Quando nem as escolas de treino ajudam :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta mai 23, 2003 9:54 pm

Cindel, gostei do seu post :p
Isabel
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta mai 23, 2003 10:01 pm

Ola CindelP

Gostei mesmo de ler a sua exposicao. E o que se chama a aproximacao "no nonsense".

Outra maneira de "quebrar" o cao, sem lhe tocar e ignora-lo. Durante alguns dias, nao olhar para ele, nao lhe falar, fazer como se fosse invisivel. Que Deus me perdoe que foi horrivel mas eu tive de "ignorar" o Oscar por uns tempos, ja ha muito tempo.

Passado um tempo, o cao ignorado comeca a seguir-nos em silencio, e deixa os "jogos" para nos chamar a atencao. So nesse momento o camamos a nos: teoreticamente, o cao tera compreendido a nossa lideranca.

O Oscar nunca foi agressivo ou violento mas e muitissimo dominante e teimoso. Tem o problema (por ter sido adoptado) de eu nunca o poder "castigar" recorrendo a contacto fisico ou a uma palavra mais dura: se o faco vai esconder-se cheio de medo e nao aprende nada.
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

sexta mai 23, 2003 10:06 pm

Verdade, Nanico, não há nada pior do que um cão ser ignorado...

Fala a voz da experiência, quando o castigo não é suficiente, nada pior do que votá-los ao silêncio. Mas tem de ser por toda a gente!

O dono dominante tem um efeito especial nestas situações. E não me acredito que não haja cão que não ceda!

Como costumo dizer, para teimoso teimoso e meio.

Não desista de educar o seu Jolly, ele de certeza vai aprender!

Fiquem bem
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

sábado mai 24, 2003 4:04 pm

Entao la vou eu tentar responder a todos (ver se nao me esqueco de nada):
o Jolly ta comigo desde que tem um mes. Veio de uma ninhada nao desejada de um criador de quintal que usava a caniche pura dele como fabrica reprodutora.
A cadela apareceu prenha, veio o Jolly mais 3 cadelitas e so o Jolly se salvou. Teve de vir com um mes porque o dono dizia que os queria afogar a todos.

Ele foi o primeiro cao que tivemos em casa.
Acho que devemos ter feito todos os erros possiveis e imaginarios:
Dormia onde queria inclusive em camas;
sentava-se onde queria;
a minha mae tava-lhe sempre a dar de comida da nossa e tinha comida disponivel 24/7;
isto e mais que eu sei... infelizmente so descobri que isto eram erros tarde demais...
Na altura o pensamento era o tipico: muita gente trata os caes assim a mima-los e eles nao mordem.

Depois entretanto aconteceram alguns problemas pessoais, o Jolly assistiu a muitas discussoes de casal (hoje se alguem levanta a voz ele ladra) e eu sai de casa e deixei o Jolly com os meus pais.
Quando eu voltei foi o meu pai que saiu. Depois a minha mae ao fim de um mes (imigraram).
Entretanto o Jolly foi para a Holanda onde ficou com o meu namorado sozinho 1 mes.
Depois eu cheguei.
Agora moramos com os meus pais no Reino Unido.

A primeira vez que o Jolly me mordeu foi sem aviso, quando lhe fiz uma festa quando ele tava no colo da minha mae. Ele devia ter uns 2 anos.
Depois nada mais aconteceu.
Quando fiquei em Portugal sozinha com ele as coisas iam mais ou menos. Para tomar banho e que tinha de ser com acaime.

Agora desde Junho/Julho do ano passado o cao parece que endoideceu.
E ladrar a cada barulho que ouve, e rosnar a torto e direito e e morder o Johan cada vez que pode.

O treino era o basico (senta, deita, junto...) e andamos la um mes e meio.
O treinador parecia simpatico mas nao gostava la muito do facto do Jolly rosnar-lhe.
A sugestao que recebi foi po-lo a dormir, o que para mim nao e sugestao nem ponto de conversa.
Os errros foram meus, nao dele. Nao tenciono por os meus filhos a 'dormir' quando se portarem mal e achei a ideia no minimo estupida e insensivel.

Em casa eu antes ponha-lhe o acaime para o escovar e quando comecei a ser rigorosa com ele cheguei a escova-lo sem isso.
Se momento por razoes particulares nao me sinto muito confortavel a arriscar ser mordida.

Bem, e isto acho que da uma ideia...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 24, 2003 6:04 pm

teresadonat Escreveu: Verdade, Nanico, não há nada pior do que um cão ser ignorado...

Fala a voz da experiência, quando o castigo não é suficiente, nada pior do que votá-los ao silêncio. Mas tem de ser por toda a gente!
Este treinio não é indicado em todas as situações. Somente para animais que efectuem comportamentos reprováveis para chamar a atenção e mesmo assim...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mai 25, 2003 9:03 pm

Bom, antes de mais, estou em 100% de acordo com a Cindel e se ela não o tivesse escrito, escrevia eu.

Depois, ir a um veterinário por causa de isto, é perder tempo e dinheiro, pois medicina veterinária e educação canina não andam lado a lado.

Ignorar um cão que é o "alfa"... óptimo para ele, manda e ninguém o chateia. O ignorar é bom para quem faz uma asneira e não se pode repreender devido a ele não compreender. Para um cão destes, ignorar é incentivar. Não o faça...

Em relação ao treinador, deve ser dos piores que há por aí. Se tivesse em portugal dava-lhe uns contactos de pessoas com provas dadas nesse campo, e com cães bem grandes e bem mais perigosos.

Não se esqueça das palavras da Cindel. Todo o animal que desafia o chefe do grupo, ou ganha, ou sofre com o seu atrevimento. Agora ou você perde e aceita as consequências disso, que não são nada boas e podem piorar cada vez mais, ou faz o seu cão sofrer pelo seu atrevimento. Não se descuide nem por um momento. Ao minimo desafio à sua autoridade, castigue-o fisicamente. Se ele continuar, você continua ainda com mais força.

O meu cão só me abriu a boca uma vez... se eu fosse um como os que escreveram no outro tópico que eram contra bater no cão, hoje, o meu cão já me teria aberto a boca bem mais vezes, e com outras consequências, como em muitos outros casos que já vi.

Bater no cão é necessário sim, se este desafia o chefe do grupo e tenta subir na hierarquia. O vosso cão é um animal domesticado. Não é uma pessoa como nós, por muito que alguns lhes queiram dar todas essas regalias. Se se esquecem disso, são vocês que perdem.
garyII
Registado: segunda mar 31, 2003 12:02 pm

domingo mai 25, 2003 9:19 pm

Olá
que pena não estar em Portugal, cães desses é que me dão gozo.
Creio no entanto,antes de treinar essa amostra de cão, deve-se treinar a dona, pelo exposto o problema reside aí. o bobi é apenas dominante, fez pela vida e esta a ganhar. Bom cão. olha se fosse um rotyzinho...
Já agora o treinador não sugeriu que o cão ficasse em regime de internato?
É que ir todos os dias para casa com a dona... 1 hora de treino para 23 de balda...!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mai 25, 2003 9:37 pm

garyII Escreveu: Olá
Creio no entanto,antes de treinar essa amostra de cão, deve-se treinar a dona, pelo exposto o problema reside aí. o bobi é apenas dominante, fez pela vida e esta a ganhar. Bom cão. olha se fosse um rotyzinho...
É que ir todos os dias para casa com a dona... 1 hora de treino para 23 de balda...!
:lol:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 25, 2003 11:00 pm

Bom, antes de mais, estou em 100% de acordo com a Cindel e se ela não o tivesse escrito, escrevia eu.

Depois, ir a um veterinário por causa de isto, é perder tempo e dinheiro, pois medicina veterinária e educação canina não andam lado a lado.

Ignorar um cão que é o "alfa"... óptimo para ele, manda e ninguém o chateia. O ignorar é bom para quem faz uma asneira e não se pode repreender devido a ele não compreender. Para um cão destes, ignorar é incentivar. Não o faça...

Em relação ao treinador, deve ser dos piores que há por aí. Se tivesse em portugal dava-lhe uns contactos de pessoas com provas dadas nesse campo, e com cães bem grandes e bem mais perigosos.

Não se esqueça das palavras da Cindel. Todo o animal que desafia o chefe do grupo, ou ganha, ou sofre com o seu atrevimento. Agora ou você perde e aceita as consequências disso, que não são nada boas e podem piorar cada vez mais, ou faz o seu cão sofrer pelo seu atrevimento. Não se descuide nem por um momento. Ao minimo desafio à sua autoridade, castigue-o fisicamente. Se ele continuar, você continua ainda com mais força.

O meu cão só me abriu a boca uma vez... se eu fosse um como os que escreveram no outro tópico que eram contra bater no cão, hoje, o meu cão já me teria aberto a boca bem mais vezes, e com outras consequências, como em muitos outros casos que já vi.

Bater no cão é necessário sim, se este desafia o chefe do grupo e tenta subir na hierarquia. O vosso cão é um animal domesticado. Não é uma pessoa como nós, por muito que alguns lhes queiram dar todas essas regalias. Se se esquecem disso, são vocês que perdem.
Olá
Mas o pessoal hoje em dia, com tanta mariquiçe, tem medo de usar as maozinhas para educar o au-au. É o que dá muitos "beijinhos e lambidelas" - filosofia cada vez mais presente aqui. Depois é claro dá-se acidentes !

Se usa açaime para o simples acto de escovar o cão .... Porra, será muito dificil dar uma chapada valente num cão quando nos mostra a placa ?
Praias, agradecia que nos mantivesse a par deste caso e que nso informasse sobre o proximo passo que vai tomar para resolver este assunto

Que este caso sirva de exemplo para todos que por aqui passam. E estamos a falar de um cão pequeno. Imagem agora os estragos que podiam surgir caso fosse um de porte medio (+-30kg)

Pedro concordo também contigo sobre a politica de ignorar. Antes demais é muito subjectiva e acaba dando carta branca ao cão (piorando só a situação). Às tantas só irá piorar o caso

Como diz o Gary, se vier a Portugal com o seu cão avise que nós gostamos de circo ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mai 25, 2003 11:42 pm

Praias

Já num outro tópico sobre este assunto eu dizia que me parece que você tem medo do cão.E aconselhava que mais que o cão se calhar os donos é que deveriam ir á escola aprender.O seu cão percebeu que manda e quando não gosta ferra o dente.Se ele se apercebe ainda mais que você tem medo então ele sente-se no céu. Não percebo como quando ele começou a tomar essas atitudes não foi severamente castigado e quando digo castigado digo com uma boa bofetada.Olhe eu só tive um problema com a minha Rott quando ela tinha oito ou nove meses que reagiu quando lhe tirei um osso , levou uma tareia que lhe ficou de memória , nunca mais.
Por isso mais uma vez lhe digo se você quer o cão e não ter problemas com ele tem que perder o medo e se mentalizar que você é que manda e tem que mandar a bem ou a mal.
Olhe se como diz o Gary fosse um rottynho , ou um boerboelzinho havia de ser lindo .

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 26, 2003 8:17 am

Eu nesta estou com Cindel e com o Kroz. Não me parece que ignorar seja a solução! Isto porque não me parece que estejam a partir da premissa correcta! Estão a dar-se uma serie de conselhos no pressuposto de que a Praias é a Alfa e não deve deixar o cão desrespeitar esta posição. Dá-se o conselho para ela ignorar o cão no pressuposto de que este, por ela ser a Alfa, vai ficar preocupado e segui-la para voltar a ter a sua atenção e 'protecção'. Pois.....mas o problema, que apenas alguns perceberam, é que o Alfa aqui JÁ É o cão! Ele é que manda! A única solução agora é desafiar o Alfa e tomar-lhe o lugar. Para que não haja dúvidas, isso vai implicar conflito e agressão, mas a Praias deve assegurar-se que vence. Uns bons tabefes e uns abanões vão ser necessários sim senhora! Veja o lado 'positivo'....se fosse um Mastiff ia ser muito mais dificil!

Também achei interessante a hipotese do cão estar a padecer de algum mal fisico que o possa estar a tornar agressivo. Talvez valesse a pena investigar esta vertente.

O que é certo é que não pode continuar assim! Caso não faça nada, está sujeita a ter um acidente. Aí não são só os danos fisicos que ele possa causar a terceiros, mas também o final triste que você nada gosta ("adormecê-lo") que o cão certamente terá.

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 26, 2003 10:49 am

Não posso deixar de reforçar o que já foi dito.

Apesar de ter uma cadela da raça mais dócil que existe, também eu tive de arrepiar caminho na (des)educação que lhe estava a dar.

Muitos mimos, muitas festinhas, deixar passar maus comportamentos e tolerância excessiva estavam a torná-la "surda" ao chamamento e às ordens e numa abusadora, mesmo na nossa presença !

Nunca chegou (nem pouco mais ou menos) ao caso da Praias, mas já era suficiente para ser desagradável.

Com a mudança de atitude da minha parte, foi uma questão de dias !
Parecia milagre !
Acabou-se a surdez, acabou-se o desabalar por conta própria, acabou-se a resistência passiva às ordens que não gosta.
Quando têm recaídas basta mostrar a trela (que eu uso para bater quando faz das "grossas") ou levantar a mão (na verdade, basta a voz mais grossa).

Continuo a dar mimos (quando faz bem) e até fora disso (quando tenho ataques de ternura por ela) mas ela sabe que é "linda" porque obedece e que têm de ser "linda" para ter miminhos !

Estar com ela, agora, é um prazer !

Ter medo dela é que nunca tive.
Mesmo quando era mázinha, tirava-lhe a bolinha e a comida da boca (andava sempre a comer porcarias na rua) e nunca chiou !
Ainda fiquei com uns arranhões por causa da resistência...mas só aconteceu um par de vezes e não foi de propósito !
Mas de propósito ou não, ficou bem claro o que eu pensava !
Nunca mais aconteceu.

Primeiro têm que dominar o "seu" medo do cão.
Depois tem de lhe bater quando fôr preciso !
É para o bem dele - você não quer, não gosta, mas têm de ser !!!
Têm de o quebrar e de conquistar a posição de líder senão...mais tarde ou mais cedo vai ter de o abater - percebe porque é que é para o bem dele ?
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

quarta mai 28, 2003 2:30 pm

O Jolly apanha sempre que abre a boca.
Isso nunca hesitei. Se tenho medo?
Um pouco. Ja senti os dentes vezes suficientes.
Neste momento, estou gravida. Desculpem-me la mas nao quero arriscar a ser mordida nesta altura!!! Se for como das outras vezes, la tenho de ir ao hospital!!!

O problema e que assim, ainda esta a ser pior.
Eu bem vejo que desde que tou gravida ele ainda ta pior.
De certeza que se apercebe que agora tenho mais medo de ser mordida.

As 23 horas de balda a que se refere nao sao bem assim.
O Jolly e trancado na despensa com modos que nao sao exactamente calmos cada vez que algo acontece e apanha bastante durante o dia.

O Jolly infelizmente e isso arrependo-me porque aqui a racional devia ser eu, ja foi ao veterinario com um pequeno problema depois de me ter tentado morder e eu ter cegado de tal maneira que lhe bati bastante.

Nada disto resulta. O meu pai nunca o deixou virar-lhe o dente e ele mesmo assim vai tentando.

Sinceramente nao sei se vai ser a porrada que vou resolver isto...

Porque ainda para mais, eu tento nao o deixar ir para os quartos, nao lhe dar comida e etc, mas os meus pais dao-lhe tudo e inclusive dormem com ele no quarto.
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta mai 28, 2003 2:47 pm

Tenha cuidado enquanto está gravida, não se magoe, mas continue a ser firme com a Jolly senão ela acha que "ganhou" e depois ainda é pior...

Já tentou informar-se àcerca de outras escolas possíveis?

Espero que tudo se resolva pelo melhor...

Fiquem bem
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mai 28, 2003 3:11 pm

Olha Praias...

Antes de mais MUITOS PARABENS, MINHA QUERIDA! QUE TUDO TE CORRA BEM!!!!

Nao ha maneira facil de dizer isto...

Dentro de alguns meses teras um recem nascido em casa, que nao se pode defender. Tens mesmo que fazer algo para corrigir a atitude do Jolly. Eu, sinceramente, acho que usar violencia na educacao de um cao so puxa mais violencia. Ja viste que esse nao e o metodo que resulta, ainda mais se nem todos os membros da familia tem uma atitude consistente... Neste momento, ja o cao pensa que a porrada e os gritos sao parte da vida normal. Ele so faz o que quer, com bastante porrada e gritaria tambem...

Se eu estivesse no teu lugar ia falar com a tal psicologa, e era muito sincera com ela. Talvez vas ouvir um conselho que nao vais gostar, ou talvez seja possivel recuperar o Jolly de modo a que possas confiar nele com um bebe em casa... Mas lembra-te que neste momento nao tens de pensar so em ti no Johan, tens de pensar no teu bebe.

Lembra-te tambem que a atitude dos ingleses, assim como dos holandeses nao e muito tolerante quanto a educar um cao com castigos fisicos. Podes ver-te em problemas que nem imaginas se um dias das uma palmada ao Jolly em publico...
Responder

Voltar para “Cães”