Esclarecimento sobre lei dos PP..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 04, 2008 8:31 pm

c_saraiva Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
IsabelMello Escreveu:A CP pode fazer isso? Ou seja sobrepor a sua lei/normas aos decretos lei?
Não, mas a verdade é que não está a fazê-lo.
Ai não?
Não se entendermos que um comboio é um bem privado (de uma empresa) mas com acesso ao público, sobre o qual o respectivo proprietário tem o direito de impor determinadas regras de acesso, desde que não sejam proibidas por Lei. Por exemplo se o PP fosse um cão guia de cego não poderia obviamente ser proibido de entrar.

Já agora, e isto expresso na Lei, aproveito para dizer que as Camaras municipais podem emanar regulamentos mais restritivos ou menos restritivos do que a Lei geral que se aplica aos PP (DL 312/2003):
"As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem regular as condições de autorização de circulação e permanência de animais potencialmente perigosos e animais perigosos nas ruas, parques, jardins e outros locais públicos, podendo determinar, por razões de segurança e ordem pública, as zonas onde seja proibida a sua permanência e circulação e, no que se refere a cães, também as zonas e horas em que a circulação é permitida, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem o uso de trela ou açaimo funcional. " - do mesmo Decreto.
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sexta jul 04, 2008 8:38 pm

Eu acho essa historia do uso obrigatorio de açaime um exagero :S... um amigo meu tem um pitt bull super querido, não faz mal a ninguém, adora crianças e nunca entrou em guerra com nenhum outro cão. ele adora festas e eu brinco muito com ele, às vezes até lhe aperto o focinho e ele morde-me o braço a brincar, mas com um cuidado =). Também já lido com ele desde pequeno, mas ele é assim com qualquer pessoa !
esse para mim não tinha necessidade nenhuma de açaime :S... embora ele tb não o use.

Para mim os cães k deviam usar açaime so deveriam ser os k mordem ou ja morderam pessoas ou outros animais, ou que sejam agressivos. E de qualquer raça, pois não são só os PP's k são "perigosos".

Se o cão for manso nao devia ser obrigatorio :S
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 04, 2008 8:43 pm

Romena8 Escreveu:Eu acho essa historia do uso obrigatorio de açaime um exagero :S... um amigo meu tem um pitt bull super querido, não faz mal a ninguém, adora crianças e nunca entrou em guerra com nenhum outro cão. ele adora festas e eu brinco muito com ele, às vezes até lhe aperto o focinho e ele morde-me o braço a brincar, mas com um cuidado =). Também já lido com ele desde pequeno, mas ele é assim com qualquer pessoa !
esse para mim não tinha necessidade nenhuma de açaime :S... embora ele tb não o use.

Para mim os cães k deviam usar açaime so deveriam ser os k mordem ou ja morderam pessoas ou outros animais, ou que sejam agressivos. E de qualquer raça, pois não são só os PP's k são "perigosos".

Pois...é uma pena que não tenha sido você a elaborar a Lei e a aprová-la porque evitar-se-iam muitas injustiças ;)

Dê por aí uma voltinha na arca, que vai encontrar essa sua opinião repetida milhões de vezes ;)
ana264
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 1:42 pm

sexta jul 04, 2008 9:16 pm

Romena8 Escreveu: Para mim os cães k deviam usar açaime so deveriam ser os k mordem ou ja morderam pessoas ou outros animais, ou que sejam agressivos. E de qualquer raça, pois não são só os PP's k são "perigosos".

Pois o pior é que nós não conseguimos saber quais são os que mordem.:(
Eu tenho um pitt e um rott e também me custa muito ter de sair com eles ençaimados... :x mas penso que é se tem de ser tem de ser, e assim estamos pelo menos mais protegidos, dos animais que infelizmente não teem a msm história de vida e educação que os nossos e por isso se tornam mais violentos!

Mas que é triste tirarmos a liberdade deles é...corridas á larga em jardins, praias, enfim sitios públicos nem pensar... Temos de lhes compensar com muitos mimos e muita brincadeira mesmo no quintal lá de casa.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta jul 04, 2008 9:28 pm

ana264 Escreveu:
Mas que é triste tirarmos a liberdade deles é...corridas á larga em jardins, praias, enfim sitios públicos nem pensar... Temos de lhes compensar com muitos mimos e muita brincadeira mesmo no quintal lá de casa.
O que coloquei em destaque foi a razão em parte desta lei, as pessoas têm o hábito de pensar nos seus direitos e ignoram os seus deveres.

Eu adoro cães mas detesto ir na rua com um fato novo e vir um cão desconhecido para cima de mim e sjar-me a roupa toda quando vou a uma reunião..ou ainda vir um cão solto rosnar-me enquanto o dono está na cavaqueira com os amigos. Ou ainda ver o meu filho ser atirado ao chão e quase partir a cabeça enquanto o dono do canito até acha mariquice do meu filho.

Como infelizmente um numero enorma de portugueses não possui um minimo de civismo e assume que o 25 de Abril significa liberdade para fazer o que ELES querem e ignorar os direitos dos outros, esta lei surge.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sexta jul 04, 2008 9:58 pm

Eu concordo com o facto de o cão dever andar preso em zonas com mais pessoas, com o açaime é que não (a não ser k morda ou seja agressivo claro).

Eu estou a pensar ter um bulldog americano, que para bem da raça, inda não é reconhecida na Europa, mas se um dia for deve ser incluido na lista de cães perigosos :S... penso k nos EUA já o é (mas não tenho a certeza) e o + provavel é ser na europa tb.

Mas mesmo k um dia seja considerado um PP, se ele for meiguinho e sociavel com pessoas e animais, nunca que lhe vou por 1 açaime !!
quero que se lixe a lei !
Eu só vejo é pitt's sem açaime e a solta! em Portugal ninguém viscaliza nada como deve ser ( o que ao menos neste caso é bom =P (para os cães não perigosos embora sendo PP) )
Romena8
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:01 pm

"ana264" o teu pitt e o teu bulldog inglês são Lindos =D. mas o pitt tem uma cor muita gira, fora do comum, só achava que ficava + bonito com orelha, mas isso ja fica ao criterio de cada um claro ;)
TheGreatDane
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:05 pm

Romena8 Escreveu:
quero que se lixe a lei ! ) )
POr essa razão é que a lei surgiu...das pessoas que se lixam.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Ruga2007
Membro Júnior
Registado: sexta fev 01, 2008 6:03 am

sexta jul 04, 2008 10:22 pm

Romena8 Escreveu:Eu só vejo é pitt's sem açaime e a solta! em Portugal ninguém viscaliza nada como deve ser ( o que ao menos neste caso é bom =P (para os cães não perigosos embora sendo PP) )
Nao fiscalizam nao :roll:
Diga isso a este

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
ana264
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:25 pm

Romena8 Escreveu:"ana264" o teu pitt e o teu bulldog inglês são Lindos =D. mas o pitt tem uma cor muita gira, fora do comum, só achava que ficava + bonito com orelha, mas isso ja fica ao criterio de cada um claro ;)
Pois ele não é "só meu", é da minha mana, cão de familia e ela quis cortar...tb não gostei nada na altura pq deu-me mt pena, agora já me habituei...é linda né :D
TheGreatDane
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:25 pm

Ruga2007 Escreveu:
Romena8 Escreveu:Eu só vejo é pitt's sem açaime e a solta! em Portugal ninguém viscaliza nada como deve ser ( o que ao menos neste caso é bom =P (para os cães não perigosos embora sendo PP) )
Diga isso a este

Esse topico foi no gozo.
ana264
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:27 pm

Ruga2007 Escreveu:
Diga isso a este

pois a minha irmã também já apanhou uma bela mulda por andar sem ançaime... :oops:
TheGreatDane
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:28 pm

ana264 Escreveu:
Ruga2007 Escreveu:
Diga isso a este

pois a minha irmã também já apanhou uma bela mulda por andar sem ançaime... :oops:
Açaime.Não ançaime, não ançaimo, não asaimo.
Ruga2007
Membro Júnior
Registado: sexta fev 01, 2008 6:03 am

sexta jul 04, 2008 10:29 pm

TheGreatDane Escreveu:
Ruga2007 Escreveu:
Diga isso a este

Esse topico foi no gozo.
E meu colega de trabalho, garanto-lhe q e verdade, tirando a parte de urinar no sr agente, q isso ja foi ele q escreveu na brincadeira!
ana264
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:30 pm

TheGreatDane Escreveu:
ana264 Escreveu:
Ruga2007 Escreveu:
Diga isso a este

Açaime.Não ançaime, não ançaimo, não asaimo.
Obrigada pela correcção :oops: , já não me vou esqueçer.... :oops:
Responder

Voltar para “Cães”