Boa tarde a todos!
Antes de mais e para que não achem estranho o tema do tópico, vou resumir a historia...
Há uns meses que alimento (e faço as festinhas que me deixam) a dois gatos que andam "por ali". Acontece que um deles começou a perder tufos de pelo que viravam peladas e ganhavam "ferida". Ele não me dá confiança o suficiente para agarrar nele e trata-lo convenientemente... apenas consigo aplicar-lhe uma loção no pelo. Vai daí... As partes em do pelo em que a ponho ficam com um aspecto oleoso e dão mesmo a entender que é um bichinho com problemas. Pensei em por-lhe uma coleira para o "proteger" um pouco... Talvez iniba algum vizinho menos tolerante se souberem que alguém trata dele...
Mas o importante é o "vadiola preto"... Será que se vai dar bem com a coleira? Será que a devo por?
Desculpem se me alonguei...
Coleira em gato "vadiola" sim ou não?
Moderador: mcerqueira
Bem... se ele ainda nao está totalemnte confortavel consigo se calhar ainda é cedo para arriscar colocar a coleira...
Presumo que quer colocar a coleira com medo que os vizinhos, por o verem doente, mandem alguém leva-lo pa uma instituição é isso?
Mas tb...se for uma coleira que fique um pouquinho larga...e se for ocm jeitinho..penso k n ha problema mas tem de ficar com bastante folga...porque eu sei de uma historia de uma senhora k colocou um dia uma coleira num gatinho bebe de rua..o problema é k ele foi crescendo e só este ano lha conseguiu tirar! akilo estava mm super apertado, por isso tente sim por a coleira ocm jeitinho festinhas e que fike larga sem cair.
A loção k esta a por é o k? será k lhe faz bem?
Presumo que quer colocar a coleira com medo que os vizinhos, por o verem doente, mandem alguém leva-lo pa uma instituição é isso?
Mas tb...se for uma coleira que fique um pouquinho larga...e se for ocm jeitinho..penso k n ha problema mas tem de ficar com bastante folga...porque eu sei de uma historia de uma senhora k colocou um dia uma coleira num gatinho bebe de rua..o problema é k ele foi crescendo e só este ano lha conseguiu tirar! akilo estava mm super apertado, por isso tente sim por a coleira ocm jeitinho festinhas e que fike larga sem cair.
A loção k esta a por é o k? será k lhe faz bem?
Eu nunca pus coleira em nenhum dos meus gatos, porque como são animais muito activos e trepam a tudo, tenho medo que fiquem presos em algum lado e morram esganados se eu não vir a tempo...
É a coisa que me faz mais confusão... Apesar de serem gatos de apartamento...
Não seria má ideia tentar perceber se o gato é muito activo ou não, e ver quais os riscos que podia apresentar!
Mas se calhar outras pessoas com mais experiência em gatos com coleiras possam dar uma ajuda... Só deixei a minha opinião e a razão pela qual nunca pus coleira nos meus... 

Não seria má ideia tentar perceber se o gato é muito activo ou não, e ver quais os riscos que podia apresentar!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Este tema já foi muitas vezes debatido por aqui.
Eu cá não gosto de colocar coleiras às minhas gatas, experimentei apenas uma vez (por alguns minutos) e elas detestaram.
Uma ficou paradinha sem se mexer, a outra ficou furiosa com aquilo. Tentou a todo o custo tirá-la, acabando por ficar com ela atravessada na boca. Retirei-a de imediato, por sorte estava de olho nelas, pois se não estivesse presente, era uma aflição imensa e até poderia acontecer o pior. Como são de casa, não vejo necessidade.
Mas no seu caso, presumo que queira colocar por receio dos seus vizinhos, acharem que eles estão abandonados e doentes. Sei que é complicado, mas talvez fosse melhor, falar com os seus vizinhos. Explicar que o aspecto deles, deve-se a um tratamento.
Eu cá não colocaria nenhuma coleira, ainda para mais no gato de rua, sem qualquer tipo de supervisionamento. O uso de coleira pode ser fatalmente perigoso.
Eu cá não gosto de colocar coleiras às minhas gatas, experimentei apenas uma vez (por alguns minutos) e elas detestaram.
Uma ficou paradinha sem se mexer, a outra ficou furiosa com aquilo. Tentou a todo o custo tirá-la, acabando por ficar com ela atravessada na boca. Retirei-a de imediato, por sorte estava de olho nelas, pois se não estivesse presente, era uma aflição imensa e até poderia acontecer o pior. Como são de casa, não vejo necessidade.
Mas no seu caso, presumo que queira colocar por receio dos seus vizinhos, acharem que eles estão abandonados e doentes. Sei que é complicado, mas talvez fosse melhor, falar com os seus vizinhos. Explicar que o aspecto deles, deve-se a um tratamento.
Eu cá não colocaria nenhuma coleira, ainda para mais no gato de rua, sem qualquer tipo de supervisionamento. O uso de coleira pode ser fatalmente perigoso.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Leia estes tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=coleiras
Coleiras com guizo
Mais:
Uma pergunta: Já levou os gatinhos a um vet? Essa loção é indicada?
Coleiras com guizo
Mais:
Uma pergunta: Já levou os gatinhos a um vet? Essa loção é indicada?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Para gato de rua não aconselho minimamente, mas ao contrário do que têm dito por aqui, eu tenho 6 gatos e TODOS usam coleira com guizo. Nunca houve acidentes, eles não saiem de casa, e desde que sejam coleiras apropriadas, ou seja, com fechos de abertura fácil no caso de puxão, não vejo razão nenhuma para não usarem... 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá SMarisa.
Tal como já a aconselharam, leia os tópicos que a Twiguy lhe disponibilizou
Leo
Tal como já a aconselharam, leia os tópicos que a Twiguy lhe disponibilizou

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Desculpem a demora da resposta, mas nem sempre tenho oportunidade de responder logo...
Agradeço a todos
Concluí que há uma grande divergência no uso de coleiras ou não. Estou consciente de que podem ser fatais e isso também me aflige. Mas decidi pôr, isto porque existem umas com fecho de segurança. Ontem descobri-as e comprei duas, uma para a minha Maria Maluca (que se habituou bem ao uso e já era crescidinha) e outra para o Vadiola Preto, que espero conseguir colocar. O fecho é feito de uma forma que se for puxado com mais força abre-se.
Para LenaPS: a loção é mais "emulsão cutânea para cães e gatos" e pode até nem ser o que tem resultados mais imediatos, mas a pele do bichaninho está com muito melhor aspecto e já tem pelinhos a crescer em algumas partes.
Mais uma vez obrigada a todos
Agradeço a todos
Concluí que há uma grande divergência no uso de coleiras ou não. Estou consciente de que podem ser fatais e isso também me aflige. Mas decidi pôr, isto porque existem umas com fecho de segurança. Ontem descobri-as e comprei duas, uma para a minha Maria Maluca (que se habituou bem ao uso e já era crescidinha) e outra para o Vadiola Preto, que espero conseguir colocar. O fecho é feito de uma forma que se for puxado com mais força abre-se.
Para LenaPS: a loção é mais "emulsão cutânea para cães e gatos" e pode até nem ser o que tem resultados mais imediatos, mas a pele do bichaninho está com muito melhor aspecto e já tem pelinhos a crescer em algumas partes.
Mais uma vez obrigada a todos