Castrar gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sofiacpinto
Registado: quinta jul 03, 2008 2:52 pm

quinta jul 03, 2008 5:37 pm

eu tenho uma gata, que me foi dada ja com um ano e tal, e agora ja tem por volta de 2 anos. Quando me deram tive a castracao marcada num veterinario mas depois desmarquei por nao ter coragem de a submeter a uma operacao definitiva, e porque existe sempre a possibilidade de algo correr mal. e tenholhe dado a pilula, e agora voltei a colocar a hipotese da castracao porque a veterinaria disseme que era mais saudavel recorrer a operacao do que continuar a darlhe a pilula e como a caixa ja acabou e conviniente que me decida por um metodo ou por outro, mas queria saber se existe alguma alteracao profunda no comportamento do animal e quanto tempo e que demora a recuperar
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

quinta jul 03, 2008 6:14 pm

Sofia..dares apilula à gatinha é uma sentença de morte... .a minha morreu com cancro nas maninhas por causa dessa porcaria, mas na altura em k lhe dava a operação era completamente diferente a castração das gatas é uma operação cada vez mais simples numa semana mais ou menos recuperam.Falo-te do fuundo do coração e da experiencia que tive.
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quinta jul 03, 2008 6:21 pm

Olá :wink:
Bem, em primeiro lugar aconselho-a mesmo a esterilizar a sua gatinha, porque a pílula tem imensos efeitos secundários nas gatas.

Quanto á esterilização, a minha gata (a Kiara) foi esterilizada ainda tinha meses... A recuperação foi muito rápida, para minha própria surpresa. No dia da cirurgia estava muito molinha (ainda tinha o efeito da anestesia), mas no dia seguinte parecia que não tinha acontecido nada, já brincava como sempre e fazia daquelas corridas rápidas que parece a prova dos 100 metros de gatos.
O comportamento mantêm-se exactamente o mesmo, continua a ser a mesma traquina de sempre, brinca, corre, salta.
Aconselhe-se com o a sua vet e vai ver que é mesmo o melhor para a gatinha, até porque a esterilização evita vários problemas futuros.

Leia este tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... era%E7%E3o
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=cirurgia
<strong>Susana</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 03, 2008 6:53 pm

sofiacpinto,
a minha gata foi esterilizada aos 6 meses...
levei-a à clinica num dia de manhã, ela foi esterilizada à hora do almoço, fui buscá-la no final da tarde, mantive-a na transportadora durante a noite (a mando da vet), no dia seguinte, quando abri a transportadora ela saltou cá para fora como se não se tivesse passado nada (sem exagero) :!:
quanto ao comportamento... continua a mesma peste de sempre, não mudou nem um bocadinho... no entanto, há gatos que ficam mais calmos :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 03, 2008 7:22 pm

LenaPS Escreveu:ah e já agora, uma duvida, é k tenho uma amiga minha que castrou o gatinho dela depois dele começar a marcar territorio e ele mesmo depois de castrado continuou a marca-lo!por razao o fará?e como evitar que isso se repita?

beijokas =)
Durante mais ou menos um mês depois da castração, ainda continuam a circular as hormonas no corpo do gato portanto isso pode acontecer.

Por outro lado, todos os locais que ele marcou devem ser bem lavados e com algum detergente que não tenha lixivia porque isso atrai-os em vez de os afastar.
Diga á sua amiga que depois de lavar, esfregue limão nos locais marcados ou ponha um bocadito de vinagre.
Pode ser que resulte.

Depois há os tais 1% que nunca deixam de marcar ou então o fazem para mostrar aos donos que estão contrariados com alguma coisa.

Os meus quando veem bebés para mim, castro/esterilizo tudo por volta dos 6 meses.
Os que vieram adultos foram imediatamente e inclusive um que cá entrou a marcar tive a sorte de ver o problema resolvido com a castração.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quinta jul 03, 2008 7:29 pm

A mim o meu veterinário so me aconselhou a partir de um ano de idade, porque é a partir daí que ja estão quase totalmente desenvoldidos ;).
Para não interferir com o crescimento dele.

Mas eu decidi não castra-lo porque ele é muito calminho e não tem qualquer comportamento tipico de um gato não castrado, como fazer chichi em qualquer lado, afiar as unhas em tudo o k lhe apetece xD.
A única coisa k faz é miar muito, mas é so as vezes.

;)
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jul 03, 2008 7:37 pm

Romena8 Escreveu:A mim o meu veterinário so me aconselhou a partir de um ano de idade, porque é a partir daí que ja estão quase totalmente desenvoldidos ;).
Para não interferir com o crescimento dele.

Mas eu decidi não castra-lo porque ele é muito calminho e não tem qualquer comportamento tipico de um gato não castrado, como fazer chichi em qualquer lado, afiar as unhas em tudo o k lhe apetece xD.

;)
Devia-o ter castrado na mesma! Se o gato tem acesso à rua, estará a contribuir para o aumento da população felina, e em constante risco de contrair doenças (FIV e FELV, por exemplo.) Se não tiver acesso à rua, não satisfará as suas necessidades sexuais, podendo com a idade, vir a tornar-se agressivo.

Aconselho a castração, mesmo que o gato por enquanto seja calminho. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quinta jul 03, 2008 7:57 pm

o meu gato so tem acesso a rua preso. nao vai andar a fazer gatinhos =P, eu sei k se tem de controlar a criação de gato, porque eles sao um "praga" nas ruas.
E depois eu já falei com a veterinária sobre não o castrar e ela disse que não à problema, porque se ele não tem nenhum comportamento tipico não há necessidade.

Ele é super calminho e manso, nunca teve qualquer reacção agressiva, e ele tem muito respeito por mim, pois desde cedo k o eduquei (embora nunca sejam como os cães claro =P, eles gostam muito da sua independencia ;)).

E depois eu sei k a castração tem muitas vantagens, mas tb tem desvantagens, por isso decidi fazer assim.
Romena8
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:07 pm

De qualquer forma o meu gato é vacinado todos os anos, e na rua está sempre com alguèm, visto que eu levo-o com trela, exactamente para evitar k ele fuja e tenha contacto com outros gatos de rua.
Não acho justo deixar um animal tracando numa casa a vida toda =).
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:07 pm

Romena8 Escreveu:Mas eu decidi não castra-lo porque ele é muito calminho e não tem qualquer comportamento tipico de um gato não castrado, como fazer chichi em qualquer lado, afiar as unhas em tudo o k lhe apetece xD.
o fazer chichi em qualquer lado, a demarcação de território, pode começar a fazer-se notar mais tarde...
afiar as unhas em tudo o que lhe apetece não é um comportamento de um gato não castrado, é uma necessidade que todos os gatos têm pois necessitam de afiar as unhas...
o miar muito é um sinal que ele quer gata, e aí pode começar o comportamento dele a mudar :|

concordo com o crazyboy!!

ah... e como não tem acessso à rua, o mais provavel é começar a tentar fugir de casa para satisfazer as necessidades dele!
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:09 pm

Romena8 Escreveu:Não acho justo deixar um animal tracando numa casa a vida toda =).
Eu acho que a minha gata não ía achar justo que a levasse à rua... aliás, acho que ela ía ficar bem chateada comigo e que eu não ía sair bem tratada :lol:
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

quinta jul 03, 2008 8:16 pm

Romena8 Escreveu:o meu gato so tem acesso a rua preso. nao vai andar a fazer gatinhos =P, eu sei k se tem de controlar a criação de gato, porque eles sao um "praga" nas ruas.
E depois eu já falei com a veterinária sobre não o castrar e ela disse que não à problema, porque se ele não tem nenhum comportamento tipico não há necessidade.

Ele é super calminho e manso, nunca teve qualquer reacção agressiva, e ele tem muito respeito por mim, pois desde cedo k o eduquei (embora nunca sejam como os cães claro =P, eles gostam muito da sua independencia ;)).

E depois eu sei k a castração tem muitas vantagens, mas tb tem desvantagens, por isso decidi fazer assim.
Vamos ver quando logo logo aparecer alguma gata com o cio pelas redondezas e veja a "Mãe Natureza" a fazer das suas...depois veja a educação que deu ao gatinho e depois venha cá contar :lol: :lol: :lol:
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insol&ecirc;ncia, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicion&aacute;rio de cita&ccedil;&otilde;es
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jul 03, 2008 8:16 pm

Romena8 Escreveu:De qualquer forma o meu gato é vacinado todos os anos,
Romena, ele até pode estar vacinado e até leve a vacina do Felv. Mas há doenças que não têm vacina, o pif é uma delas. :|
Caisi
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:20 pm

Porque se castrar um gatinho que ainda não tenha os testiculos desenvlvidos pode vir a desenvolver doenças nomeadamente nas vias urinarias como infecçoes urinárias e assim
Engraçado nem sei onde estes médico veterinários tiram o curso, uns dizem uma coisa e outros outra... pois conheço uma que quando uma amiga minha levou o gato dela com uma infecção urinária depois do tratamento aconselhou logo a castrar para diminuir as probabilidades de voltar a ter. :roll:
Começo a pensar que muitos dos veterinários só querem é ganhar o deles! :?
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insol&ecirc;ncia, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicion&aacute;rio de cita&ccedil;&otilde;es
Caisi
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 8:23 pm

mOreirinha01 Escreveu:
Romena8 Escreveu:Não acho justo deixar um animal tracando numa casa a vida toda =).
Eu acho que a minha gata não ía achar justo que a levasse à rua... aliás, acho que ela ía ficar bem chateada comigo e que eu não ía sair bem tratada :lol:
A minha gata também concorda... e os meus braços que o digam. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”