filtragem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
RatiNhOMStS
Membro
Registado: domingo jan 13, 2008 11:14 pm

quinta jul 03, 2008 6:42 pm

Arranjaram-me um caixa de "fluval biomax" e "sera nitrivec".
O problema é que não tenho filtro daqueles todos xpto fora do aquario tenho um filtro simples.
Se eu espalhar o "fluval biomax" pelo fundo to aquaterrario e depois por o "nitrivec" faz algum efeito na limpeza da agua?

pk da alta trabalheira estar a limpar o aquaterrio todas as semanas lool
as tartarugas realmente tem um metabolismo muito activo
loool

cumps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta jul 03, 2008 8:04 pm

entao e o fluval biomax nao cabe nesse filtro simples? nem que ponhas so um pouco e o resto espalhas no fundo. isso sao cerâmicas porosas ideais para a fixação de bactérias nitrificantes (nitrivec). penso que mesmo no fundo terá algum efeito de limpeza
abraço
RatiNhOMStS
Membro

quinta jul 03, 2008 9:26 pm

OK, BGD
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 04, 2008 12:17 am

Boas

O material filtrante é para estar dentro do filtro, fora não faz efeito.

Nesse caso concreto, as bioballs são boas para a fixação de colónias de bactérias nitrificantes ( e dentro do filtro), não para a filtragem da água em si.

Se os únicos habitantes são tartarugas, as bioballs não são o mais indicado.
cris17
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 12:02 pm

element deixa que discorde de ti, sou aquarofilo ha muitos anos e sim é verdade que as bactérias fazem colónias no filtro mas grande parte delas está à superficie do areao(que como sabem encontra -se no fundo do aquario) sempre a "trabalhar". ora penso que umas ceramicas no fundo fariam o mesmo efeito mas como nunca experimentei nao posso dar certezas
cumprimentos
element
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 7:44 pm

Boas criz17,

Dessa forma o filtro tornava-se dispensavel para o ciclo do azoto e para um aquário, bastava fazer TPAs para renovação de água.

As colónias de bactérias fixam-se no filtro, não no areão. Imagina que não tinhas areão, eu não tenho substracto nenhum em alguns dos meus aquários.

E segundo o que dizes, o melhor para teres um aqua rápidamente ciclado seria colocar lá substracto de outro já ciclado, em vez de colocar ou as matérias filtrantes do filtro novo num em uso e já ciclado ou colocar parte das matérias filtrantes de um filtro em funcionamento e ciclado no filtro do aqua novo, que é o que se faz quando é necessário um aqua á "pressa".

cumprimentos.
cris17
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 8:56 pm

boas
deixa me dizer te que estas muito enganado. sou o maior criador de escalares da minha zona e claro que nos aquarios de crescimento nao ha areao estando as colonias de bacterias no filtro.
nos aqua comunitarios a historia é outra as bacterias estao no filtro formando colonias nas ceramicas por serem porosas. ao contrario do que muita gente pensa elas tambem estao no areao, o meu é vulcanico (poroso) optimo para elas se fixarem la tambem ( claro que não substitui um filtro)
tenho a certeza absoluta do que estou a dizer.
abraço
element
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 11:49 pm

Boas

Não vou continuar esta discussão, pois não nos vai levar a lado nenhum... tu tens uma opinião, eu tenho outra.

Seja como for, no caso da tartaruga as bioballs no fundo do aqua não vão fazer o efeito que o RatiNhOMStS pretende, que é a filtragem em si da agua.

cumprimentos.
RatiNhOMStS
Membro

sábado jul 05, 2008 1:10 am

boas.
como sabem as tartarugas tem um metabolismo muito activo e estas sempre a "cagar" e com a ceramica no fundo penso que deve desintegrar a porcaria que a tartaruga faz mantendo a agua limpa por mais tempo. ja que os degetos do animal ficam no fundo do aquaterrario correto?
logo a agua nao se deve sujar tao depressa.

mas posso tar errado ms pelo menos alguma ajuda faz lol
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sábado jul 05, 2008 2:55 am

Há um produto que se chama Biotize da ExoTerra, creio. Esse liquido ajuda a decompor os dejectos das tartarugas.

De qq forma o que tens a fazer se não te queres chatear é poupar para fazeres um upgrade ao filtro. Os filtros para tartarugas devem ter o triplo da capacidade do indicado para um aquário já por causa destas coisas. :)

Abraço.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
cris17
Membro Veterano

domingo jul 06, 2008 1:36 pm

claro element fica com a tua que eu fico com a minha lol
mas uma coisa é certa se nao tiver na mesma o filtro ligado e a oxigenar a agua as ceramicas nao resultam de nada porqe as bacterias morrem com falta de oxigenio.
abraço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”