Torção de estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 28, 2003 2:25 pm

Pedra Escreveu: Ai a chatice!
Então e as gambas e a picanha, não se dá?
Mas que mauzinhos este pessoal ;)
Isabel

Deves pensar que eu ando a nadar em dinheiro para dar isso aos cães... :lol:
Eu não ganho rios de dinheiro a fazer tosquias e a vender cães a preços exorbitantes só porque têm lopis e pedigites... :lol: :lol: 8) 8) 8)

Gambas e picanha, nem para mim.... :p
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 28, 2003 2:31 pm

Bem então vou ter que rever os meus critérios de avaliação dos novos donos... gente forreta!
Vai fazer parte do meu inquérito inicial:
Está disposto a dar umas gambinhas, picanha, santola e sapateira, ao cachorro, para ele variar a comidinha?
Pela resposta, logo verei se vendo ou não... ;)
Isabel
8)
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 28, 2003 2:36 pm

Pedra Escreveu: Bem então vou ter que rever os meus critérios de avaliação dos novos donos... gente forreta!
Vai fazer parte do meu inquérito inicial:
Está disposto a dar umas gambinhas, picanha, santola e sapateira, ao cachorro, para ele variar a comidinha?
Pela resposta, logo verei se vendo ou não... ;)
Isabel
8)

Hehehehehehehehe!
Já estou a ver a pessoal a passar fomeca para dar gambas e caviar aos canitos! :lol:
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta mai 28, 2003 2:39 pm

E caviar numas tostinhas... Nham nham!!! ;)

Fiquem bem
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mai 28, 2003 5:05 pm

[/quote]

Por exemplo o meu Rott come 2 copos (medidas) de ração.
Se um cão come duas vezes por dia, tem o estômago permanentemente a trabalhar, logo não deve fazer grande esforço fisico... Assim sendo quando o podemos treinar ou dar grandes passeios??? :o
Por isso também dou sempre a comida misturada com água, para evitar que os cães a seguir bebam água em excesso.
[/quote]

Ainda não tinha pensado nisso...já agora, a partir de que idade devo reduzir as refeições diárias para uma única refeição (ou duas, vou falar com a minha vet sobre esse assunto para ter também a opinião dela)?
E qual a quantidade de água/ração que mistura? Gostava de experimentar, pois a Shiva tem tendência a ficar com soluços quando bebe muita água sofregamente...

Obrigada!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 28, 2003 5:26 pm

nynf Escreveu: Ainda não tinha pensado nisso...já agora, a partir de que idade devo reduzir as refeições diárias para uma única refeição (ou duas, vou falar com a minha vet sobre esse assunto para ter também a opinião dela)?
E qual a quantidade de água/ração que mistura? Gostava de experimentar, pois a Shiva tem tendência a ficar com soluços quando bebe muita água sofregamente...

Obrigada!
Eu dou 2 refeições por dia aos cachorros (1 de manhã e outra à noite) até completarem 1 ano de idade, passando então a comer apenas 1 vez por dia (à noite). Enquanto cachorros e até 1 ano comem ração Puppy, e depois passam para Energy.
A quantidade de água que coloco é a suficiente para tapar completamente a ração passando um pouco.
Os 2 copos que dou não sei ao certo quanto é em peso, mas penso que anda à volta das 400 grs.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 28, 2003 6:45 pm

Cara AnaS, não sabia que tópicos sobre torção de estômago, sobre reacção alégica às vacinas e outros do género tinham sido causadores de polémicas. :o

Para mais eu andos empre a puxar assuntos antigos ? fi-lo ontem somente sobre assuntos actuais:Basta ver a maior parte deles ter tido logo muitas contribuições, como por ex, este mesmo... Daí a dizer que eu ando sempre vai uma distância muito grande, não vou dizer que mentiu, vou dizer que está distraída...

como pode ler muitos dos tópicos que puxei ( todos sobre assuntos pertinentes e que podem afectar os nossos cães foram apanhados por foristas que não se encontravam aqui na altura e que viram as vantagens dos mesmos.

Também não a vi a si a chamar a atenção às pessoas que colocam aqui 4 tópicos iguais sobre assuntos que não têm a ver com cães ou que escrevem aqui insultos e provocações...
ou ainda se limitam a puxar, puxar.

Há que ser coerente.

P.S Já que tem ideias para tópicos novos, força. contribua...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 11:40 pm

Bem, penso que ainda não tinha falado nisto. Mas tive um S.Bernardo que morreu de torsão. Morreu de noite, encontrei-o no local onde costumava dormir habitualmente. Embora tudo indicasse torsão pedi autópsia pois ele não tinha comido nesse dia (havia cadelas em cio). E foi mesmo torsão, mas não foi encontrado um grão de comida, só água e mais água!
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 11:47 pm

Beber muita água também não ajuda.

Além da gravidade acho que um grande problema é as pessoas não estarem bem informadas. A culpa é dos criadores em parte e dos veterinários. Assim, muitos cães morrrem porque as pessoas vêm o animal com todos os sintomas mas não associam e quando vão ao veterinário já é tarde demais...

O que é que acham da cirurgia efectuada de forma preventiva ? Ou seja, efectuar a cirurgia ANTES de acontecer a torsão ???
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 11:58 pm

Nem fazia ideia que havia cirurgia preventiva! Sempre a aprender, ora bem.
No caso do meu cão, ninguém se apercebeu de nada, nem um gemido, nem agitação, nada. Como disse foi durante a noite, e pensamos que ele tenha andado a rondar o parque dos canis (ele andava solto), á coca das cadelas em cio. Não havia forma de lá entrar, mas que ele andou a rondar isso deve ter andado, bebeu agua, e mais agua, pois agua ele tinha á disposição e pensamos que com a excitação toda e a água, alguma reviravolta mal dada, tenha provocado esta situação. Estava com se estivesse a dormir, só que não estava, infelizmente. Nunca tal me passaria pela cabeça, dái que apesar do vet que veio cá a casa dizer logo que tinha todos os sinais de torsão, eu insisti na autópsia. Tinha 18 meses.
Já agora como é essa cirurgia preventiva? Tem contras, ou só prós?
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 12:32 am

Tem contras, básicamente é fazer o mesmo que se faz para resolver cirurgicamente a torção mas sem precisar de destorcer nem esvaziar o estômago. Envolve bastantes riscos, pois é uma anestesia geral e de barriga aberta...pelo que é necessário equacionar bem as vantagens da mesma.

Faz-se cada vezx mais nos Estados Unidos e em França é corriqueiro, pelo menos em Dogues alemães
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 29, 2003 8:23 am

CasadeAnaval Escreveu: Cara AnaS, não sabia que tópicos sobre torção de estômago, sobre reacção alégica às vacinas e outros do género tinham sido causadores de polémicas. :o

Para mais eu andos empre a puxar assuntos antigos ? fi-lo ontem somente sobre assuntos actuais:Basta ver a maior parte deles ter tido logo muitas contribuições, como por ex, este mesmo... Daí a dizer que eu ando sempre vai uma distância muito grande, não vou dizer que mentiu, vou dizer que está distraída...

como pode ler muitos dos tópicos que puxei ( todos sobre assuntos pertinentes e que podem afectar os nossos cães foram apanhados por foristas que não se encontravam aqui na altura e que viram as vantagens dos mesmos.

Também não a vi a si a chamar a atenção às pessoas que colocam aqui 4 tópicos iguais sobre assuntos que não têm a ver com cães ou que escrevem aqui insultos e provocações...
ou ainda se limitam a puxar, puxar.

Há que ser coerente.

P.S Já que tem ideias para tópicos novos, força. contribua...
Quem deve andar "distraído" é o Vasco...
Que eu saiba este tópico foi criado dia 25/05/2003, por isso não tem a ver com o que eu disse relativamente a puxar tópicos antigos e polémicos ("Treino de Defesa Pessoal" por ex)...
Para além do mais sabe perfeitamente que não foi só ontem que puxou tópicos antigos, pois já o tem feito anteriormente e eu não sou a primeira a mencionar esse facto.
Eu não tenho que chamar à atenção das pessoas que colocam tópicos repetidos, quem tem que ver isso é o Moderador, pois é para isso que ele existe.
Apenas fiz uma observação sobre o seu post que apenas dizia "E..." e que me pareceu despropositado.
Fique descansado que sempre que acho pertinente colocar um tópico já o tenho feito, mas como também já deve ter reparado apenas intervenho nos tópicos onde acho que devo intervir e nunca só para dizer alguma coisa...
Por isso ainda sou apenas "Membro" e não "Membro Veterano"...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 29, 2003 8:28 am

CasadeAnaval Escreveu: Tem contras, básicamente é fazer o mesmo que se faz para resolver cirurgicamente a torção mas sem precisar de destorcer nem esvaziar o estômago. Envolve bastantes riscos, pois é uma anestesia geral e de barriga aberta...pelo que é necessário equacionar bem as vantagens da mesma.

Faz-se cada vezx mais nos Estados Unidos e em França é corriqueiro, pelo menos em Dogues alemães
Olá Vasco,
Tem mais informação sobre essa operação preventiva, ou sites onde possa informar-me directamente? Nunca tinha ouvido falar nessa prática :oops: , mas também só agora me iniciei nestes assuntos, e fiquei muito curiosa e interessada em saber mais.
Obrigada!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta mai 29, 2003 9:31 am

[quote=CasadeAnaval]
Além da gravidade acho que um grande problema é as pessoas não estarem bem informadas. A culpa é dos criadores em parte e dos veterinários. Assim, muitos cães morrrem porque as pessoas vêm o animal com todos os sintomas mas não associam e quando vão ao veterinário já é tarde demais...
[/quote]

Olá , já agora , pelo que li vejo que perecebe do que está a falar, se não fôr pedir muito elucide-me.

Tenho uma Chow-chow (julgo que se possa considerar porte medio) , quais os 1ºs sintomas de torção, é que ela , como a maioria dos cães , come muito rápido e bebe imensa agua como se o mundo fosse acabar.
Nós temos o cuidado de a levar à rua cerca de 1/2 a 1 hora após ter comido , mas.......
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 29, 2003 9:43 am

Eu, há pouco tempo, tive um grande susto com a Bianca.
Ela, durante a noite, conseguiu romper a saca de ração e comeu até ficar enjoada (se é que isso é possível :? ).
De manhã, quando lhe dei a dose da manhã, ela não a aceitou e pôs-se a lamber os beiços como quem acaba de comer. Apercebi-me logo! Fui à saca e havia comido imenso.
Fiquei em pânico, pois vi que ela até estava atrapalhada de tão cheia. Teve contracções estomacais e tudo. Quando liguei à veterinária a contar o sucedido ela perguntou-me se a Bianca tinha defecado bem e sem diarreias. Disse que sim. Se tinha vomitado. Disse que não. Se tinha dores e gania muito. Disse que não. «Então, » respondeu a veterinária «não deve ser nada. Tenha mais cuidado e, se notar algo de estranho na Bianca (apatias e falta de energia), venha à consulta imediatamente. E não lhe dê comida nenhuma durante este dia e amanhã só dá se ela se mostrar mais espevitada.»

Por sorte, não passou de um susto! :)
Responder

Voltar para “Cães”