Numa visita com o Thug (Rottweiler) à veterinária, fomos interrogados pela mesma o porquê de o Thug estar registado na Junta de Freguesia com a classificação H (cão perigoso), visto nunca ter atacado nenhum ser humano ou animal, e por isso mesmo deveria ter a classificação G (cão potencialmente perigoso). É a primeira vez que a Vet vê um cão com tal classificação, e já recebeu Pitt's e Rott's na clínica. A polícia vendo o cão com esta classificação pode embirrar e arranjar-nos problemas.
Resolvemos então, voltar à Junta de freguesia e confrontá-los com esta Classificação na licença. Pois bem, indo contra as nossas informações e da Vet, mostraram-nos um folheto com as várias categorias...
" (...) G- Cão potencialmente perigoso;
H- Cão perigoso. (...)
São considerados cães perigosos:
(portaria n.º422/2004 de 24/Abril de 2004)
- Cão de fila brasileiro;
- Dogue Argentino;
- Pit Bull terrier;
- Rottweiller;
- Staffordshire terrier americano;
- Staffordshire bull terrier;
- Tosa inu."
Conclusão:
- A licença não foi alterada de Classificação H para G!
- O meu Rottweiler é considerado um cão PERIGOSO nunca tendo atacado qualquer alma viva!
- Fui mordida por ciúmes por um Caniche e a sua categoria continua a ser A (Companhia).
Até ao dia de hoje a informação que tinha era que, o meu Rottweiler era um cão potencialmente perigoso, só sendo considerado perigoso a partir do dia em que mordesse ou atacasse algum animal ou ser humano...
Afinal, quem está certo e errado? Esclarecimentos, por favor...
Obrigada