Oláa todos, decidir por aqui este post para ver se alguém me podia ajudar:
Tenho um retriever de 6 meses que é muito sociável com outros animais e pessoas, nunca rosnou a nada nem ninguém... No entanto, quando lhe pomos ração na taça dele muda completamente - rosna, esconde-se debaixo da mesa e urina. Nunca nos apercebemos de nenhuma situação que o tenha traumatizado em relação à hora de comer, mas isto já acontece desde que ele era bebé. O problema é que já tem quase 40 kg, está a ficar difícil de controlar e começa a investir apesar de nunca ter chegado a morder. Se lhe dermos comida da mão ou a segurarmos a taça isto quase não acontece, só rosna um bocadinho e é se entrar mais alguém na cozinha enquanto come.
Já tentámos muitas técnicas mas até agora não resultou nada, será que alguém tem alguma sugestão? Ele só parece parar de rosnar dando-lhe tempo, pois nem água, nem dizer "não", nem uma palmada funcionam...
Labrador - Agressividade com a comida
Moderador: mcerqueira
Shades, já tentou ficar com a porção de ração e ir colocando na taça na medida que ele for comendo, ou seja, você coloca uma mão de ração e espera ele terminar, quando ele olhar para você é o momento de colocar outra mão, e assim por diante.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jul 08, 2008 12:28 pm
Shades exprimente fazer da maneira que o Catarino disse, se não resultar pode sempre tentar pôr a comida na taça sem ele ver e depois chamá-lo, ou então, pode exprimentar pôr a comida num pratinho para ver se ele aí já come sem problemas. 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Não são de todo atitudes normais, aliás parecem-me mesmo traumáticas.shades Escreveu:Oláa todos, decidir por aqui este post para ver se alguém me podia ajudar:
Tenho um retriever de 6 meses que é muito sociável com outros animais e pessoas, nunca rosnou a nada nem ninguém... No entanto, quando lhe pomos ração na taça dele muda completamente - rosna, esconde-se debaixo da mesa e urina. Nunca nos apercebemos de nenhuma situação que o tenha traumatizado em relação à hora de comer, mas isto já acontece desde que ele era bebé. O problema é que já tem quase 40 kg, está a ficar difícil de controlar e começa a investir apesar de nunca ter chegado a morder. Se lhe dermos comida da mão ou a segurarmos a taça isto quase não acontece, só rosna um bocadinho e é se entrar mais alguém na cozinha enquanto come.
Já tentámos muitas técnicas mas até agora não resultou nada, será que alguém tem alguma sugestão? Ele só parece parar de rosnar dando-lhe tempo, pois nem água, nem dizer "não", nem uma palmada funcionam...
Na minha opinião, a insegurança na hora da refeição, deve-se a ter sido "maltratado" pela mãe ou pelos irmãos, quando ia comer.
Como já está em vossa casa à muito tempo, e a situação não melhora, penso que não devem conseguir resolver as coisas sem recorrerem a um profissional.
Antes que algo de mais grave aconteça, aconselho a falarem com o criador, com um treinador canino, ou com um bom veterinário.
P.S. 40 Kg é um exagero, para um cão com 6 meses, aconselhem-se mesmo com um veterinário, o excesso de peso é muito mau para o correcto desenvolvimento da estrutura óssea do cão.
<p>Cumprimentos, </p>
Obrigada pelas vossas respostas. De facto, já tentei a técnica de pôr a ração sem ele estar na sala, mas o problema é mesmo estar comida na taça. E assim que ele a vê lá começa o drama. O que eu tenho feito também é ir dando aos poucos à mão e depois deixo-o acabar de comer da taça, mas comigo a segurá-la, como já tinha dito. Mas pôr a comida na taça, mesmo que aos poucos, não funcionou... Só se for bolinha a bolinha e assim sinceramente dá mas eu não tenho tempo para fazer isto duas vezes ao dia, mesmo porque desanimo ao ver que não resolve o problema.
Entretanto, e já desde os 4 meses que tenho contactado um treinador, daí já ter experimentado algumas técnicas, e de momento estou à espera que comece o curso onde nos inscrevi. É a minha única esperança neste momento.
Em relação ao peso dele penso que não está em demasia porque ele não é puro, é cruzado com outra espécie que não sabemos qual é porque a mãe dele fugiu do canil e apareceu prenha. Talvez por isso sempre foi maior que um cachorro labrador standard. E uma vez que pela estatura parece bem, mesmo aos olhos do vet, não nos temos preocupado com isso, mas fazemos sempre exercício.
Mais uma vez obrigada pela vossa atenção
Entretanto, e já desde os 4 meses que tenho contactado um treinador, daí já ter experimentado algumas técnicas, e de momento estou à espera que comece o curso onde nos inscrevi. É a minha única esperança neste momento.
Em relação ao peso dele penso que não está em demasia porque ele não é puro, é cruzado com outra espécie que não sabemos qual é porque a mãe dele fugiu do canil e apareceu prenha. Talvez por isso sempre foi maior que um cachorro labrador standard. E uma vez que pela estatura parece bem, mesmo aos olhos do vet, não nos temos preocupado com isso, mas fazemos sempre exercício.
Mais uma vez obrigada pela vossa atenção
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jul 08, 2008 12:28 pm
Shades também pode tentar de outra maneira.
Ponha a comida na taça normalmente com ele a ver, depois vá "empurrando-o" devagar e fazendo festas para ele não se sentir assustado. Quando estiver perto da taça ponha-se atrás dele de cócuras (acho que é assim que se escreve) e faça-lhe festas. Depois pegue num bocado de ração que esteja dentro da taça e mostre-lhe. Deixe-o comer um bocado, a seguir, pegue noutro bocado e deixe-o cheirar apenas, vá andando com a mão até ficar por cima da taça, depois largue a ração e veja se ele vai comer.
Ponha a comida na taça normalmente com ele a ver, depois vá "empurrando-o" devagar e fazendo festas para ele não se sentir assustado. Quando estiver perto da taça ponha-se atrás dele de cócuras (acho que é assim que se escreve) e faça-lhe festas. Depois pegue num bocado de ração que esteja dentro da taça e mostre-lhe. Deixe-o comer um bocado, a seguir, pegue noutro bocado e deixe-o cheirar apenas, vá andando com a mão até ficar por cima da taça, depois largue a ração e veja se ele vai comer.