estar 2 ou 3 horas a tentar dar sementes, é muito tempo, ele fica stressado, tente ficar essas horas à beira dele mas sem o importunar, vá falando com ele num tom calmo e tente 2 vezes e 5 minutos por vez dar-lhe espigas de milho painço. Um abraço