duvida sobre iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
piscita
Registado: quarta jan 30, 2008 3:59 pm

sexta jul 04, 2008 2:44 pm

olá gostava que me ajudassem, é possivel as iguanas comerem as próprias fesses, se é por que razão o fazem obrigado
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta jul 04, 2008 2:57 pm

de facto não é um comportamento muito comum.. noutros animais, como os gorilas, esse comportamento já foi registado, e segundo os cientistas, pensa-se que muitas vezes para fazer um reaproveitamento de vitaminas que não foram digeridas pelo estômago. mas agora nas iguanas não te sei dizer com exatidão o que poderá estar a passar. seja como, passa a limpar-lhe as fezes. para além de tornar o terrário num local mais higiénico tanto nós (humanos) como para o animal.
telmofdf
Membro
Registado: quarta abr 30, 2008 8:39 pm

sexta jul 04, 2008 5:37 pm

realmente nao e mto normal, mas ja vi aqui nu forum um caso de uma iguana que comia as proprias fezes... houve alguem que disse que era normal e q tinha nutrientes ou qualquer coisa do genero... nao sou grande entendido no assunto mas...

abraço
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jul 04, 2008 7:07 pm

elas em liberdade comem as fezes dos adultos ( caso sejam crias) para ganhar certos nutrientes ou vitaminas ecensial ao desenvolvimento
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sexta jul 04, 2008 9:11 pm

Interessante... desconhecia isto... mas tambem ja ouvi que pode ser uma possivel parasitose. Mas esta informaçao nao é viavel pois o site tinha algumas informaçoes erradas...

Cumps...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 04, 2008 9:35 pm

As fezes dos adultos ajudam a equilibrar a flora intestinal e fortalece o sistema imunitario das crias...mas comer as proprias fezes não é um comportamento comum ou normal, pode ser realmente algum carencia ou desiquilibrio nutricional...revê a dieta dela, se é variada e equilibrada, suplementos... etc
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jul 04, 2008 10:47 pm

Como o Korbe disse não é inaudito casos de animais que comem as fezes dejetos, quer as suas quer as dos seus progenitores, nuns casos para fortalecer o sistema imunitário e a flora intestinal, noutros casos porque o sistema digestivo não é tão eficaz quanto seria necessário, não estando totalmente adaptado à dieta do animal. Um outro caso que me ocorre é o dos elefantes.

No caso das Iguanos não tinha conhecimento.

Por outro lado também pode ser sinal de algum problema com o animal quer ao nível físico quer ao nivel psicológico, nomeadamente algum factor stressante!!! O espaço pequeno para ele poder subir pode ser um factor a ter em conta.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta jul 04, 2008 11:46 pm

nao so nos elefantes, os cavalos quando sujeitos a nivel elevado de stress tambem comem as proprias feses.
Brake
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sábado jul 05, 2008 12:14 am

Os roedores praticam todos coprofagia...ou seja, comem as proprias fezes.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sábado jul 05, 2008 3:18 am

Uma das minhas tartarugas adora comer caca. Aliás, quando era pequena foi a primeira coisa que eu a vi comer! :D Nas tartarugas aquáticas é normal...

Quanto a iguanas, não te sei dizer.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”