casa nova
Moderador: mcerqueira
olá a tds, tenho uma gata con cerca de 6 anos e sempre viveu comigo num apartamento.
agora vou ter de mudar para uma casa que tem quintal.
a minha duvida é que a casa é num primeiro andar e não tem varandas, só janelas.
Será que posso habituar a minha gatinha a ir fazer as necessidades na rua, é que não tenho onde colocar a caixa da areia!
a minha duvida é que a casa é num primeiro andar e não tem varandas, só janelas.
Será que posso habituar a minha gatinha a ir fazer as necessidades na rua, é que não tenho onde colocar a caixa da areia!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ora, bom dia, souto:souto Escreveu:olá a tds, tenho uma gata con cerca de 6 anos e sempre viveu comigo num apartamento.
Após leitura, pela minha pessoa, dum tópico com uma intervenção sua tão ajustada a quem realmente conhece a espécie felina, muito me admira esta sua questão

Não! Os gatos não são canídeos...!
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 609#746609
Leosouto Escreveu:olá Imas,
o teu gatinho é super fofo.
quanto aos passeios, não aconselho.se tiver uma casa com jardim e habitua-lo a lá passear tudo bem mas na rua é muito complicado porque embora os gatos sejam mt curiosos preferem estar em casa a ver a rua pela janela.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Aliás...
A gata foi habituada a estar dentro de um apartamente durante 6 anos... Se fosse eu mantinha-a dentro de casa, nem a deixava ir ao quintal, a não ser que consiga vedar de forma a ela não conseguir sair de lá
A gata foi habituada a estar dentro de um apartamente durante 6 anos... Se fosse eu mantinha-a dentro de casa, nem a deixava ir ao quintal, a não ser que consiga vedar de forma a ela não conseguir sair de lá

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Um gato que cresceu entre 4 paredes, não está minimamente preparado para enfrentar os perigos da rua (quer dizer, na verdade, nenhum gato está, daí o grande número de acidentes com gatos com acesso à rua). Não imagino o meu gato, que cresceu dentro de casa e é muitíssimo medroso, a passear-se na rua, nem eu deixaria, nunca ficaria descansado. Eu moro num apartamento, e quando a minha mãe vai estender a roupa ao terraço e ele escapa-se pas escadas, basta eu bater os pés ou a porta da rua bater para ele ir a correr para casa, assustadíssimo. Como já disseram, deixe o seu gato em casa, ou como a moreirinha disse, limite o acesso à rua, vedando convenientemente o quintal. 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Cara Leonilde, eu conheço mt bem os gatos, tive gatos toda a vida mas smp em apartamentos!
Contudo a razao da minha pergunta é que li um artigo que foi recortado e colado na parade do vet onde vou que os gatos podem ser treinados para fazerem as necessidades no exterior e voltar para casa.
Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha
essa foi a resposta que dei a um outro forista que queria passear o gatinho dele na rua.
já agora informo que tb tenho um canideo e sei as diferenças entre ele e o felino.
Contudo a razao da minha pergunta é que li um artigo que foi recortado e colado na parade do vet onde vou que os gatos podem ser treinados para fazerem as necessidades no exterior e voltar para casa.
Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha

essa foi a resposta que dei a um outro forista que queria passear o gatinho dele na rua.
já agora informo que tb tenho um canideo e sei as diferenças entre ele e o felino.

-
- Membro Veterano
Sim? mas, então, sabendo as diferenças entre um felino e canídeo, não percebo a questão?souto Escreveu:Cara Leonilde, eu conheço mt bem os gatos, tive gatos toda a vida mas smp em apartamentos!
Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha![]()
Aliás, eu perguntaria ao Vet, já que ele teve a triste ideia de autorizar um "letreiro" desses... que lhe explique como treinar o seu gato a ir à rua para fazer as necessidades e voltar para casa

Cada vez me convenço mais de que há Vets a tirarem cursos através da farinha amparo...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm
Os gatos podem fazer as necessidades fora de casa, se não tiverem mais nenhum sítio onde fazer. Mas se a sua gatinha estiver bastante habituada a fazer numa caixinha de areia, nos inícios poderá reclamar.
A gata mais velha dos meus pais começou a fazer as necessidades fora de casa por iniciativa própria, apesar de ter sempre uma caixa de areia disponível (que agora é só usada pela gata mais nova). Bastou-lhe ter livre acesso ao exterior e, após algum tempo, começou a fazer as necessidades fora de casa.
Quanto à minha opinião:
Eu tenho um jardim, mas optei por ter 2 caixas de areia dentro de casa porque só deixo os meus gatos ir para o jardim quando estou por casa e posso supervisionar e também porque é mais fácil verificar como andam de saúde ao analisar as caixas de areia.
A gata mais velha dos meus pais começou a fazer as necessidades fora de casa por iniciativa própria, apesar de ter sempre uma caixa de areia disponível (que agora é só usada pela gata mais nova). Bastou-lhe ter livre acesso ao exterior e, após algum tempo, começou a fazer as necessidades fora de casa.
Quanto à minha opinião:
Eu tenho um jardim, mas optei por ter 2 caixas de areia dentro de casa porque só deixo os meus gatos ir para o jardim quando estou por casa e posso supervisionar e também porque é mais fácil verificar como andam de saúde ao analisar as caixas de areia.
-
- Membro Veterano
souto Escreveu: (...)
Baseada na sua questão inicial, respondi de acordo com o seguinte raciocínio e de que um felino não é um canídeo mas, explico:souto Escreveu:Cara Leonilde, eu conheço mt bem os gatos, tive gatos toda a vida (...)
Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha![]()
Se não pretende levá-la a passear e se não pretende deixá-la no quintal, como é que calcularia os horários de vontade dela fazer as necessidades, isto baseando-se em que um felino não é um canídeo, como diz saber a diferença? E se em casa não tem espaço para a caixa do areão...?!
Seria tipo:
Ia ao quintal por uns minutos, máximo uma hora, ou até quiçá com a predisposição dumas 4 horas á espera que a “pikena” fizesse as necessidades e era melhor que fosse logo tudo duma vez; urinar e defecar, ou então lá ia voltar à carga com a mesma “rotina” caso só urinasse ou só defecasse... o que para quem trabalha é absolutamente impossível.
Depois, ainda, vinha a noite! Ah, pois, a noite com mais ou menos 8 horinhas em que a “pikena” teria que não poder fazer as suas necessidades porque lhe faltava a caixa W.C. dentro de casa e, entretanto lá vinham os problemas urinários e ou renais por contenção demasiada de urina na bexiga.
Acha mesmo que um felino pode ser “cobaia” em treinos destes e sair ileso?
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Axo que um membro veterano como você deveria fazer perguntas em vez de estar para ai a mandar " postas de pescada".
Na minha casa não há varandas como tinha no apartamento e onde eu tinha o areão.
Eu tenho na porta da cozinha que dá para o jardim uma abertura( que agora não me lembro do nome tecnico) que dá para a gata entrar e sair quando quiser, esta abertura já existia pois os anteriores donos tinham 3 gatos e 1 chiwuawa que estavam sempre a sair e a entrar!
Sei que não será facil pois ela está habituada ao apartamento e vai estranhar muito, mas eu quero o bem dela.
os seus comentários não me ajudaram em nada, acho que esse é o propósito deste forum mas já não é a 1º vez que coloco cá pedidos de ajuda e sou bombardeada com este genero de comentários.
Vou deixar de postar no forum.
Obrigada a tds os que me tentaram ajudar.
Na minha casa não há varandas como tinha no apartamento e onde eu tinha o areão.
Eu tenho na porta da cozinha que dá para o jardim uma abertura( que agora não me lembro do nome tecnico) que dá para a gata entrar e sair quando quiser, esta abertura já existia pois os anteriores donos tinham 3 gatos e 1 chiwuawa que estavam sempre a sair e a entrar!
Sei que não será facil pois ela está habituada ao apartamento e vai estranhar muito, mas eu quero o bem dela.
os seus comentários não me ajudaram em nada, acho que esse é o propósito deste forum mas já não é a 1º vez que coloco cá pedidos de ajuda e sou bombardeada com este genero de comentários.
Vou deixar de postar no forum.
Obrigada a tds os que me tentaram ajudar.
-
- Membro Veterano
souto Escreveu:Axo que um membro veterano como você deveria fazer perguntas em vez de estar para ai a mandar " postas de pescada".

Acho que sim que faz muito bem em não postar já que após eu ter o cuidado de lhe responder com uma explicação sobre o meu raciocínio... de quem ainda sabe algumas coisitas ... (modéstia à parte LOL) e na maior das minhas boas vontades e educação mas, pelo seu comportamento de extrema má educação e agressividade, acho bem que sim; que não poste mais nada ou reveja a sua postura!
Ora confesse lá que esteve coladinha ao monitor à espera que eu postásse no forum (ver a minha entrada em qualquer um deles) para me "agredir"?!

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Porque é que será que as discussões aqui na arca são cada vez mais habituais?! Será que não podem responder moderadamente? penso que a ideia aqui é ajudar a resolver questões e dar soluções a problemas relacionados com animais! não estou do lado de ninguém, mas penso que temos de ter mais calma, já acontece tanta coisa na vida que não fazemos ideia que podia acontecer, agora não podemos discutir por tudo e por nada! toda a gente tem o direito de dar a sua opinião e quem não concorda deve respeitar. toda a gente tem direito a defender-se de provocações, sem com isso ter de agredir verbalmente o outro!
VAMOS LÁ TER CALMA
VAMOS LÁ TER CALMA

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Não querendo ofender ninguém:
Se a gata esteve 6 anos em casa e se tem essa passagem na porta que pelo que entendi é como se fosse as dos wc's fechados em que entram e saiem á vontade, como vai controlar a gata??? Não vai conseguir, ela está numa zona nova e vai-se perder.
Quanto ao não ter lugar para o wc, isso é daquelas coisa que não entram na cabeça porque haver á sempre é preciso é a pessoa ter vontade para isso. Antes tinha a varanda e quantas pessoas têm gatos sem terem varanda em casa?
Pode colocar o wc em qualquer divisão da casa. Na sua casa de banho por exemplo. Desde que o mantenha limpo não há cheiros.
Se a gata esteve 6 anos em casa e se tem essa passagem na porta que pelo que entendi é como se fosse as dos wc's fechados em que entram e saiem á vontade, como vai controlar a gata??? Não vai conseguir, ela está numa zona nova e vai-se perder.
Quanto ao não ter lugar para o wc, isso é daquelas coisa que não entram na cabeça porque haver á sempre é preciso é a pessoa ter vontade para isso. Antes tinha a varanda e quantas pessoas têm gatos sem terem varanda em casa?
Pode colocar o wc em qualquer divisão da casa. Na sua casa de banho por exemplo. Desde que o mantenha limpo não há cheiros.
<p>Animais para adopção: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
souto Escreveu:Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha![]()
Agora fiquei confusosouto Escreveu:Eu tenho na porta da cozinha que dá para o jardim uma abertura( que agora não me lembro do nome tecnico) que dá para a gata entrar e sair quando quiser.

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Veterano
crazyboy Escreveu:souto Escreveu:Não falei em levá-la a passear e nem em deixá-la no jardim sozinha
Agora fiquei confusosouto Escreveu:Eu tenho na porta da cozinha que dá para o jardim uma abertura( que agora não me lembro do nome tecnico) que dá para a gata entrar e sair quando quiser.

Não tem nada que saber... passou a ser uma porta com um assobiador que chama gatos para dentro de casa para que: "não fique no jardim sozinha" (palavras da autora...)

Há tanta "contradição na forma como certas pessoas expõem os seus textos com "supostas dúvidas", para encapuçadamente alcançar os seus medíocres objectivos...que se torna tão notória...!

Só é cego aquele que não quer ver

Mas alguém ainda acredita que há dúvidas destas em alguém inscrito desde 2003 e em que só agora resolveu começar a postar, mesmo tendo sempre gatos em toda a sua vida e ainda tendo um cão e havendo tanta informação desde o seu registo até agora?

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Também estou como o Crazyboy.
E não percebo a dificuldade de deixar o pote do seu gato dentro de casa. Não compreendo como há falta de espaço. Um pote, coloca-se em qualquer sítio.
Vivo num apartamento, sem varandas e coloco-o no wc, neste momento tenho apenas um bem grande, mas já cheguei a ter dois potes.
Uma das minhas irmãs tem um T1(com kitchnet) e tem dois potes em casa. Se é por causa de eventuais odores, a solução é ir limpando o pote com regularidade, retirando as fezes todos os dias.

E não percebo a dificuldade de deixar o pote do seu gato dentro de casa. Não compreendo como há falta de espaço. Um pote, coloca-se em qualquer sítio.
Vivo num apartamento, sem varandas e coloco-o no wc, neste momento tenho apenas um bem grande, mas já cheguei a ter dois potes.
Uma das minhas irmãs tem um T1(com kitchnet) e tem dois potes em casa. Se é por causa de eventuais odores, a solução é ir limpando o pote com regularidade, retirando as fezes todos os dias.