Brincadeira com o cao - ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

quarta jul 09, 2008 11:12 pm

Boas.
Alguem me consegue explicar como consigo fazer com que o meu cao me traga a bola apos eu te-la arremessado e nao fuja com ela na boca? Alguma forma sem ser repreende-lo por ter fugido, mas talvez fazelo perceber que se ma entregar, o jogo acaba por ser mais divertido, nao sei.

Obrigado :wink:
miggfigg
Membro
Registado: sexta mai 09, 2008 9:50 pm

quarta jul 09, 2008 11:24 pm

A minha de vez em quando tambem faz isso.
Mas se lançar para proximo, perto do cao seja mais facil.
Nao o castigue quando foje com a bola, quando ele faz o que quer que ele faça felicitio e reconpense-o.
A e tenha muita passiencia, eu ja ando a treinar a minha a cerca de 1mes e ela ainda foje algumas vezes com a bola.
Treine-o de uma forma que ela goste, na brincadeira e quando notar que o cao esta a perder o interesse nao insista.
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

quinta jul 10, 2008 8:46 am

miggfigg Escreveu:A minha de vez em quando tambem faz isso.
Mas se lançar para proximo, perto do cao seja mais facil.
Nao o castigue quando foje com a bola, quando ele faz o que quer que ele faça felicitio e reconpense-o.
A e tenha muita passiencia, eu ja ando a treinar a minha a cerca de 1mes e ela ainda foje algumas vezes com a bola.
Treine-o de uma forma que ela goste, na brincadeira e quando notar que o cao esta a perder o interesse nao insista.
Faça o seguinte: arranje duas bolas exactamente iguais, atire a primeira, quando o cão apanhar a bola chame-o, caso ele não venha, tire-lhe a bola e acabe com a brincadeira. faça isso sempre que ele fugir com a bola... com o tempo ele se apercebe que tem de responder ao chamamento para continuar a brincadeira... quando ele vier ao dono, quando lhe entregar a primeira bola atire imediatamente a segunda e assim sucessivamente.......

Com o tempo ele perceberá: oba!!! se entregar a bola dão-me logo outra que bom!!

E aí ele ficará a trazer sempre a bola.... e quando isso acontecer, nunca faça até à exaustão.. quando ele está no aouge da brincadeira pare e deixa o resto para depois... irá ver que o seu cãom ganhará interesse pela bola e pela brincadeira...

Justino Santos
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

quinta jul 10, 2008 10:13 am

Eu não sei mas estou na mesma situação.
O Kaiser só larga a bola quando apanha-mos a bola na boca dele, ou quando lhe vira-mos as costas ou nos senta-mos a fingir que não esta-mos a gostar da brincadeira
Tente :wink:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta jul 11, 2008 2:12 am

1o quando o cão ainda não está treinado deve andar à guia de treino (trela comprida)
vá para um descampado ou local desejado para o treino.
leve biscoitos ou ração. atire a bola perto com uma guia grande. quando ele agarrar a bola, chame-o e diga 'junto' ou 'trás'. se ele não ligar incite-o com o biscoito. se ele trouxer a bola, diga 'dá' ou 'solta' (você é que escolhe a palavra, mas tem de ter em atenção que terá de ser sempre a mesma!) e dê-lhe o biscoito se ele largar. diga 'lindo'. ele larga a bola porque vai comer o biscoito, mas é como uma troca, ele dá a bola, você dá a guloseima. se ele não der, nas primeiras vezes pode tirar-lha da boca. ele deve tar à guia porque se quiser fugir com a bola, deve dar um puxãozinho para si. caso ele largue a bola, espere um pouco e mande novamente mas sem dar recompensa.
a educação e treino deve ser progressiva, por isso deve fazer este treino quando ele já tenha as ''bases'', como o senta, o junto, o deita, o quieto, o fica, etc
não podemos ensinar uma criança a fazer contas se não ensinarmos os numeros primeiro ;)

por isso antes de mandar a bola o cão deve ser mandado sentar. e quando devolver a bola deve fazer o mesmo. nunca lhe dê uma recompensa sem o mandar sentar (em qualquer treino)

à medida que ele vai aprendendo (depois de fazer o exercicio bem feito inúmeras vezes), deverá reduzir nas recompensas de comida e substituí-las por festas e elogios. um cão com o treino completo já não recebe guloseima e faz o exercício correctamente.

os exercícios devem ser dados com paciência e entre brincadeiras. não deve fazer mais que 15 minutos por dia e se possível 5 minutos de cada vez. devem ser feito também no fim do passeio higiénico :wink:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

terça jul 15, 2008 8:05 pm

Muitissimo obrigado pelas vossas sugestoes, vou fazer isso :D
Responder

Voltar para “Cães”