
Material:
- 1,125 L de água da torneira
- 300 g de farinha de milho (amarelo)
- 1 Banana esmagada
- 1 panela
Como preparar:
Colocas ao lume a panela com 1,125L de água, quando começar a ferver, misturae a farinha de milho.
Deves mexer o preparado, durante aproximadamente 20 minutos, para que não se agarre à panela e adicionas a banana esmagada. No fim do tempo estimado, verifica se a papa já adquiriu consistência: podes usar a técnica da colher: pões a colher na papa e se cair para os lados ainda não está suficientemente espessa, manténs ao lume mais algum tempo até ficar suficientemente espessa.
Quando estiver preparado, colocas num recipiente a arrefecer até ao dia seguinte.
Preparação do fermento
Material
- 15g fermento de padeiro
- 115cm3 de água destilada
Como preparar:
Num copo, colocas o fermento e de seguida adicionas a água destilada, de modo a dissolver o fermento.
Após a realização deste preparado adicionas à papa, preparada inicialmente.
Como criar Drosophila melanogaster:
Arranjas alguns individuos de mosca da fruta, certificado-te que são vários machos e várias fêmeas e colocas num frasco de plástico (de preferência transparente) onde tens o fundo com a papa preparada atrás, certifica-te que a papa não passa de 1/3 do frasco senão corres o risco dos adultos morrerem "afogados" por ficarem presos na papa onde estão as larvas a alimentar-se.
A papa dura muito tempo, se forem 1/3 de um frasco, mas quando estiver a acabar, e basta mudares de frasco previamente com papa (cuidado para os adultos não fugirem)... ah, certifica-te que passas a papa que sobra para o outro frasco também para não perderes a descendência...
Se querem saber o ciclo de vida destes animais (importante para os criares) aqui está resumidinho:
O ciclo de vida da Drosophila depende das condições ambientais, no entanto, o tempo médio de vida das fêmeas é de 26 dias e de 33 dias para os machos. Deste modo, o ciclo divide-se em sete fases distintas: ovo, embrião, 1º, 2ª e 3ª fases larvar, pupa e estado adulto.
24 horas após a fertilização, eclode a primeira forma larvar que, ao fim de um dia, muda de cutícula e se transforma numa larva de segunda fase. Decorrido mais um dia a larva muda novamente de cutícula e transforma-se numa larva de terceira fase que aumenta de tamanho ao longo de 3 dias.
Cerca de 5 dias após a fertilização, a larva deixa de se alimentar e começa a ficar imóvel, formando uma espécie de casulo onde sofre um conjunto de alterações designadas de pupação. Após este período eclode uma nova fase larvar: a pupa.
Dentro da pupa a larva sofre uma metamorfose durante a qual ocorre a degradação dos tecidos larvares e a proliferação dos discos imaginais. (Os discos imaginais são grupos de células que irão originar as estruturas do adulto).
Aproximadamente 10 dias após a fertilização, uma mosca adulta emerge do interior da pupa,
atingindo a maturidade sexual ao fim de 12 horas.[/i]
Três sugestões a fazer:
Primeira, a necessidade de mudar a papa quinzenalmente devido à sua rápida degradação, pode levar à redução do número de indivíduosou à sua extinção;
Segunda, sugiro a utilização de frascos com 25cm de altura,no mínimo, e de 5cm de diâmetro. E tapem os frascos com algodão em rama envolvido em gaze, assim nenhuma mosca sai e não morrem por excesso de CO2 ou humidade...
Terceira, sempre que tencionem abrir o frasco, virem-no ao contrário (tapado, ainda), as moscas tenderão (ainda não se sabe porquê) a ir em direcção à papa (não se preocupem que não se espetam conta ela, percorrem apenas e só a parede do frasco) e assim evitam fugas na abertura do frasco:D