varano exanthematicus-patas traseiras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Dragonshot
Registado: quinta jun 26, 2008 3:15 am

quinta jul 03, 2008 5:44 pm

olá

sou novo por aqui...entao é o seguinte:
acabei de dar comida ao meu varano...
e ele derrepente deixou de mexer as patas traseiras.aconteçe que está muito cheio...será normal?

é uma cria ai com 8 cms de comprimento,alojado num terrario de 100x20x30,com lampada de aquecimento onde o spot chega facilmente aos 40 graus celcios...assim que puder ponho fotos.

desde já agradeço respostas :)

cumprimentos e obrigado
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta jul 03, 2008 5:47 pm

Não é nada bom... costuma ser um sintoma de impactação e convém levares RÁPIDAMENTE a um veterinário.

Que alimento vivo comeu e de que tamanho era?
Dragonshot

quinta jul 03, 2008 5:49 pm

comeu dois grilos mais ou menos grandes...impactaçao?porque dizes isso=?
xFrozenx
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:31 pm

quinta jul 03, 2008 5:52 pm

Que substrato usas???
Dragonshot

quinta jul 03, 2008 5:54 pm

humos,já usei papel de cozinha,mas ele rasgava o papel e nao se conseguia movimentar...
Thorgarth
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 5:55 pm

O teu varano é ainda muito pequeno e é necessário ter cuidado com o alimento que se lhes dá. Apesar de serem muito vorazes e despedaçarem a comida existe sempre o risco de engolirem pedaços grandes de mais que depois vão obstruir os intestinos... Uma situação que pode resultar na paralisia dos membros anteriores e pode mesmo ser fatal.

Dá-lhe um banho com aguá morna, com muito cuidado já que é tão pequeno mas aconselho-te seriamente a ires a um vet de exóticos o mais rápido possivel.
xFrozenx
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 6:28 pm

Thorgarth Escreveu:O teu varano é ainda muito pequeno e é necessário ter cuidado com o alimento que se lhes dá. Apesar de serem muito vorazes e despedaçarem a comida existe sempre o risco de engolirem pedaços grandes de mais que depois vão obstruir os intestinos... Uma situação que pode resultar na paralisia dos membros anteriores e pode mesmo ser fatal.

Dá-lhe um banho com aguá morna, com muito cuidado já que é tão pequeno mas aconselho-te seriamente a ires a um vet de exóticos o mais rápido possivel.

Disse tudo o Thorgarth...
xFrozenx
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 6:30 pm

Se calhar exagerei no tamanho da letra.. lool É pra reforçar a ideia... :lol:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jul 03, 2008 6:42 pm

Não sei se precisam de ubv´s ou não.....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:29 pm

Native Escreveu:Não sei se precisam de ubv´s ou não.....
Apesar de diurnos e precisarem de uma elevadissima temperatura no basking spot parece não ser necessário luz UV, mas não é certo!!! Uns sites dizem que sim outros dizem que não é necessário mas sendo repteis diurnos eu apostava mais na utilização de luzes UVB, se bem que com um valor médio, pois parece que se forte pode causar lesões aos olhos.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jul 04, 2008 12:18 am

Thorgarth Escreveu:
Native Escreveu:Não sei se precisam de ubv´s ou não.....
Apesar de diurnos e precisarem de uma elevadissima temperatura no basking spot parece não ser necessário luz UV, mas não é certo!!! Uns sites dizem que sim outros dizem que não é necessário mas sendo repteis diurnos eu apostava mais na utilização de luzes UVB, se bem que com um valor médio, pois parece que se forte pode causar lesões aos olhos.
Thorgarth, eu nao sei o que entendes pelos indices das lampadas de UV (2.0, 5.0, 10.0, etc) mas parece-me que associas quase que o indice a uma "quantidade" de raios, e nao me parece que seja isso que o indice pretende transmitir.
Na verdade, um indice mais alto, nao significa, penso eu, mais UV's, mas sim uma intensidade de radiação diferente!

Ja nao é a primeira vez que vejo pessoal a dizer "ah e tal, 5.0 é muito forte, mete antes 2.0". Nao se trata de potencia, mas sim do tipo de radiação.
Nas florestas tropicais, o espectro de raios solares é diferente do espectro de raios solares numa região desertica, mas isso nao quer dizer que tenha mais ou menos raios!

Se reparares, nao ha uma maior quantidade mássica de raios, apenas as diferentes lampadas emitem diferentes tipos de radiação luminosa. Por isso é aconselhado o uso de lampadas de indice 2.0 (espectro visivel) juntamente com lampadas de indices superiores (com emissão de radiação com comprimento de onda inferior ao espectro visivel (ou seja, espectro ultra violeta - UV), dependendo do tipo de habitat que o animal habita!

Repara:
2.0
Imagem

5.0
Imagem

10.0
Imagem

Ou seja, a 2.0 nem sequer raios UV emite practicamente, apenas emite o espectro luminoso, ou seja, é absolutamente desnecessario se o cómodo onde esta o terrario tiver boa luminosidade e não tivermos plantas vivas no terrario!

Desculpa este aparte, mas a impressao que tenho do pessoal pensa que as lampadas de UV é como a potencia do aquecimento: "ah e tal, de 15W nao chega, compra um tapete de 30W que veras logo que aquece bem..."

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”