FELV- gato 3 meses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

sexta jul 04, 2008 1:31 pm

Num tópico anterior, os meus caros amigos acharam estranho eu mandar fazer o exame do FELV e FIV. Mas reparem todos os artigos sobre essa Matéria dizem que o GATO DEVE SER VACINADO CONTRA O FELV ÁS 8 SEMANAS OU APARTIR DE AÍ....

Lógico que convem antes de ser administrada a vacina FAZER OS TESTES... Se o Gato deve ser vacinado apartir das 8 semanas( 2 Meses) Porque Vces comentam que só aos 6 meses?? Ou seja após 24 SEMANAS?
Então os artigos estão todos incorrectos...Deveriam dizer que só se deve vacinar aos 6 meses....

Mas concordo com voçês... Qto mais tempo melhor para tirar as dúvidas...Só acho mal os artigos VETs, dizerem que vacinam aos 2 meses-3meses....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 04, 2008 1:55 pm

Boas.

Os testes até podem ser efectuados, se quiser, assim que nascem pois implica em só retirar uma gotinha de sangue o que não mata nenhum animal. A questão é que TODOS os Vets deveriam saber que; tal como já lhe expliquei por PM, a seu pedido: os testes são inconclusivos quando efectuados antes dos 6 meses. Logo, é um gasto de dinheiro escusado e a prova está no facto desse ter dado inconclusivo e o Vet já "estar a esfregar as mãos" para voltar a "enfardar"...! :P :lol: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57327
imas Escreveu: O médico disse para repetir daqui a três semanas..Poderá ser um falso positivo a FELV???

Nos meus gatos as vacinas da Leucose felina foram administradas após o teste, aos 6 meses. Antes disso levaram todas as outras e só após os testes levaram a da Leucose.
Já agora aproveito a referir que a minha Nina apesar de ser negativa; em mais que uma vez os ditos serem efectuados, faz reacção adversa à vacina da leucose felina. Da segunda vez e última pois não levará mais essa vacina, esteve 2 semanas a soro e a ser tratada na Clínica.
Com as outras gatas, não houve reacção á vacina em questão...!

Qual a razão de abrir outro tópico dentro do mesmo assunto do anterior?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57327

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 04, 2008 2:12 pm

Tambem não dou a vacina da Leucose antes dos 6 meses.
É uma vacina muito forte e prefiro esperar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 04, 2008 2:24 pm

A vacina da leucose felina não deve ser dada apenas se o gato em questão tiver acesso ao exterior e contacto com outros gatos??
A vet da minha gata disse que no nosso caso não era necessário dar-lhe a vacina e a Luz não a tem!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 04, 2008 2:30 pm

Eu também não vacinei a minha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 04, 2008 2:41 pm

Há uma coisa que me incomoda bastante em relacção a este tema...

Eu nunca fiz o teste de Fiv/Felv à Luz, não sei se ela tem ou não alguma dessas doenças... estou a pensar em juntar um dinheirinho para tentar convencer os meus pais a deixarem-me fazê-lo...
Eu quero outro gato para fazer companhia à minha, posso vir a tê-lo só daqui por 10 anos, mas vou tê-lo!!
Tipo...
Supomos que descubro que a Luz tem algum problema... isso era um impedimento para ter outros gatos, a não ser que se tratassem de outros gatos com o mesmo problema...
No entanto, e se fosse ao contrário?
Adopto um gatinho bebé, não lhe posso fazer os testes... há um risco (mínimo, mas há) de ele estar infectado... é um risco juntá-lo a outro gato...
Acho que as pessoas não pensam muito nisto quando adoptam um novo gatinho, pensam antes em como juntar os dois gatos, mas... há sempre aquele risco!! Devemos ignorar assim este problema??
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 2:53 pm

Sim moleirinha.
Gatos que não vão á rua não costumam dar e durante muito tempo os meus não levaram.

Acontece que, em 2005 perdi, por morte, 2 no espaço de 4 meses e no lugar deles entraram 5 em fases diferentes.

Tambem passam aqui por casa, de vez em quando, gatos em transito para outros sitios e eu trato por vezes colonias.
Assim sendo e, uma vez que há vacina, falei com o vet e passámos a vaciná-los todos.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 2:57 pm

mOreirinha01 Escreveu:
Acho que as pessoas não pensam muito nisto quando adoptam um novo gatinho, pensam antes em como juntar os dois gatos, mas... há sempre aquele risco!! Devemos ignorar assim este problema??
É, de facto um risco mas ás vezes é preciso corrê-lO mesmo que conscientemente.

Mesmo porque, os testes antes dos 6 meses são muito pouco fiáveis, mesmo os de laboratorio e até há animais que deram positivo e mais tarde negativam.

<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta jul 04, 2008 3:02 pm

Acho que é um risco, pois estes testes só devem ser realizados após os 6 meses.
Na altura em que adoptei as minhas meninas não pensei nisso. Sim foi um risco, uma irresponsabilidade e falta de informação minha, até porque a minha Mikas veio da rua.
Levaram as vacinas e reforços, só após os 6 meses é que fizeram os testes e foram os testes rápidos.
Levam a vacina do Felv, mas a vet da última vez falou-me nisso, uma vez que não estão em contacto com outros gatos, não há a necessidade de levarem esta vacina.

Eu resolvi dá-la pelo menos mais este ano. Não sei o futuro e se de repente outro gato cruzar-se na minha vida... vontade não falta, só não sei se tenho capacidades monetárias e tempo para mais um. Por isso vou dando.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta jul 04, 2008 3:15 pm

Deve-se sempre fazer com que os novos “residentes” tenham um período de quarentena antes de serem juntos aos antigos “residentes”. Assim, mesmo não sendo totalmente seguro, pelo menos dá para fazer alguns testes de despistagem de doenças através de análises no veterinário.
Falo por experiência própria…
Resumindo-me ao essencial da história, recolhi um gato atropelado no meio da estrada, o Bernardo, e depois de todos os tratamentos e de este aparentar estar bem, juntei-o a outro gato que tinha, o Gastão. A coisa andou sem problemas durante algum tempo, mas às tantas o Bernardo começou a apresentar uns sintomas esquisitos… Veterinário com ele. Por inexperiência minha, mas acima de tudo por no veterinário ONDE IA, não me terem dito nada, nunca lhe fizeram qualquer teste às mais variadas doenças felinas. (nem a ele nem ao Gastão). Tive-o sempre junto com o Gastão, eram inseparáveis. Como o Bernardo continuava doente (estive mais de 1 mês à espera do resultado das análises dele!), decidi adoptar uma companheira de brincadeiras para o Gastão, de modo a que este não chateasse tanto o Bernardo. Veio a Mafalda.
Mas quando veio a Mafalda, decidi mudar de veterinário, farto que estava de esperar pelas análises do Bernardo. Peguei nos 3 e fui a outro veterinário, o qual a 1ª coisa que fez foram os testes da FIV / FELV e ainda exames de laboratório à PIF.
Conclusão o Bernardo era FIV / FELV e PIF positivo! Escusado será dizer que o Gastão, dada a convivência que tinha com o Bernardo também acusou valores preocupantes de vir a desenvolver PIF…
O Bernardo, infelizmente, não resistiu e o Gastão, que teimei em manter junto com a Mafalda, repetiu os exames da PIF passado 1 ano e deu negativo… ninguém sabe explicar bem porquê, mas eu tenho para mim que o Gastão é um gato extraordinário. A Mafalda foi sempre negativa a tudo… Também repetiu os exames e continuou negativa.
No final do ano passado recolhi da rua dois gatos, a Mónica e o Fred, com cerca de 4 meses. Antes de entrarem em casa e de serem juntos à Mafalda e ao Gastão, ficaram no veterinário e, a meu pedido, fizeram os testes da PIF/FIV/FELV e deram negativos. Fui alertado pelo veterinário que os testes não seriam fidedignos dada a idade deles! Fui eu que pedi que fossem feitos os testes! Quer queiram quer não o resultado deixou-me um pouco mais descansado… No entanto, mantive-os afastados do Gastão e da Mafalda até aos 6 meses de idade! (Felizmente tenho um anexo à minha casa, com 3 assoalhadas, onde eles ficaram estes 2 meses). Aos 6 meses repetiram todos os exames e felizmente tornaram a dar todos negativos. E aqui, e só aqui, é que os juntei.
Depois do que se passou com o Gastão, não podia, mais uma vez, “brincar” com a saúde dele.

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 3:21 pm

Quando se traz algum animal novo para casa devem estar separados algum tempo.
Não serão precisos os tais 6 meses mas umas 2 semanas para dar tempo de ir ao vet, fazer as desparasitações todas e começar as vacinas.

<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 04, 2008 4:08 pm

Se eu fosse a preocupar-me com o facto da minha Nina não poder estar imunizada à Leucose e apanhá-la dos penduras que por cá passaram e já são imensos, bem que já tinha dado em maluquinha.

Claro que se devem ter alguns cuidados mas a verdade é que com tantas "maraquices", mesmo naqueles que nunca vão á rua, os gatos, qualquer dia passam a ser biblots ou autênticos andarilhos nas mãos dos donos.

Reparem numa coisa; antes de eu ter as vedações eléctricas, as minhas gatas entravam em contacto com gatos de rua. Logo, gastei dinheiro em vão ao tê-las testado... e se fosse para manter a certeza de continuarem a ser negativas, após os tais contactos, lá teria que andar constantemente a fazer testes de FIV e FELV e depois? Bom, depois, caso uma fosse positiva tinha a opção de a "despachar" (nem pensar nisso é bom), de a manter como gata que é e sempre foi; inserida na sua colónia, ou então retirar-lhe metade da vida (uma infeliz) separando-a das outras, tendo-a confinada a um só espaço da casa. (nem pensar)
Então, mesmo após eu ter colocado a cerca eléctrica, não fiz nem vou fazer os ditos testes às minhas gatas até porque, minha opinião, a maioria só quer saber porque: ou estão com ideia de adquirir mais gatos ou só porque "virou moda". Na verdade um gato positivo é tão gato como qualquer outro o que interessa é que os donos, sejam os gatos positivos ou não, os tratem atempadamente de cada vez que o animal apresentar sintomas de doença, seja ela qual for e como eu nem olho para trás quando os meus animais estão doentes, tanto se me dá que seja por Fiv e Felv como por qualquer outra doença. Aliás, estas mencionadas nem são doença.

Ainda anteontem me aconteceu uma boa que depois conto porque agora estou sem tempo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta jul 04, 2008 5:05 pm

Eu optei por ter este cuidado e como a Leo disse eles qualquer dia podem tornar-se simples biblots. Mas é mais forte do que eu...

No entanto, foi mesmo a conselho da Leo que na altura deixei o Gastão e a Mafalda juntos, mesmo à revelia dos conselhos do veterinário. E acho que a Leo tinha e tem toda a razão. Tenho mesmo para mim que, para além do Gastão ser um gato extraordinário, foi mesmo o facto de não lhe ter alterado as rotinas e tê-lo mantido junto com a Mafalda que fez com que ele se torna-se "negativo" à PIF. Vivê-se muito ou vivêsse pouco, como diz a Leo, pelo menos deixáva-o ter uma vida normal, junto com os "amigos".
Muitas vezes a experiência de alguns sobrepôe-se ao conhecimento dos veterinários...
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta jul 04, 2008 5:54 pm

Pois isto é uma questão de opiniões..

Eu acho muito bem que tratem bem dos que venham a ser positivos, pois merecem na mesma ser bem cuidados e serem felizes, mas isso não significa que possam infectar outros animais.. acho uma incompleta irresponsabilidade quem saiba que tem um animal positivo para PIF, FelV ou Fiv e junta-lo com outro animal que não seja positivo..

Animais que estejam habituados a estar juntos com outros devem continuar (quando um esta infectado a probabilidade dos outros estarem é bem alta) logo nunca ficariam sozinhos, mas caso se dê o caso de o/os outros não estarem infectados deve-se separar.. e com o animal esta habituado a conviver pode-se até arranjar um abandonado que também seja positivo, isto caso tenha condições para tal..

Eu tenho dois gatos que apanhei da rua, nunca fui informada do que eles podiam ter, contudo quando me apercebi todos os outros gatos que iam passando aqui por casa começaram a ficar separados dos meus até fazerem os testes..
Agora recentemente apanhei uma gata que para além de estar prenha, não tinha um olho e era positiva para PIF.. como é obvio não ia ser egoísta ao ponto de querer ficar com ela e comprometer a saúde e vida dos meus outros dois gatos.. como não tinha hipótese de a ter em separado para o resto da vida dela e para os filhos tive que tomar uma decisão.. e ela voltar para a rua nao era uma hipotese..
lagutrop
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 6:25 pm

Quer dizer que mandou abater?
Não estou a criticar, estou a fazer uma pergunta.

Era coronavirus positivo ou tinha já PIF activo?

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”