Para a NiArCtAa,
Se eu me enquadro na sua ERRADA adjectivação de irresponsável, pois que assim seja (!) e nem me faz mossa (!) porque, eu como "irresponsável", na sua boca, tenho os meus 5 gatos bem cuidados, felizes uns com os outros e caso haja a imuno-depressão... não os tem afectado porque o bom trato e a convivência com a sua espécie, que sempre a tiveram directamente, tem superado as expectativas... ao contrário de se alguma tivesse que estar encurralada numa divisão da casa sem o carinho e companhia a 24 horas por dia com o convívio dos donos e os restantes animais que possuo, como sempre estiveram habituados!
Ainda, NUNCA compare a PIF Peritonite infecciosa felina) ao FIV e FELV. A Pif é sim uma doença altamente contagiosa, muitas das vezes levando o animal á morte em muito pouco tempo; por vezes em horas de ser detectada. Já a FIV é uma imunodeficiência e a Felv é provocado pelo vírus da Leucose Felina.
Quando fiquei com a minha Leo, já nessa altura eu tinha decidido não repetir os testes nas outras gatas e eu, "irresponsavelmente" (na sua boca, mas sem que me provoque mossa porque enquanto os meus gatos viverem serão mesmo gatos bem felizes), juntei a Leo com as restantes residentes da casa. A responsabilidade era só minha já que todas são minhas mas, dada a curiosidade de quem anda sempre metida na Clínica Vet. um dia resolvi fazer o teste à Leo (isto passados 2 Anos de convivência) e, deu NEGATIVO à FIV e FELV. O Ano passado, com os problemas de pele que ela apresenta, por ciclos, a Vet decidiiu que era mais seguro repetir os exames por causa dos tratamentos que teria que fazer por causa dos problemas de pele. Pois bem, a "je" lá concordou e a Leo demonstra-se, mais uma vez, NEGATIVA a ambos...! Logo, concluo que das duas, uma:
Ou há muita treta, radicalizada, na informação sobre a Fiv e Felv a nível de contágios ou foi demasiada a sorte em que TODOS os restantes, meus, gatos tiveram que; ao terem constante contacto com gatos de rua por Anos a fio, que vinham ao meu jardim e que se encontravam com elas nos quintais adjacentes, nunca foram contaminadas e o mais curioso de tudo é que a Sasha sendo territorial embrulhava-se em lutas com qualquer gato desconhecido ou intruso!
Outra ainda:
O meu Matateu, assim que me adoptou, fez os testes de Kit. e deram positivos. Tive o desgraçado a viver separado por algum tempo porque o radicalismo "responsabilidade?" que eu "aprendia" na net e não só, assim me ditavam para o fazer. Entretanto, passados uns 2 Anos um amigo meu, Vet, fez-lhe a castração e aproveitou para lhe retirar sangue para a repetição dos testes mas dessa vez enviados para Laboratório; deram negativos ao Fiv e Felv.

Conclusão:
Tive o gato separado, gastei uma pipa de massa para chegar a quê? Negativo? Positivo? 2 contra um não me garante a 100% NADA! Já que todos deveriam dar os mesmos resultados, havendo 2 efectuados pelo mesmo processo mas com valores diferentes!
Hoje, já mais experiente nesta andanças "felinas"...

Os meus animais são todos amados por igual. Aqui em casa não permito discriminações!!! Podem vir a viver menos? Pois que assim seja mas enquanto viverem são felizes!
Um pequeno exemplo de poder vir a viver muito mas com condicionantes e ou viver pouco mas feliz:
O meu falecido pai morreu aos 59 Anos de Câncro dos pulmões. 7 Anos antes, quando lhe foi diagnosticado o Câncro, mesmo sabendo que não tinha cura, ele deixou de fumar na expectativa de durar mais uns tempitos já que o médico havia previsto uns 2 Anos de vida, máximo! Mas, ele só fez o sacrifício pelas filhas e esposa, sabendo que precisávamos dele mas, era o homem mais infeliz da Terra porque faltava-lhe o gosto do único vício que tinha; o de fumar! Até que, resolver fumar novamente e os dois anos passaram-se, felizmente com mais 5 em cima (7 anos), contra as previsões... e, morreu FELIZ e foi feliz pelos 5 Anos extras de vida; coisa que não seria nos "condicionalismos"..., para nada afinal!
Tal como o meu falecido pai, os meus gatos viverão e morrerão FELIZES, quando tiverem que morrer!!!
Acabei por não ser tão breve assim

Leo