gatinha brava

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
estrela666
Registado: quinta out 11, 2007 7:14 pm

domingo jun 29, 2008 10:28 pm

Olá! :P

Tenho uma gatinha há quase um mês em casa e ainda não lhe consegui fazer uma festinha!!
Tenho outro gato que é irmão dela, e a gatinha da-se mto bem com ele. Mas assim que me vê, foge... Já experimentei dar-lhe comer à mão, atirar-lhe brinquedos, brincar com o mano para ela ver que eu nao lhe faço mal, mas nada resulta... ultimamente tolera a minha presença, mas sempre afastada dela.
O que me aconcelham a fazer para a minha Telquinhas não ter medo de mim? :cry:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo jun 29, 2008 11:06 pm

Deixar de tentar fazer-lhe festas.

Sentar-se no chão sem lhe tocar nem olhar nos olhos e passar assim todos os dias algum tempo.
Pode falar com eles, com uma voz suave, ou se não tiver assunto pode ler uma revista ou um livro em voz alta.

Verá que daqui a pouco tempo ela vai começar a ter curiosidade de a vir cheirar.
Não se mexa nem a olhe.
Só assim ganhará confiança.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jun 29, 2008 11:28 pm

Para receosos…

Numa ninhada há sempre um que é mais receoso...mas sendo que não é um gatinho bravo, tem remédio...

Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho, enquanto receoso, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem poliester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem... ;)

Quando ele estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!

Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
shadowleet
Registado: sexta jul 04, 2008 1:15 pm

sexta jul 04, 2008 1:24 pm

ola
eu estou basicamente com o mesmo problema
tenho um gatinho com um mes de umas semanas....e realmente é muito complicado ganhar a confiança dele
esta em minha casa faz hoje duas semanas e ainda nao lhe consegui fazer uma festinha
ele tem o seu espaco
compreilhe uns brinquedos pa que ele s possa divertir
tento brincar com ele varias vezes ao dia
so que mal eu aproximo muito devagarinho a minha mao , la comeca ele a bufar-se..obviamente que forço nada.
o que noto desde a duas semanas para ca é que ele qd estou no computador ja se aproxima mais..passando junto de mim qd tem que passar e quase sempre esta nas minhas costas a brincar com os seus brinkedos.
mas mal me mexo ou tento fazer algo..puff la vai ele meter-se debaixo da cama :P
sera que daki a um tempo ele sera sociavel ao ponto de brincar cmg tb?
e qt tempo mais ou menos ate esse ponto?
é que o gato é tao giroooooooo so apetece tar o dia td a brincar com ele..fico horas a velo a brincar sozinho hehe
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

sexta jul 04, 2008 1:56 pm

Os gatos são muito curiosos, acho q mais cedo ou mais tarde ele se irá aproximar por curiosidade...acho que faz bem ñ forçar nada...mas habitue o gatinho à sua voz, fale com ele ... chame-o pelo nome!

Como já foi dito, fingir q o está a ignorar, a ñ ligar ao q ele...pode aumentar a sua confiaça para que ele se aproxime de si!
Uma ideia: brinque com ele a atirar bolinhas com guizos ou com som, para q ele brinque consigo!
Boa sorte e dê noticias :)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 04, 2008 4:27 pm

Podia ter ido buscar o link de um tópico meu com um problema igualzinho ao seu. Mas tive preguiça :oops:
Mas eu resumo: a minha Kiarita era assim, tal e qual. Agora 6 meses depois é uma melga!!!!!!!! Dê-lhe espaço, dê-lhe tempo..... É só o que é preciso. Ah! Claro, paciência para saber esperar um bocadinho...... :wink:
Sofia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 04, 2008 8:09 pm

nicosa Escreveu:Podia ter ido buscar o link de um tópico meu com um problema igualzinho ao seu. Mas tive preguiça :oops:
Mas eu resumo: a minha Kiarita era assim, tal e qual. Agora 6 meses depois é uma melga!!!!!!!! Dê-lhe espaço, dê-lhe tempo..... É só o que é preciso. Ah! Claro, paciência para saber esperar um bocadinho...... :wink:
Ai o "bício"... :twisted: :lol: e eu sem tempo mas lá fui rebuscar o tópico da nicosa:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sa&start=0

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”