Operar ou não?
Moderador: mcerqueira
Olá... Vim ter a este site pois encontro-me numa grande dúvida! O meu cão (um caniche anão) tem 12 anos, e foi-lhe diagnosticado um tumor num dos testiculos. A operação, segundo a veterinária, é um procedimento simples, mas... como ele é cardiaco pode não aguentar a anestesia. Ou seja... se autorizar a operação ele pode morrer nela, se não autorizar o tumor vai avançar... não sei o que hei-de fazer! Se por um lado quero dar-lhe a mellhor qualidade de vida possível e ele neste momento está tão bem, que parece não ter qualquer doença, tenho medo que fique debilitado ao ponto de ter que o mandar abater, o que realmente me ia deixar desconsolada... O que me dizem? Valerá a pena correr o risco? Ele toma comprimidos para a insuficiencia cardiaca todos os dias mas nunca teve nenhum ataque, e corre e salta como qualquer cão...desde já agradeço a vossa atenção.
-
- Membro
- Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm
Boa tarde..
12 anos, já não é propriamente um jovem.. Está perante uma decisão complicada.
O vet não lhe disse se deixar o tumor avançar, qual a esperança média de vida dele?
12 anos, já não é propriamente um jovem.. Está perante uma decisão complicada.
O vet não lhe disse se deixar o tumor avançar, qual a esperança média de vida dele?
Vou dar-lhe a minha humilde opinião...
Com essa idade de certeza que o tumor não vai avançar muito depressa, e se ele anda feliz e contente é porque se sente bem.
Se por acaso a qualidade de vida dele não fosse boa, aí sim...como não é o caso...eu não o faria!
Eu optaria por não operar!
Com essa idade de certeza que o tumor não vai avançar muito depressa, e se ele anda feliz e contente é porque se sente bem.
Se por acaso a qualidade de vida dele não fosse boa, aí sim...como não é o caso...eu não o faria!
Eu optaria por não operar!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Procure outro vet. Há anestesias específicas para animais com problemas cardíacos. Qualquer operação é um risco, como é óbvio, mas um caniche pode durar bem mais do que 12 anos. Se fosse comigo eu procuraria outro vet e avançava para a operação. Um tumor quando se começa a espalhar provoca uma morte horrorosa...
xuga
xuga
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am
Procurar outro veterinário porquê?
A única coisa que o vet fez foi alertar para o risco anestésico acrescido de um cão cardíaco (e fez muito bem). Quem é que lhe diz que o vet não vai seguir o protocolo indicado para cães cardíacos? 

Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
É realmente uma decisão muito complicada. Percebo perfeitamente todas as duvidas que a estão a assaltar neste momento.Há um ano atrás passei pelo mesmo. Converse muito com o veterinário, ponha-lhe todas as duvidas que tem, pergunte-lhe directamente se é mesmo necessário para a sobrevivência do seu cão.
O meu, embora não tivesse problemas de coração ( felizmente) não chegou a ser operado. E ainda aqui está comigo.
Mas cada caso é um caso e só o veterinário e você é que podem decidir isso. Boa sorte!
O meu, embora não tivesse problemas de coração ( felizmente) não chegou a ser operado. E ainda aqui está comigo.

Mas cada caso é um caso e só o veterinário e você é que podem decidir isso. Boa sorte!
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Independentemente de ser cardiaco ou não, tumor é tumor, tem de sair ou alastra. Se é um procedimento simples, demora pouco tempo se não houver complicações ou metásteses, mas se a Vet já disse que é simples é porque ainda deve estar numa fase inicial, altura perfeita para a remoção.
Eu operava, como operei a minha Lua, fui foi tarde demais, por medos da anestesia, exactamente por ter problemas cardiacos, deixei avançar... Se pudesse mudar algo mudaria o timming da operação, para antes, muito antes.
Se até hoje confiou na sua Vet, porque não continuar a confiar? Como diz uma amiga minha, eles é que têm os livros e tudo! E tenho a certeza que ela vai seguir o protocolo, só a quis alertar, fez o trabalho dela.
Eu operava, como operei a minha Lua, fui foi tarde demais, por medos da anestesia, exactamente por ter problemas cardiacos, deixei avançar... Se pudesse mudar algo mudaria o timming da operação, para antes, muito antes.
Se até hoje confiou na sua Vet, porque não continuar a confiar? Como diz uma amiga minha, eles é que têm os livros e tudo! E tenho a certeza que ela vai seguir o protocolo, só a quis alertar, fez o trabalho dela.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Eu quando li a primeira mensagem, depreendi que a vet não tinha anestesia apropriada a animais com problemas cardíacos. E isso é uma realidade em certas clínicas veterinárias, daí eu dizer para ir a outro vet.
MAis uma vez eu digo que EU operava.
MAis uma vez eu digo que EU operava.
Força e sinceramente nao sei qual sera a melhor solução.
Até pq tem que ver que o seu caozinho ja tem uma idade consideravel.
Até pq tem que ver que o seu caozinho ja tem uma idade consideravel.
A minha leila http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56188
É complicado.
Tente falar com o veterinário assistente do seu animal, certo que ele compreenderá os seus receios e melhor que ninguem o poderá aconselhar
Eu acho que nunca devemos baixar os braços e que devemos lutar... mas a verdade é que nem sempre vale a pena, e ninguem melhor que o veterinário que assiste o animal para o esclarecer, é um momento dificil, assim como a decisão, no entanto quanto melhor informado estiver, mais apto estará para decidir o que fazer com o seu animal.
Desejo o melhor pro seu cão
Tente falar com o veterinário assistente do seu animal, certo que ele compreenderá os seus receios e melhor que ninguem o poderá aconselhar
Eu acho que nunca devemos baixar os braços e que devemos lutar... mas a verdade é que nem sempre vale a pena, e ninguem melhor que o veterinário que assiste o animal para o esclarecer, é um momento dificil, assim como a decisão, no entanto quanto melhor informado estiver, mais apto estará para decidir o que fazer com o seu animal.
Desejo o melhor pro seu cão
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
Muito obrigada a todos! Realmente estou numa grande dúvida, porque ele é tão pequenino (pesa só 4 kilos), e já está com uma idade... A veterinária é muito boa, e muito competente. Há um ano atrás ele criou uma massa no pescoço, ela fez todos os exames e concluiu-se que era benigna. Desde então faz exames regulares para verificar se há evolução, e ela disse logo que não valia a pena correr o risco de o operar por se benigno. Mas agora a situação é outra, e ela disse logo que o operava mas que tinha que nos alertar para o risco dele não aguentar a anestesia. É complicado porque este bichinho é um membro insubstituivel da nossa família, e é muito muito feliz. Tenho medo que a doença ao alastrar o torne um animal sofrido, porque apesar de ter 12 anos foi sempre uma "criancinha". Eu ainda irei falar com ela, mas sei que a decisão tem que ser tomada rapidamente...Obrigada a todos!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm
Fale com o vet ele é o melhor a aconselhar, sei de uma cadelinha que tem tumor nos ovarios e o vet aconselhou a não operar porque a cadelinha já é velhota e não tem sintomas vive o dia normalmente como se não tivesse a doença e não adiantava operar porque já está espalhado.
Se o vet achar que deve operar não pense 2 vezes. Sempre pode pedir opinião a outros vet e decidir.É sempre dificil ouvir uma noticia destas.
Olha o meu avô foi operado ao coração, se não fosse operado não estava cá hoje mas quando foi já estava tão mal que não se sabia se conseguia sobreviver a operação.É preciso acreditar e ter força.
Se o vet achar que deve operar não pense 2 vezes. Sempre pode pedir opinião a outros vet e decidir.É sempre dificil ouvir uma noticia destas.
Olha o meu avô foi operado ao coração, se não fosse operado não estava cá hoje mas quando foi já estava tão mal que não se sabia se conseguia sobreviver a operação.É preciso acreditar e ter força.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
Bom dia,
Tive uma cadela em tempos a "Nina" que também lhe foi diagnosticado vários tumores tinha ela 11 anos... na altura o vet aconselhou a operação mas 1º mandou-lhe fazer um electrocardiograma que acusou problemas cardiacos... o vet decidiu não operar e disse que a esperança de vida dela seria uma incógnita pois com aquela idade seria difícel de prever, dependia do tratamento que lhe dávamos, alimentação, etc.
A minha Nina morreu ste ano com 16 anos, foi incrível o tempo que ela durou, nunca esperámos tanto tempo...foram anos muito felizes para todos.
Tive uma cadela em tempos a "Nina" que também lhe foi diagnosticado vários tumores tinha ela 11 anos... na altura o vet aconselhou a operação mas 1º mandou-lhe fazer um electrocardiograma que acusou problemas cardiacos... o vet decidiu não operar e disse que a esperança de vida dela seria uma incógnita pois com aquela idade seria difícel de prever, dependia do tratamento que lhe dávamos, alimentação, etc.
A minha Nina morreu ste ano com 16 anos, foi incrível o tempo que ela durou, nunca esperámos tanto tempo...foram anos muito felizes para todos.
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm
Coloque todas as duvidas a veterinaria....sei que é uma decisao dificil mas se tiver que ser.....
Caso continue com duvidas procure outro vet para ouvir outra opiniao....
Acredite e tudo se vai resolver....
Caso continue com duvidas procure outro vet para ouvir outra opiniao....
Acredite e tudo se vai resolver....