depois do parto - chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Geisha
Registado: sábado fev 23, 2008 10:10 pm

quinta jul 03, 2008 7:34 pm

Boa tarde!

Eu ando um pouco preocupada e gostaria que alguém cujas chinchilas já tiveram filhotes me pudesse responder, experiente claro. Agradecia que quem não tem nada de útil pra dizer não interfira, como tem sido o hábito neste fórum... :roll:

A minha pequena teve o filhote dia 14 de Junho, e ao principio até andava bem disposta, sempre de volta da cria, enfim...tudo normal.

Mas há um tempo para cá, ela começou a ficar mais parada, solto-a e ela vai pra um cantinho do quarto e nem sai dali, faz imensos sons como se estivesse aflita,e muitas vezes anda toda esticada como se estivesse a passar por baixo de algo e à procura de alguma coisa, não brinca,não rói os pauzinhos,os lápis,até os meus livros não lhe despertam interesse, coisa que ela adorava antes.

Ela era um terror de 4 patinhas fofas,dava pulos,brincava com as coisas...era uma alegria, e agora nada.

Algum de vocês já teve numa situação idêntica?

o som que ela faz a toda a hora é este:
http://www.chinchilla-sounds.de/warn_e.htm
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

quinta jul 03, 2008 7:44 pm

Geisha Escreveu:Boa tarde!

Eu ando um pouco preocupada e gostaria que alguém cujas chinchilas já tiveram filhotes me pudesse responder, experiente claro. Agradecia que quem não tem nada de útil pra dizer não interfira, como tem sido o hábito neste fórum... :roll:

A minha pequena teve o filhote dia 14 de Junho, e ao principio até andava bem disposta, sempre de volta da cria, enfim...tudo normal.

Mas há um tempo para cá, ela começou a ficar mais parada, solto-a e ela vai pra um cantinho do quarto e nem sai dali, faz imensos sons como se estivesse aflita,e muitas vezes anda toda esticada como se estivesse a passar por baixo de algo e à procura de alguma coisa, não brinca,não rói os pauzinhos,os lápis,até os meus livros não lhe despertam interesse, coisa que ela adorava antes.

Ela era um terror de 4 patinhas fofas,dava pulos,brincava com as coisas...era uma alegria, e agora nada.

Algum de vocês já teve numa situação idêntica?

o som que ela faz a toda a hora é este:
http://www.chinchilla-sounds.de/warn_e.htm

essa era escusada :roll: :roll: :roll: mas pronts ... eu tenho experiÊncia com chinchilas mas não muita ... mas neste caso até é relativamente fácil responder há sua pergunta
como o nome indica ( no site que deu) warning call , é um som de alarme
possivelmente é um som que ela faz para avisar os filhos de qualquer coisa que ela ache um perigo pós filhos

cumps

AC
Geisha

quinta jul 03, 2008 7:59 pm

Pois mas com aquilo que tenho lido,é necessário...

Acontece que quando anda à solta,ela não liga à cria, e dentro da gaiola,e como tal referi, também não lhe dá grande importância.
A cria é amamentada e deixa-a dormir enrolada na cauda dela. Mas de resto a cria está num canto da gaiola e ela está no outro,e quando a cria tenta mais alguma interacção ela simplesmente ignora...já com o macho é a mesma coisa.

Já andei aqui à procura na net, e começo a pensar se será stress ou assim.

Quanto ao som ela só se acalma quando alguém cá em casa vai ter com ela ou recebe festinhas...apenas não acho normal ela estar sempre a emiti-lo.

Mas agradeço a sua resposta. :wink:
tugaAC
Membro Veterano
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

quinta jul 03, 2008 8:54 pm

na boa ..... :wink: agora tambem estou á espera de uma respostas pois eu tambem estou intrigado ...
o que poderá ser ???

cumps

AC
Geisha

quinta jul 03, 2008 9:31 pm

Pois somos 2... 8)

é que não é normal uma chinchila andar tão apática, vai para o cantinho e não sai dali, mudança radical de comportamento... :(

Ela era um furacão e agora anda assim...
tugaAC
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 10:26 pm

pois :(
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta jul 03, 2008 11:38 pm

Há que não esquecer que o calor que se tem feito sentir nas últimas semanas, podem ser sinal para essa apatia.
Há chinchilas que reagem melhor, mas para outras é mais difícil de suportar, todo este calor. O facto de ela estar a amamentar e juntamente com o calor também podem causar-lhe algum stress. Mas se realmente gostava de perceber o que se está a passar com ela, aconselho a que a leve ao vet para uma consulta. O médico é a pessoa indicada para a observar e fazer o diagnóstico. Em casos como este (e outros) as "consultas online" não têm qualquer resultado.
Boa sorte e vá dando notícias.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

terça jul 08, 2008 1:31 pm

Agora que se falou do calor é que me lembrei... Na altura em que tive chinchilas (à coisa de 5anos) o vet recomendava de vez em quando abrir o frigorifico e deixa-las lá estar de vez em quando nos dias de calor, aliás quando elas andavam à solta e eu abria o frigorifico por qualquer motivo, elas saltavam logo lá pra dentro e deitavam-se. Pode ser que ajude...

As melhoras...
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

terça jul 08, 2008 2:15 pm

julgo que o frigorifico nao sera o melhor visto que podem apanhar uma pneumonia coisa que nas chinchilas o resultado e quase sempre o mesmo....MORTE....

o melhor e colocar no fundo da gaiola um ou dois azulejos ou entao colocar no frigorifico uma garrafa de vidro (vazia) e depois colocar na gaiola.... outra coisa que pode fazer e forrar as janelas com papel de aluminio para reflectir a luz solar, o que faz com que a temperatura do local onde ela esta baixe (isto caso seja possivel).....

ja agora aconselho a ir ao vet pois essa apatia pode ser derivada do calor ou de outra coisa qualquer, como por exemplo (julgo que pode acontecer) ter ficado com alguma cria morta dentro dela e que tem de ser retirada.....

claro que as causas podem ser varias, e apenas alguem devidamente qualificado e observando o animal podera ajudar.....

espero ter ajudado.....

ja agora nos primeiros dias elas tratam mais dos filhos por estes serem mais frageis....com o passar do tempo tendem a reduzir um pouco os cuidados pois estes começam a comer e beber sozinhos tornando-se mais "independentes"....
paulobrito
Membro Júnior

terça jul 08, 2008 3:17 pm

ana_marisa Escreveu:julgo que o frigorifico nao sera o melhor visto que podem apanhar uma pneumonia coisa que nas chinchilas o resultado e quase sempre o mesmo....MORTE....
Talvez ana :roll: Mas pronto, foi só o que o vet me tinha aconselhado, mas de facto elas adoravam mesmo o frigorifico :D
ana_marisa
Membro Veterano

terça jul 08, 2008 3:20 pm

sejamos sinceros.....elas adoram o perigo.....pelo menos as minhas......

nao o critiquei apenas chamei a atençao.....espero que nao tenho levado a mal........
as outras opçoes sao bem mais seguras........
paulobrito
Membro Júnior

terça jul 08, 2008 3:28 pm

Ora essa ana, estamos aqui pra partilhar opiniões e experiências, não me ofendeu por isso não tenho nada pra levar a mal :wink:

Tambem como já a muitos anos que não tenho chinchilas :( tambem não dou muitas opiniões, mas lembrei-me desta "dica" do vet e então lembrei-me de a postar...

A ideia dos azulejos é muito boa mesmo...
ana_marisa
Membro Veterano

terça jul 08, 2008 3:39 pm

Eu ja tenho chinchilas acerca de 6 ou 7 anos.....os fios dos candeeiros ou outros, as esquinas das paredes(quando estao com carencia de calcio), as gaiolas(que sao feitas de madeira) ja nem prateleiras tem........esta tudo ruido....ja para nao falar quando se metem em cubiculos e depois e um dia de martirio para as tirar de la.....

Aqui atrasado tive uma que me fugiu da gaiola e passou a noite na varanda.........

Terroristas!!!!!!!!!!!!!!!
paulobrito
Membro Júnior

terça jul 08, 2008 3:46 pm

:lol:

O que eu passava com esses bichos, atazanavam-me o juízo, mas divertia-me bastante com elas, e com as crias tambem :roll:

Saudades :cry:
Geisha

terça jul 08, 2008 4:04 pm

Eu cá tenho ar condicionado, e a temperatura do quarto está sempre nos 18º/19ºC.

Realmente o que a minha chinchila tinha era mesmo cansaço e stress. Falei com a veterinária que me deu algumas sugestões,e tal como nós também sofremos do mesmo nada melhor que lhe proporcionar bem-estar.

A cria passou a estar algumas partes do dia com o pai,então a fêmea conseguiu descansar.Também recebeu e recebe muitos miminhos,além de ter o ar condicionado,nada melhor que um pouquinho de musica clássica baixinha, e relaxamos e até adormecemos juntas.

Ela já voltou à mesma coisa que era, os barulhos diminuíram, já se enrola com o pequenote e está sempre de volta dele.

Afinal o que ela precisava era mesmo de um descanso,esta coisa de ser mãe não é fácil!!!!! 8)
Responder

Voltar para “Exóticos”